Um grupo de direita que apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro em Blumenau organizou uma carreata e motociata para o dia 1º de maio, a partir das 9h30, saindo da frente da Câmara de Vereadores, na rua das Palmeiras.
O pastor Dirlei Paiz, que encabeça o grupo, diz que “é hora de voltarmos as ruas e protestar contra o governo de Lula”.
Além de apoiar o “Fora Lula e Alckmin”, eles vão se manifestar em favor da CPMI do dia 8 de janeiro, querem a libertação imediata dos “patriotas” presos no dia da invasão dos três poderes e querem também uma CPI para investigar o abuso de autoridade do Superior Tribunal Federal e do MST.
Dirlei pede que aqueles que comparecerem a manifestação com seus carros e motos, que venham vestido de camiseta verde e amarelo para demonstrar o amor a pátria e também levem a bandeira do país para “deixar claro que ninguém vai tomar o Brasil dos brasileiros e jamais vão transformar o nosso país numa Venezuela”, destacou o pastor.
Dirlei Pais foi também o organizador do movimento pró-Bolsonaro que acampou, em 2022, na frente do 23º Batalhão de Infantaria de Blumenau pedindo a auditoria nas urnas das eleições do ano passado.
Segundo o deputado federal Daniel Freitas (PL), o ex-Presidente Jair Bolsonaro tinha agendado uma visita a Santa Catarina nos próximos meses. Inicialmente ele passaria pelas cidades de Criciúma e Joinville, mas na avaliação da sua assessoria, o estado ainda não oferece estrutura de segurança para que ele volte a caminhar nas ruas.
Depois da facada que levou durante a campanha presidencial de 2018, o deputado falou na Rádio Som Maior de Criciúma que “o risco de novos atentados não compensa a visita”.
Hoje Bolsonaro é o presidente de honra do Partido Liberal e caso a Justiça não o impeça de disputar a presidência em 2026, a expectativa é de que ele faça um novo embate contra Luiz Inácio Lula da Silva daqui há quatro anos.
Mas dependendo da decisão dos ministros do STF, ele cogita até disputar uma vaga ao Senado por Santa Catarina, estado que tem a maior aceitação e, segundo o ex-presidente, é o local onde Michelle Bolsonaro gostaria de morar.