Abril 29, 2021

E a CBN/Diário no jogo da Ressacada? Ausente

E a CBN/Diário no jogo da Ressacada? Ausente

A chamada narração off tube foi inventada pela FIFA para faturar rádios e TVs que não desejassem pagar a posição de comentarista nas Copas do Mundo – três posições nos estádios. No início, eram cabines nos centros de rádio e TV das Copas, com som ambiente e todo o equipamento para transmissão.

Depois, evoluiu para que esse recurso fosse usado nos estúdios das emissoras, alugados ao custo de franco suíço, desde que estivessem pagos os direitos da Copa. Ou paga para ir ao estádio ou paga para narrar off tube.

Lá, no começo desse processo, na Copa da Inglaterra, em 1966, alguns profissionais se rebelavam quanto a ter que ver o jogo em um aparelho de TV. Motivos óbvios: a perda do ambiente e a falta de visualização completa dos times em campo. Mas esses profissionais eram aqueles que faziam questão, inclusive, de ir a treinos, falar com o treinador e saber dos bastidores de um jogo.

 

E HOJE?

Com a evolução dos custos e recursos mais escassos de faturamento, as rádios e TVs passaram a evitar deslocamentos para os campeonatos nacionais e regionais, preferindo só transmissão nos estádios das suas cidades. E a pandemia ofereceu a desculpa para ausência desses também, mas acabou se transformando em caso muito específico.

Ontem, no jogo da Ressacada, Avaí x Próspera, a CBN Diário foi novamente a grande ausente. Estavam lá os profissionais da Guarujá e três emissoras do Sul do Estado: as rádios Eldorado e Som Maior, de Criciúma, e Difusora, de Içara. Também presente a Vale de Tijucas, além da rádio Avaí.

O que diferencia esses profissionais, cujas fotos estão aqui hoje, daqueles da rádio da NSC, que ficaram no estúdio e em casa, fazendo off tube?

Se algum deles gostaria de estar presente como esses colegas que estavam na Ressacada ou aqueles que lá no início detestavam o off tube, não tiveram sua vontade atendida por chefias despreocupadas com o testemunho local do espetáculo e que estão vendo o futebol catarinense à distância.

__________________________________
* Fotos tiradas pela assessoria de imprensa do Avaí a pedido de Making Of.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Claiton Selistre

Claiton Selistre

Jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário em Santa Catarina. Antes atuou na  Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há seis anos.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!