Portal Making Of

Energia limpa e barata, ações de sustentabilidade, empreendedorismo e outras notas

Usina solar. Impulsionado pelo desejo de produzir energia limpa e mais barata, o grupo de concessionárias de veículos Geração, um dos maiores do Estado, investiu na construção de uma usina solar. Com projeto desenvolvido pela Quantum Engenharia, a usina em Biguaçu, na Grande Florianópolis, já começou a operar e irá suprir 70% da necessidade de energia das unidades de venda da empresa, em oito cidades. São 1.260 módulos fotovoltaicos-395 Wp, com potência de 497,70 KWp, o que deverá  representar uma economia anual de cerca de R$ 300 mil reais. Além disso, o ganho ambiental em um ano será equivalente a quase 9 mil unidades de árvores plantadas, além de deixar emitir mais de 344 toneladas de CO² na natureza e quase 2 milhões de km de poluentes produzidos por automóveis.

Foto: Freepik.
Foto: Freepik.

Fusões & Aquisições. No Brasil, fusões e aquisições bateram um recorde em 2021, somando 1.963 negociações – 59% a mais do que em 2019, segundo pesquisa realizada pela KPMG com empresas de 43 setores. Para atender o interesse crescente dos empreendedores a Associação Catarinense de Tecnologia irá lançar um e-book gratuito sobre fusões e aquisições para startups no Startup Summit 2022,  evento que reunirá mais de 5,5 mil pessoas em Florianópolis, nos dias 04 e 05 de agosto no Centro Sul. O material foi produzido em parceria com Questum, Mosimann-Horn e Invisto. Para o lançamento, a ACATE irá realizar um talk e disponibilizar o acesso ao material via QRCode. Interessados na iniciativa podem se dirigir ao stand da entidade no Startup Summit,

De cara nova! O Floripa Convention & Visitors Bureau está de cara nova! Além de uma mudança visual na marca, que a deixou muito mais autêntica, moderna e humanizada, agora se chama Destino Floripa. A associação, sem fins lucrativos, é formada por empresas da Grande Florianópolis que visam o desenvolvimento socioeconômico do destino por meio do aumento do fluxo turístico. Na próxima quinta-feira, dia 28, durante o Encatho, no CentroSul, serão apresentadas todas as novidades. O evento vai acontecer das 14h às 18h, na sala Campeche. Durante a oportunidade, grandes nomes do setor participarão dos painéis sobre negócios e turismo. As inscrições são gratuitas e a participação está sujeita à lotação da sala.

CDL de Florianópolis completa 62 anos. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Florianópolis foi criada em 1960 e comemorou nesta quinta-feira 62 anos de sua fundação. A CDL de Florianópolis é a maior CDL do Estado de Santa Catarina e uma das cinco mais atuantes do Brasil. Hoje representa cerca de quatro mil associados. Em carta aberta o Presidente da CDL fala sobre a transformação e o desenvolvimento da Entidade, mas sobretudo dos motivos para comemorar:

Foto: Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis / Crédito: Divulgação.
Foto: Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis / Crédito: Divulgação.

“A história da Entidade sempre foi focada no desenvolvimento do setor produtivo e na representatividade da sociedade civil em prol do fomento de novos negócios e melhorias para o desenvolvimento econômico e sustentável da cidade de Florianópolis”, Marcos Brinhosa Presidente da CDL de Florianópolis 

 

 

Passagens rodoviárias crescem 40%. Segundo dados do BuscaOnibus, plataforma de comparação de passagens que agrega informações de 250 viações do país, a primeira semana de julho apresentou um crescimento de 40% frente ao mesmo período de 2021 e ficou próximo do volume de buscas de 2019, antes da pandemia. Segundo o diretor e fundador da plataforma, José Almeida, o resultado aponta para a recuperação do setor de viagens e turismo pós-pandemia. “Depois de dezembro e janeiro, este é o mês que historicamente tem a maior busca por passagens. Outro fator que deve impulsionar o setor rodoviário daqui por diante é uma maior competitividade nos preços, fruto do aumento de empresas atuando no setor”, destaca.

 

Foto: Escola Chef Gourmet de São José / Crédito: Divulgação.
Foto: Escola Chef Gourmet de São José / Crédito: Divulgação.

Foi dada a largada. A Escola de Gastronomia Chef Gourmet de São José, localizadas em Barreiros, realizou a primeira aula para convidados esta semana. A escola além de ser uma opção para desenvolver técnicas de gastronomia para incrementar as refeições em casa é também uma oportunidade para desenvolver uma nova profissão ou de aperfeiçoar. Os cursos vão chefe de cozinha (também para crianças), cozinheiro profissional, bartender, sommelier por hobby, de mestre churrasqueiro, panificação e confeitaria, entre outros.

 

Pioneiro em saúde e sustentabilidade.  O Hippo está preparando as comemorações para o seu aniversário de 25 anos, no início de agosto, e um balanço realizado pela rede supermercadista mostra as diferentes frentes abertas na busca por uma alimentação saudável e pela sustentabilidade. Eleita por 10 anos a “mais admirada” da região na categoria Supermercado Médio Porte, em premiação da Associação Catarinense de Supermercados, a Rede foi a primeira a apostar no nicho de alimentos orgânicos, com início da comercialização em 1998, e precursora na oferta de alimentos para dietas restritivas (sem açúcar, sem glúten, sem lactose), contando com uma linha de produtos próprios.  O Hippo foi o primeiro supermercado de Santa Catarina a adotar o comércio eletrônico, em 1998, no formato de televendas, e em seguida pela internet, sendo mais uma vez pioneira no Estado, mais recentemente, na criação de um APP para o e-commerce. O Hippo também foi o primeiro supermercado do Brasil a utilizar o sistema de identificação digital, o primeiro a receber o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e um dos primeiros a oferecer a rastreabilidade dos alimentos.

 Foto: Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo / Crédito: Divulgação.
Foto: Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo / Crédito: Divulgação.

“Hoje nosso mix contempla produtos para todos os momentos, seja um jantar single, a dois, uma festa maior, adulta ou infantil, um evento cotidiano ou especial. Temos o maior prazer em participar de todos os momentos dos nossos clientes e também em oferecer produtos com foco em saúde e bem-estar para uma vida com mais qualidade”, Josiano Saqueti, Diretor Comercial da Rede Hippo. 

 

Foto: FACISC / Crédito Divulgação.
Foto: FACISC / Crédito Divulgação.

Raio X. A FACISC lançou esta semana um raio-x das principais necessidades para o desenvolvimento do Estado. A cartilha Voz Única foi apresentada para lideranças empresariais, políticas e convidados. As demandas foram divididas em 10 áreas prioritárias. A infraestrutura mais uma vez liderou os pedidos, abrangendo 60% dos pleitos listados. Em segundo lugar, veio o item segurança, com 11, 42% dos pleitos e em terceiro veio o item educação, com 7,39%.

Há 16 anos, o Projeto Voz Única disponibiliza à sociedade uma ferramenta que orienta e informa sobre as demandas de SC do ponto de vista empresarial de forma sistematizada, acessível e participativa. Na prática a Facisc faz um levantamento de cada região do estado com as principais necessidades, publica uma cartilha com cada um desses pleitos, faz encontros de entrega das cartilhas aos candidatos e um debate sobre os temas abordados. O Programa também é um meio de acompanhamento dessas demandas e traça um raio-x do que o estado precisa. Além disso, está alinhado com a agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: