16.6 C
fpolis
16.6 C
fpolis
segunda-feira, 4 julho, 2022

Entidades de classe lamentam a morte de Frank Maia

Últimas notícias

Entidades da classe jornalística divulgaram notas hoje, 5, lamentando a morte em Florianópolis do chargista Frank Maia. Ele tinha 55 anos e morreu devido a problemas cardíacos.

Maia desenvolveu carreira nos jornais O Estado e A Notícia, os dois de Santa Catarina.

Nota da Associação Catarinense de Imprensa:

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) – Casa do Jornalista lamenta o falecimento, ocorrido na madrugada deste domingo, do jornalista Frank Maia. Chargista e cartunista talentoso, ele teve passagem por jornais como O Estado e A Notícia, entre outras publicações, e criou personagens como “As Veia”. Conquistou milhares de admiradores com seu humor e a capacidade de concentrar em imagens o teor de verdadeiras reportagens sobre economia, comportamento, política e outros temas.

Nossos sinceros sentimentos à família e amigos.

Diretoria da Associação Catarinense de Imprensa

Nota do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina:

NOTA DE PESAR

Que seu riscado prossiga pela eternidade, Frank Maia

O Sindicato dos Jornalistas de SC e a Federação Nacional dos Jornalistas comunicam, com profundo pesar, o falecimento do jornalista Frank Maia, diretor do SJSC. Frank morreu na madrugada deste domingo (05/06/2022), vítima de uma cardiopatia grave, no Hospital Regional de São José, onde estava internado há dias.

Formado pela UFSC, carioca de nascimento, mas manezinho de espírito e coração, Frank Maia aliava, como poucos, o talento artístico com uma profunda base teórica e política, resultando em ilustrações e charges sempre reconhecidas pelo estilo e humor refinado. “Desenhar é o meu riscado”, se autodefinia.

Frank trabalhou nos jornais O Estado, AN Capital, A Notícia e Notícias do Dia. Era colaborador assíduo de publicações de entidades sindicais e ligadas ao movimento social. Em 2017, lançou, junto com Isadora Cardoso e Maurício Oliveira, o livro “Capa dura, miolo mole”, com uma coletânea dos seus trabalhos. Nos últimos tempos compartilhava suas charges e as de diversos outros profissionais do traço de todo o país em redes sociais e em seu grupo de Whatsapp “serviço de xarjincasa”.

Pai carinhoso de três filhos, avô de um neto, Frank recentemente tinha completado 55 anos. Ao filho mais velho, às meninas, à companheira Patrícia e demais familiares e amigos, os profundos sentimentos e solidariedade de todas e todos os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas e da FENAJ.

Frank, as Véia, todos nós, teus amigos, amigas, colegas e cúmplices de traço, admiradores, estamos muito, muito tristes. Vai em paz, guerreiro!

As homenagens de despedida ao nosso querido Frank Maia serão realizadas hoje, entre as 16 e as 20h, com cerimônia marcada para as 19h. Serão no cemitério/crematório Vaticano, na rua Antônio Jovita Duarte, 9203, bairro Forquilhas em São José.

Florianópolis, 05 de junho de 2022.

Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
Federação Nacional dos Jornalistas

(Ilustração: reprodução da nota da ACI – arte de Dimas Florêncio em homenagem à Maia )

Mais notícias para você
Últimas notícias

Acidente com ônibus escolar mata motorista e deixa mais de 20 crianças feridas em SC

Um grave acidente de trânsito nesta segunda-feira, 4, envolvendo um ônibus escolar e uma pá carregadeira deixou um homem...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }