18.5 C
fpolis
18.5 C
fpolis
domingo, 29 maio, 2022

Espaço Coworking: Descubra como funciona e se vale a pena investir

Últimas notícias
Espaço Coworking: Descubra como funciona e se vale a pena investir
istock

Coworking é interessante para muitos casos, principalmente para aqueles que desejam economizar seus recursos, seja por qualquer motivo que estes tenham.

É sempre interessante averiguar esta opção. Afinal, os benefícios que podem trazer para a entidade são tamanhos a ponto de se tornarem, verdadeiramente, um diferencial da empresa. Seja por um serviço ou pelo produto, quando bem aplicado, o coworking lhe dá chances maiores de lucro.

Por este motivo, no artigo de hoje, apresentaremos para você, caro leitor, alguns pontos que tornam o coworking interessante para a sua entidade, capacitando a mesma enquanto obtém resultados satisfatórios.

O que é?

Coworking se trata de um ambiente em que várias empresas e freelancers compartilham este espaço de trabalho. Estas não precisam expor seus planos, mas utilizam muito de trocas de ideias para que possam trazer soluções mais simples para problemas que esta procura resolver.

Além disso, nesta área todos são responsáveis pelas contas relacionadas a este, tornando as despesas gerais muito mais baratas, o que ajuda na economia quando estas corporações precisam realizá-la.

Toda a experiência trocada entre os profissionais que coexistem neste é válida, conseguindo obter diversos olhares para uma mesma adversidade, permitindo a estes abordá-los de diversos ângulos.

Situação esta que não é tão preocupante, visto que neste escritório, os co-trabalhadores são, em geral, de empresas diferentes, tendo, em algumas vezes, conhecimentos parecidos.

Como funciona?

O funcionamento deste é simples. Seja empresa ou freelancer, o que é necessário em ambos os casos é um espaço que possa atender às suas necessidades para que o seu trabalho possa ser efetivo. Portanto, caso não disponha de um para uso próprio, o cenário apresentado será o de locação de um ambiente.

Porém, neste, algumas facilidades já são incluídas, tais como recepção, estrutura, internet, entre outros. Serviços estes que seria necessário desembolsar um valor que, quando colocado no papel, não se torna nada barato.

Como se trata de um contrato de aluguel, a todos é exigido o pagamento do mesmo, para que não somente possam usufruir do local, como também seja possível mantê-lo em plenas condições de funcionamento.

Entretanto, vale ressaltar que este preço pode ser muito flexível, variando de acordo com as necessidades do cliente local. Ao depender do plano que é selecionado, uma taxa diferente será cobrada.

É possível fechar um acordo onde será pago o valor mensal, por demanda ou, ainda, por hora que utilizar deste. Tudo isto sendo de acordo com o pacote de serviços selecionado por você.

Além disso, como este se trata de um espaço corporativo que é dividido entre múltiplas empresas, para que possa funcionar em pleno, será essencial seguir certas regras de boa convivência. Ainda que compartilhar experiências seja interessante, atrapalhar o trabalho do outro apenas trará discórdia.

Quando procurar por algum espaço deste tipo, se imagine sendo alguém que busca por um apartamento em um condomínio, avaliando todas as suas vantagens, mas mantendo-se sempre consciente sobre as imposições para uma boa moradia.

Se você já possui um imóvel bom para este tipo de negócio, mas precisa de ajuda financeira para reformá-lo, conheça mais a respeito do crédito com garantia de imóvel, um meio prático e seguro de conseguir dinheiro rápido para realizar seus objetivos.

A quem é indicado o seu uso?

Neste momento, talvez você se pergunte quais são aqueles que podem, e se encaixam melhor, adquirir este modelo. Para se aderir a esta ideia de coworking, não existe um perfil definido!

A verdade é que qualquer um pode ingressar neste. Apenas é necessário se atentar às regras locais, lembrando que podem existir limitações nos serviços ao depender do pacote escolhido.

Entretanto, existem maiorias encontradas dentro destes ambientes. Sendo estes:

– Designers;

– Profissionais de comunicação;

– Atuantes na área de TI;

– Advogados;

– Consultores;

– Coaches;

– Engenheiros;

Estas são algumas das profissões que mais buscam por este meio, mas ele abrange qualquer um que se interessa pelo modelo, procurando oferecer o melhor do espaço para suas atividades remuneradas.

Assim, são infinitos os profissionais que podem optar por trabalhar nestes. Em adicional, é existem os coworkings temáticos, mais segmentados, como no caso destes para salões de beleza, por exemplo.

Quais as diferenças entre coworking e escritório virtual?

No coworking, a estrutura física vem inclusiva ao plano contratado pela empresa ou freelancer que entra em contato com este tipo de espaço corporativo, fornecendo serviços básicos como internet, água e luz.

Além disso, neste ambiente se pode contar com todo o suporte oferecido por tal, incluindo a recepcionista presente no mesmo. Isto possibilita melhores condições de serviço para os que contratam este.

Contudo, o verdadeiro diferencial deste é que existe a possibilidade de contato com outros profissionais de outros setores do mercado comercial, assim como outros serviços. Tudo em um local único, que só pode ser encontrado neste modelo.

Já o escritório virtual conta apenas o atendimento via telefone, recebimento e gerenciamento de recados e correspondências, além de endereço físico e fiscal.

Assim, a gama de vantagens adquiridas em um espaço de coworking é muito mais atrativa para aqueles que precisam dispor de uma equipe ou que desejam separar a casa do trabalho. Enquanto isso, o escritório virtual se vê mais interessante para os freelancers que podem realizar suas atividades de quaisquer locais que estejam, tal como os redatores.

Vantagens e Desvantagens

Existem diversos pontos positivos ao se adotar um destes para o seu negócio. Por mais que este modelo não seja fixado ao local original da organização, não o impede de fazer parte da mesma.

Assim, é possível explorar esses pontos positivos para o seu ganho. Afinal, uma vantagem obtida pode ser transformada em diferencial quando o assunto são as vendas propriamente ditas.

Ele mudará sua visão

Com tantos prós a seu favor, fica simples de entender o motivo de diversas empresas utilizarem destes, procurando não apenas a redução de custos, mas a otimização do trabalho em si.

Lembrando que, para aqueles que optam por utilizar de tal, a disciplina é uma palavra de ordem. Fora isto, é como um trabalho normal, onde pessoas ganham o próprio dinheiro, mas evitando toda a rotina estressante do trabalho.

E para aqueles que desejam investir em imóveis, a startup financeira CashMe oferece ótimas oportunidades de empréstimo com garantia de imóvel e taxas a partir de 0,85% ao mês + IPCA, com carência de até 12 meses para a primeira parcela, facilitando o pagamento do valor emprestado. Faça uma consulta hoje mesmo!

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jesse Koz e Shurastey serão homenageados com pintura e dog park em BC

O influenciador Jesse Koz e o cão Shurastey, que morreram em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }