17.6 C
fpolis
17.6 C
fpolis
sexta-feira, 20 maio, 2022

Em alta! Empresa de TI de Florianópolis é vendida por preço acima da média

Últimas notícias
Em alta!  Empresa de TI de Florianópolis é vendida por preço acima da média
Economista e gestor da Próprio Capital, Rafael Costa. Foto Divulgação.

Economista analisa que preço da Neoway está acima da média.

 

A B3, bolsa de valores brasileira, anunciou a aquisição da Neoway, empresa catarinense de tecnologia. Essa aquisição confirma a nova estratégia da companhia de investir em negócios inovadores que geram receitas recorrentes com grande potencial de crescimento. Para o economista e gestor da Próprio Capital, Rafael Costa, embora essa aquisição deva incrementar cerca de 2% o faturamento da B3, ela comprova a evolução na diversificação de receitas. “Em comparação com outras bolsas, a B3 possui atualmente 12,8% da receita líquida proveniente de dados e tecnologia, enquanto outras bolsas como Nasdaq possui 32% e a London Stock Exchange possui 35%”, comenta. Nessa linha, em julho, a bolsa tinha anunciado um investimento de R$600 milhões em uma sociedade com a Totvs visando oferecer soluções de tecnologia para o mercado financeiro.

 

Em relação ao valor do investimento de R$1,8 bilhão, Rafael Costa aponta que o preço está acima da média, o que demonstra o potencial de crescimento da Neoway. “Considerando que a B3 negocia a 7x o valor da firma perante receita estimada (EV/Receita), os primeiros dados sobre a compra da Neoway apontam que foi pago um múltiplo de 9,5x neste indicador. Ao passo que outras empresas de tecnologia com ações em Bolsa, como Sinqia e Locaweb, têm realizado aquisições pagando até 5x esse múltiplo (EV/Receita)”, explica.

 

Sob outra perspectiva, o gestor explica que é muito interessante que a bolsa B3 evolua em novos mercados e produtos. Ao longo dos anos tem crescido a expectativa de avanço da concorrência nas atividades atuais da B3, dado as boas margens da companhia.

 

A empresa Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, em Florianópolis, hoje, está presente em todo o Brasil. A Plataforma Neoway oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros. Ao longo da sua história, a empresa recebeu investimentos de alguns dos principais fundos do mundo, como Accel Partners, Monashees, Temasek, PointBreak, Pollux, e Endeavor Catalyst. Com cerca de 450 colaboradores, atende aproximadamente 20 grandes setores, como financeiro, automotivo e transporte, bens de consumo, cobrança e recuperação, construção civil, óleo e gás, saúde e tecnologia.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder

Os “semideuses” da era digital e a guerra pelo poder “Nossos ídolos ainda são os mesmos...”, escreveu Belchior na linda...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }