A eleição de 2022 ratificou o nome de dois políticos que tiveram boas votações naquela eleição e são cogitados para a disputa municipal em 2024.
Em Tubarão, o governador Jorginho Mello vinha conversando com o prefeito Joares Ponticelli (PP), mas por conta da sua prisão e de seu vice, Caio Tokarski (UB), o candidato ligado ao governo municipal vai ter problemas para explicar tudo que aconteceu.
Muito provavelmente Caio seria o candidato de Joares, mas para não se comprometer com os problemas do prefeito Jorginho já escalou o chefe da Casa Civil do Estado, Estener Soratto (PL) para uma possível candidatura a prefeito em 2024 na cidade de Tubarão.
Joares Ponticelli apoiou o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) na eleição para governador, se afastando inclusive de Esperidião Amin (PP) que foi o candidato do seu partido no pleito.
E eles vinham conversando para continuarem essa aliança para 2024, onde Ponticelli apoiaria Caio Tokarski como candidato a prefeito e o Republicanos poderia indicar o vice. Agora Carlos Moisés talvez tenha que entrar no jogo por conta da Operação Mensageiro
Mas o outro nome que também vai merecer uma atenção especial é o do ex-deputado estadual Bruno Souza (Novo) que ficou na primeira suplência do seu partido para a Câmara Federal com uma boa votação.
Ele foi aliciado por Jorginho Mello para assumir a Fesporte e futuramente ser o candidato do PL a prefeitura de Florianópolis, mas pode estar surgindo uma nova opção para ele e também para o Governo do Estado.
Como seu nome não empolgou em Florianópolis, Bruno deve ser o candidato a prefeito de Jorginho na cidade de São José.
O adversário mais forte seria o atual prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), que vai para a reeleição na próxima disputa eleitoral. Mas a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, que é do mesmo partido de Orvino, mas deve sair porque, pode aparecer como candidata.
Em 2022 a ex-prefeita Adeliana, mesmo sendo a candidata a deputada estadual mais bem votada na cidade, foi preterida pelo prefeito naquela eleição e preferiu apoiar o deputado Júlio Garcia (PSD), que se relegeu.
São José é a quarta maior cidade de Santa Catarina e representa um eleitorado considerável para o governador Jorginho Mello. Então a cidade está no radar do governador e ele vai trabalhar para ter Bruno Souza do seu lado em breve.