18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
domingo, 3 julho, 2022

Equacionando o marketing automatizado no fluxo de trabalho diário

Freepik
Últimas notícias

A automação está se estendendo para todos os tipos de novas áreas no momento e o marketing é uma disciplina que se beneficia significativamente, descarregando-se de tarefas manuais tediosas, mas necessárias. Os profissionais deste espaço serão capacitados por soluções automatizadas, e não só melhorarão sua eficácia do dia-a-dia, mas também aumentarão o valor que podem espremer de seus clientes, convertendo-os ao maior tempo possível, em uma escala a longo prazo.

Automatizar a divulgação é um poupador de tempo real

Uma das partes mais desafiadoras e caras do processo de vendas e marketing é encontrar novos leads e fazer o primeiro contato. Acima de tudo, pode levar muito tempo e energia para obter os resultados desejados. O tempo todo, se é impedido de lidar com outros afazeres gerenciais que qualquer empresa possui. Por outro lado, felizmente com as ferramentas mais recentes se pode automatizar as estratégias de divulgação B2B e obter mais sucesso no espaço B2C também.

Basicamente, a implementação se resume a uma combinação da eficiência inata da automação e da incrível personalização, na qual é possível através de softwares modernos. Ao invés de depender de mensagens genéricas espalhadas por toda parte para se conectar com perspectivas, pode-se adaptar sua cópia a demografias específicas – ou mesmo indivíduos únicos, enquanto ainda dá os primeiros passos para construir um relacionamento valioso automaticamente.

A aplicação disso alcança prospecções através das mídias sociais ou com uma campanha de e-mail marketing. É também uma ótima maneira de manter conexões com os clientes existentes ao decorrer do período, sem que isso se torne mais um dissipador de tempo. Em essência, tanto os benefícios de curto e longo prazo da automação de marketing são difíceis de mensurar, o que torna a adoção de ferramentas que permitem isso, uma prioridade.

A colaboração entre equipes é simplificada

Outra vantagem muitas vezes negligenciada da automação de marketing é que esse conjunto de aplicações, não só beneficia os profissionais de marketing especificamente, mas também pode ser vantajoso para colaboradores de outros setores, em outras equipes. Em particular, a capacidade de colaborar em estreita junção com especialistas em vendas e unificar suas estratégias para pesquisar perspectivas, fazer contato e acompanhamento deve aumentar a produtividade durante todo o jogo e evitará dobrar o trabalho desnecessariamente.

A análise de desempenho é mais fácil

A única maneira de melhorar suas estratégias de pesquisa de mercado e marketing é refletir sobre como as campanhas estão se realizando e usar os insights que se recebe a partir disso para fazer mudanças. Com ferramentas automatizadas, esses dados estarão ao seu alcance, e não precisará vasculhar quantidades infinitas de informações para encontrar as métricas mais importantes e acionáveis.

Grande parte disso se faz por meio da priorização da otimização da taxa de conversão, independentemente de como se está visando as perspectivas envolvidas. Da mesma forma, pode-se contar com as habilidades analíticas das soluções modernas de automação de marketing para gerar relatórios que apontam para altos e baixos de desempenho de indivíduos e da equipe de modo geral, bem como as próprias campanhas.

A escalabilidade é alcançável

Por fim, é importante lembrar que o fluxo de trabalho diário pode mudar drasticamente à medida que a demanda aumenta, a escala das operações cresce e o alcance da marca aumenta. Isso significa que para quem quer trabalhar eficientemente sem ser sobrecarregado, precisa de uma solução de marketing que apoie isso. A automação é frequentemente baseada em plataformas de uma forma que garante a escalabilidade, ao mesmo tempo em que faz com que a funcionalidade moderna seja econômica para equipes e empresas menores. Então, em suma, para que os clientes sejam fidelizados pelo maior tempo possível, a automação de marketing é a melhor aposta.

*Por Adriano da Silva Santos, jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Mais notícias para você
Últimas notícias

Destaque da semana: É de Floripa a vencedora estadual do Festival Enchefs

Simplesmente Maria! A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }