18.8 C
fpolis
18.8 C
fpolis
quinta-feira, 7 julho, 2022

Encontro reúne poetas de vários países de língua portuguesa

Últimas notícias
Encontro reúne poetas de vários países de língua portuguesa

Celebrar a vida e unir os povos que falam o mesmo idioma. Essa é uma proposta da sétima edição do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa (VII EPLP). Aberto ao público e gratuito, o evento será dividido em duas partes. Dos dias 4 a 7 de novembro, uma conferência será transmitida pelo Facebook. Já no dia 13, o encerramento acontece presencialmente, na cidade de Lisboa, em Portugal.

Para Mariza Sorriso, poeta brasileira e organizadora do EPLP, uma das propostas da iniciativa é promover a inclusão e dar a conhecer a poesia e cultura dos países de língua portuguesa aos seus pares. “Os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, reunimos renomados e premiados doutores e PHDs em Letras ao lado de poetas neófitos.

– Por exemplo, muitos iniciaram suas publicações literárias através das nossas antologias comemorativas, outros tiveram seus dons poéticos despertados nos nossos encontros. Com esta sétima edição, esperamos atingir a marca de três mil participantes ” – revela.

Além das apresentações, haverá também o lançamento da antologia comemorativa do VII EPLP, intitulada ‘ Os Poetas, a Poesia e os Continentes’ .

A publicação conta com 270 poemas de 123 poetas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Portugal. A obra faz homenagem as personalidades importantes da poesia, como o brasileiro Solano Trindade, o cabo-verdiano Oswaldo Osório e o português-angolano José Manuel Martins projeto Pedro, cofundador do e que faleceu em 1º de agosto de 2021, vitimado pela Covid-19.

 

Sobre o evento

Criado em 2013, o EPLP é realizado desde 2014, anualmente, no Brasil, em Portugal e numa capital africana. O evento já foi realizado em cidades como Rio de Janeiro, Recife, Olinda, Belém, São Paulo, Lisboa (Portugal), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).

Em 2019, com o apoio institucional da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi realizada a VI edição na Guiné-Bissau. Em 2022, o encontro será em Praia (Cabo Verde) para homenagear o poeta Oswaldo Osório.

*****

 

Não é história de pescador!

O querido e talentoso Bruno Gonçalves, chef do Restaurante Rancho Açoriano, direto de Torres, com garoupas fresquinhas pescadas por ele que vão direto pra cozinha do Rancho! Ah, aquela moqueca de Garoupa com camarão de lá … só falar já sinto o cheirinho!

*****

 

Tom sobre tom

Luxo é poder combinar vários tons de azul com a cor dos olhos como a Glaci Pacheco! A dona deus olhos do farol celebra hoje mais um ano de vida, e se faz o que mais gosta … aposto que será cantando! Feliz aniversário, lindona!

*****

 

Direito

 

O advogado Gilberto Lopes Teixeira vai comandar nesta segunda-feira, 1º de novembro, a celebração dos 90 anos do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), a mais antiga associação dos advogados do Estado. A comemoração ocorrerá em uma sessão magna, que ocorrerá a partir das 19h, na sede da OAB-SC. Representantes do Direito de todo o Brasil estarão reunidos na solenidade.

“O Iasc confunde-se com a própria história de Santa Catarina e da advocacia catarinense, tendo implantado a primeira faculdade de Direito no dia 11 de fevereiro de 1932 e criado a Ordem dos Advogados de SC no dia 1º de janeiro de 1933”, ressalta Teixeira.

*****

 

Arte em destaque 

Maria Regina Schwanke Schroeder, presidente do Museu de Arte Contemporâna Luiz Henrique Schwanke (MAC Schwanke), celebra o fato de que a pesquisadora gaúcha Maria Amélia Bulhões aceitou o convite para fazer a curadoria do “3º Schwanke: Destaque”, um programa que dá visibilidade e amplia o acesso ao acervo. Importante e representativa, Maria Amélia é célebre no cenário da arte brasileira.

No dia 11 de novembro, às 20h, a Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew, em Joinville, abre a mostra “Schwanke: Sonetos”, em que a curadoria apresenta obras inéditas produzidas sobretudo nos anos 1980, quando o artista aproxima as artes visuais da literatura. Para criar os sonetos, ele recorre ao uso de decalcomanias que representam flores, peixes, crustáceos, libélulas, joaninhas, etc. E, em páginas de revistas, pinta, cola, raspa, apropria-se de palavras, oculta outras. O resultado é irônico.

 

Schwanke Forever     Foto Néri Pedroso

 

Silvio Parucker, do conselho consultivo, e Maria Regina, presidente do MAC Schwanke que não para de propor novas ações em torno do artista.

*****

 

Patinação edição de Halloween

 

Dentro da intensa programação de eventos que o Brasil Atacadista de Palhoça realiza, este sábado será muito especial, com a pista de patinação edição do Halloween. O espaço disponível ao público entre 15h e 18h, na praça de alimentação da loja. 

Para garantir a segurança dos participantes, serão permitidas 20 pessoas por vez e haverá o acompanhamento da professora de patinação artística Fe Amaral.

A entrada é gratuita. Basta levar seus próprios patins ou rolo e utilizar a pista para uma tarde de diversão com os amigos e a família.

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

“Tóxico” – por Tatiana Cobbett e Samí Tarik

Nasce o novo single da multiartista Tatiana Cobbett em parceria com o músico, percussionista e compositor, Samí Tarik. O...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }