O deputado federal Daniel Freitas já vinha dizendo nas suas andanças pelo sul do estado que o Partido Liberal de Criciúma deveria ter candidato a prefeito em 2024. O mesmo discurso vinha sendo falado também pelo deputado estadual Jessé Lopes (PL), ambos com suas bases eleitorais naquela cidade.
Com isso, a também deputada federal Júlia Zanatta, do PL, confirmou no programa do jornalista Adelor Lessa, da rádio Som Maior de Criciúma, que será ela a candidata do PL nas eleições do ano que vem.
“Eu quero ser candidata sim. Já conversei com o Daniel a respeito na última reunião do PL, falei que o partido tem que disputar a eleição e ele disse que eu sou a candidata natural porque já disputei em 2020 e eu sou mesmo. Então, meu nome tá a disposição”.
E nessa quinta-feira, 16, na posse do presidente da Câmara de Criciúma, vereador Salésio Lima (PSD), no cargo de prefeito interino, por conta da licença de dez dias de Clésio Salvaro (PSDB), o deputado federal Ricardo Guidi, do PSD, também admitiu a sua candidatura à Prefeitura em 2024.
Guidi é primo de Júlia Zanatta e ambos foram eleitos para a Câmara Federal em 2022 e podem agora ser adversários nas próximas eleições municipais.
Na entrevista que deu para a rádio Cidade em Dia, Guidi disse que trabalha para que a candidatura aconteça, mas no momento oportuno vai discutir com seu partido essa possibilidade. “O foco agora está em Brasília”.
“Estamos começando o mandato de deputado federal, então o foco é trabalhar o mandato. Ano que vem, chegando o período eleitoral, isso vai ser discutido”, afirmou Ricardo Guidi.
O governador Jorginho Mello (PL) trabalha nos bastidores para que o seu partido feche uma frente ampla com o prefeito Clésio Salvaro, mas desde as últimas eleições municipais Júlia Zanatta não tem tido um bom relacionamento com o prefeito e nem com o PSDB.
Então os tucanos podem apoiar o candidato do PSD, que além de Guidi tem também Salézio Lima, presidente do legislativo, que também já disse querer ser candidato a prefeito. Ambos tem a chancela do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) que é amigo de Salvaro.
Criciúma é uma das prioridades do governador, que quer formar uma base forte para não correr riscos em 2026, principalmente se Décio Lima (PT) for novamente candidato com o apoio do governo do presidente Lula.