1 – É o Flamengo!
Quando olhei o time do Vélez-Sarsfields em campo e o Prato com a braçadeira de capitão, não tive mais dúvidas de que o Flamengo venceria o jogo e estaria na final da Copa da Libertadores. Se Gabriel estivesse numa noite brilhante, o Flamengo voltaria de Bueno Aires com sete a zero, aliás oito, porque o Felipe Luiz perdeu um gol que até a minha avó faria.
E se o Athletico, com Felipão na “casinha”, conseguir bloquear o Palmeiras no título, a Copa da Libertadores será do Flamengo e explico: lembra da declaração do Luiz Felipe Scolari no jogo Athletico x Flamengo? É o título desta nota. Pois na terça-feira, dia 30, o resultado da outra semifinal foi – Athletico 1 x 0 Palmeiras. Uma pena para os palmeirenses e para o futebol. É que numa final Flamengo x Athletico, vamos escutar o Felipão dizer: “É contra o Flamengo!”. Assim o Athletico entrará em campo derrotado, porque será contra o Flamengo.
2 – Avaí 99 anos
No dia primeiro de setembro de 1923, o comerciante Amadeu Horn, morador do Bairro São Luiz, na Ilha, atendeu ao apelo dos filhos e criou o Independência F . C.. O nome do novo clube não durou um dia. Com a chegada de Cocoroca à reunião que terminara, ele conseguiu convencer os presentes a trocar o nome para Avay FC. Com o tempo virou Avaí FC, que hoje comemora 99 anos de existência, com 18 títulos estaduais, uma Copa Santa Catarina (1995) e um brasileiro da Série C em 1998.
3 – O início do futebol
Em Florianópolis, começou no Colégio Catarinense, onde os padres jesuítas ensinavam os alunos a jogarem bola. Mas o primeiro jogo de futebol com regras, trave e onze contra onze, em Florianópolis, foi jogado no dia 10 de setembro de 1910, há 112 anos, quando estudantes do Colégio Catarinense, que completou 100 anos na quarta-feira, enfrentaram advogados vindos de várias partes do Brasil para participarem de um concurso para juiz de direito.
O primeiro no mundo você vê aqui.
4 – Finais da série B de SC
A disputa das finais do campeonato catarinense de 2022 terá início no dia 11/9, às 15h, no estádio Renato Silveira, entre o Atlético de SJ x o Criciúma. No dia 21/9, às 20h, o jogo de volta será no estádio no Herberto Hulse. O Criciúma joga por dois empates ou jogos com o mesmo Placar.
Mas, além deste campeonato, o time disputa a Série B e na terça-feira fez valer o título de campeão da Copa do Brasil de 1991, quando decidiu em casa com o Grêmio. Nessa terça-feira, dia 30/8, enfrentou o mesmo Grêmio, pela Série B e venceu por 2 a 0. Agora necessita de sete pontos para permanecer na categoria, faltam 11 jogos vive e na ilusão de subir à Série A.
5 – Copa Santa Catarina
Começou nesta terça-feira, dia 30, em Ibirama, quando o time Nação perdeu para o Figueirense de 1 a 0, gol de Robinho. Na próxima rodada, o Figueirense recebe o Joinville na terça-feira (6), no Orlando Scarpelli, e, pela Série C o Figueira enfrenta o Paysandu, no sábado, dia 3/9.
6- Importância
William Pottker disse para a TV Avaí que os treinamentos desta semana são importantes:
“Uma semana muito importante, onde nós estamos trabalhando muito forte. Não para tentar resgatar nosso espírito de competitividade, para buscar nosso maior objetivo, que é a permanência na Série A.”
Antes não era?
7 – Substituições
Houve um tempo que não se substituía jogadores durante o jogo. Sou desta época e lembro-me do jogo Carlos Renaux x Paula Ramos, em 1959, jogado em Brusque, quando o goleiro Gainetti machucou o ombro. Hélio Rosa, treinador, transformou J Martins em goleiro e Gainetti em um falso 9.
Os brusquenses não sabiam que Gainetti, antes de se transformar em goleiro do Paula Ramos, era o 9 do Tamandaré, da rua Bocaiuva, que disputava o campeonato amador da cidade. Não deram importância.
No final, o Paula Ramos venceu o jogo com um gol de Gainetti, o que era e foi goleiro como jogador profissional e como amador jogava na “linha” e marcava gols.
8 – Luis Figo
A mais dramática transferência de um jogador de futebol de um clube para outro foi a saída de Luís Figo do Barcelona para o Real Madrid, quando a história dos “galácticos” começou, mas neste documentário (aqui) você percebe como Figo jogava e como foi considerado traidor pelos torcedores do Barcelona.
9 – Linhas
Como se joga futebol com quatro “linhas”? Escuto de comentaristas e treinadores a preocupação com o que acontece no último terço.
O campo de futebol, taticamente se divide em três setores: defesa, meio de campo e ataque, os jogadores atuam em linha. João Saldanha advertia que uma equipe jogando em linha, favorecia o adversário.
O futebol ainda se joga com 22 jogadores, que através de suas habilidade físicas e técnicas desempenham funções na defesa, no meio de campo e ataque. O resto para mim são bobagens.
11- Manipulação
Arnaldo César Coelho: “Inventaram que o VAR tinha que assinalar impedimento, anulou a função do bandeirinha, pois quando ocorre um gol o árbitro espera a confirmação da árbitro do VAR. O VAR interpreta se foi pênalti ou não, que ocorre através das imagens de uma câmara de TV, que é mentirosa, a imagem manipulada pelo ângulo. Quando digo mentirosa é porque a imagem da TV é formada por uma sequência de fotografias, baseado na fotografia o VAR chama, mostra a imagem que quiser fechada sem mostrar seqüência do lance em movimento”.
12 – Estádio
Me dá uma inveja, fico pensando quando iremos ter um estádio assim. Veja aqui.
Fim.