Outubro 29, 2020

Epagri confirma registro de tsunami em Santa Catarina

Epagri confirma registro de tsunami em Santa Catarina
Reprodução

A Epagri confirmou nesta quinta-feira, 29, que há um ano houve uma onda do tipo tsunami registrada no Litoral Centro Sul de Santa Catarina. Esta onda foi registrada no dia 29 de outubro de 2019 pelas estações maregráficas da Epagri, inicialmente em Balneário Rincão, passando por Imbituba, Florianópolis e se dissipando próximo a Balneário Camboriú aproximadamente 2 horas e meia mais tarde.

Na época, alagamentos repentinos acabaram carregando barcos e carros, trazendo prejuízos para pescadores e moradores da costa.

A caracterização do fenômeno foi publicada nesta semana no paper Atmospherically induced large amplitude sea-level oscillations on October 29, 2019 at Santa Catarina, Brazil, pela prestigiada revista Natural Hazards, daeditora Springer. O trabalho foi desencadeado por Rogério Candella, pesquisador da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro, que entrou em contato com a Epagri e sugeriu um estudo detalhado do fenômeno.

A rede de radares meteorológicos em conjunto com as estações meteorológicas detectaram o evento como um tsunami de características meteorológicas, ou seja, um meteo tsunami.

Em Santa Catarina, a geração dessa onda se deu devido a um alinhamento de uma rápida mudança de pressão atmosférica com as ondas do mar que estavam chegando as águas costeiras mais rasas.

Essa não foi a primeira vez que ondas ocasionaram prejuízos na costa catarinense. Mas a rapidez e força do evento chamou a atenção dos especialistas em oceanografia em todo país.

Tags:
Radar MakingOf
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!