14.3 C
fpolis
14.3 C
fpolis
quarta-feira, 29 junho, 2022

Especial Juntos de Novo! O retorno dos eventos

Últimas notícias
Especial Juntos de Novo! O retorno dos eventos
Foto Larissa Trentini

O setor de eventos, de fato, foi um dos segmentos mais afetados na pandemia. Existem mais de 2 milhões de empresas do segmento no Brasil, é toda uma imensa cadeiaiva de eventos culturais, corporativos, sociais e de entretenimento que envolvem micro e pequenas empresas.

Os eventos no Brasil representam 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) e isso significa uma potência em geração de negócios, emprego e renda para os trabalhadores e empresas do setor.

Além disso, a arrecadação com impostos também é alta, para cada real investido na cultura, o retorno aos cofres públicos no mínimo R $ 1,59. O Estado de Santa Catarina e município de Florianópolis, tiveram alguns avanços em relação às políticas públicas e editas de lei de incentivo à cultura durante o ano de 2021, mas para um real fortalecimento e reaquecimento do mercado, é necessário investimentos de curto, médio e longo prazo, para realmente voltar com força total, com linhas e estratégias de fomento às empresas do setor que tanto sofreram na pandemia.

 

The answer, my friend…

Ivanna Tollotti, CEO da Tum Cult, diz que estão muito felizes com o avanço da vacinação em Florianópolis e com o reaquecimento do setor desde o mês de setembro. Ela torce para que as melhorias sejam feitas por parte de todos os envolvidos para que cada vez mais empreendedor, gerar negócios e fortalecer o setor

 

… is blowin inside

 

“Temos esperança que todas as pessoas se conscientizem que em diversos momentos da história da humanidade existam epidemias e o caminho da cura sempre foi através da ciência e das vacinas. Essa retomada é muito importante para a aceleração da economia local. É bom para o turismo, para a cultura, hotelaria, gastronomia, é bom para todo mundo!”, ressalta Ivanna.

E se o setor de eventos movimentou cerca de R $ 1 trilhão em 2019, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil), em 2021 a expectativa de crescimento também está alta.

 

 

Só com a vacina em dia

 

 

Afinal, conforme explica Doreni Caramori Junior, presidente da ABRAPE (Associação Brasileira dos Promotores de Eventos) e diretor-executivo do Grupo ALL, o setor está preparado para voltar seguindo todas as medidas sanitárias para, inclusive, ajudar na contenção da pandemia, ao exigir a comprovação das doses da vacina na entrada dos eventos.

 

Em 2020, uma pandemia do novo coronavírus foi novidade para todos, e, como dissemos, o setor de eventos foi o mais afetado economicamente falando, pois quem não conseguiu se reinventar, precisou encerrar as atividades. Estima-se que 97% do setor foi paralisado, com 450 mil empregos perdidos.

 

O Grupo ALL, por exemplo, criou produtos para passar por estes meses da forma mais sustentável possível, financeiramente falando. Entre as reinvenções está o Drive Park com programação de cinema que era possível assistir de dentro do carro. Para Doreni, as medidas de isolamento social protegidas pelas esferas estaduais e municipais durante a pandemia ainda foram endossadas por um “preconceito setorial”, visto que outros setores – com a mesma possibilidade de contágio – voltaram a funcionar muito antes.

 

E de acordo com pesquisas realizadas pela Abrape em parceria com a Ambev, o público está ainda mais ávido por eventos, mostrando que 8 em cada 10 brasileiros querem a eventos que respeitem as medidas de segurança para contenção do vírus. Os shows que o Stage Music Park voltou a receber no final de novembro revelação que é possível fazer uma retomada gradual com segurança para todos.

 

 

Juntos de Novo

 

 

No dia 28 de novembro de 2021, a Banda Eva deu o início na programação de shows da casa, mas o evento que marcou uma retomada oficial do Stage Music Park foi o “Juntos de Novo”, que reuniu Dazaranha & Camerata, ao lado do Quinteto SA, no dia 03/12. O próximo show será dia 28/12 com Dilsinho e Menos é Mais para uma noite de muito pagode e diversão. 

 

Até o início de abril de 2022, o complexo de shows receberá diversos ritmos entre funk, pop nacional, sertanejo e rock internacional, sendo palco para grandes encontros, entre eles as duplas Maiara & Maraísa e Simone & Simaria, além de Ivete Sangalo e Claudia Leitte. O local, sempre respeitará todas as medidas de segurança, pelo decreto municipal vigente no período dos shows. 

 

Sabemos que a partir de agora cabe aos municípios a fiscalização de eventos. Para a entrada no Music Park, o público apresenta comprovação de que tomar como duas doses ou uma dose única da vacina, sendo que o exame PCR, mesmo que seja como “não-reagente”, não valerá. Além disso, ainda está previsto o uso de máscaras em ambientes fechados. 

 

O verão promete… Fica aqui nossos votos de muita saúde e boas festas! Valorize quem você ama de forma eficaz, se proteja para que 2022 seja um ano pleno de paz!

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa e Santa Catarina: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.
Mais notícias para você
Últimas notícias

WhatsApp testa recurso para sair de grupos silenciosamente

O WhatsApp está testando uma nova ferramenta que vai permitir sair de grupos de maneira silenciosa e apenas os...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }