A ENGIE Brasil Energia abre as inscrições para a quarta edição do Edital de Educação, que tem como objetivo incentivar e financiar projetos que beneficiem crianças e adolescentes do Ensino Médio, Fundamental I e II das redes pública e privada de mais de 12 estados no Brasil. Nesta edição, serão priorizados projetos que atuem na saúde mental dos alunos ou que apoiem e fomentem as disciplinas instrumentais (português e matemática), importantes para o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Serão 30 projetos apoiados integralmente pela ENGIE Brasil Energia e outros sete pelos parceiros Voltalia e Portonave. Cada um dos selecionados receberá R$ 10 mil para financiar o projeto, cujos temas prioritários atendem a demandas das comunidades no entorno das operações da companhia no país. “A ENGIE acredita que um futuro melhor só será possível por meio da educação. Por isso, promovemos o edital para valorizar o trabalho que as instituições de ensino fazem com seus alunos, pois não há melhor profissional para identificar e solucionar estas questões do que os professores”, comenta Luciana Nabarrete, Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.
Em Santa Catarina, podem participar representantes das cidades de Alto Bela Vista, Anita Garibaldi, Arabutã, Biguaçu, Campos Novos, Capinzal, Capivari de Baixo, Celso Ramos, Concórdia, Florianópolis, Ipira, Itá, Lages, Navegantes, Palhoça, Peritiba, Piratuba, Santo Amaro da Imperatriz, São José e Zortéa.
As inscrições podem ser feitas até 23 de agosto pelo site engie.com.br/editaleducacao. Para efetuar o registro, o proponente preencherá um formulário, com o detalhamento do projeto (público, objetivos, número de pessoas beneficiadas, justificativa, benefícios/impactos, entre outros). Serão selecionados projetos que atendam os critérios orientadores de impacto, viabilidade e inovação, abrangência e replicabilidade.
Com sede em Florianópolis, a ENGIE é a empresa líder em energia renovável do país, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Tem 100% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa. Em todo o país, a ENGIE Brasil Energia conta com 2.600 colaboradores.
As três edições anteriores dos editais de Educação promovidos pela ENGIE Brasil Energia potencialmente impactaram 15 mil crianças e adolescentes nos municípios em que a companhia atua. Em 2023, foram selecionados 35 projetos em 14 estados brasileiros, destacando iniciativas que apoiavam a saúde mental e auxiliavam os jovens na construção de seu futuro.
“Estamos animados com a abertura das inscrições para a quarta edição do edital. Reconhecemos os desafios enfrentados pela educação e queremos contribuir para a construção do conhecimento destes que são o futuro do país. Falando em parceria, importante destacar e agradecer a participação da Voltalia e da Portonave nessa iniciativa, ampliando o alcance de nossas ações”, afirma a Gerente de Responsabilidade Social da ENGIE Brasil Energia, Luciane Pedro.
O envolvimento das empresas está contemplado pelo programa Parcerias do Bem, iniciativa da ENGIE Brasil Energia que consiste em um conjunto de ações de relacionamento entre a área de responsabilidade social da Companhia e de outras empresas, sejam clientes ou não, para multiplicar os esforços voltados a iniciativas sociais e maximizar a entrega de benefícios às comunidades.