Portal Making Of

Estadão anuncia Erick Bretas como novo CEO

Erick Bretas (Foto: Divulgação)

Estadão anuncia a chegada de Erick Bretas como o novo CEO da S/A O Estado de S. Paulo, que engloba a gestão do jornal e da rádio Eldorado. A mudança retrata o compromisso do grupo com o processo de transformação digital, que vem acontecendo no decorrer dos últimos anos por meio de investimentos em tecnologia e novos processos de trabalho. Francisco de Mesquita Neto deixa o cargo de diretor-presidente do Grupo Estado e será o novo presidente do Conselho de Administração, que será formado por Roberto Crissiuma Mesquita, Manoel Lemos, Marcelo Pereira Malta de Araújo, Marco Bologna e Tito Enrique da Silva Neto.

“A chegada de Erick Bretas é um passo importante na continuidade do projeto de transformação digital. Os objetivos da S/A O Estado de S. Paulo serão sempre traçados e alinhados em comum acordo entre o Conselho de Administração e o CEO. Nada será alterado na linha editorial do O Estadão e a defesa da Democracia, da liberdade de expressão e da liberdade econômica serão sempre premissas irrevogáveis”, afirma Francisco de Mesquita Neto.

No começo do ano, a S/A O Estado de S. Paulo realizou duas operações de emissão de debêntures e os recursos obtidos foram destinados especialmente para a continuidade e aceleração dos projetos de transformação digital. A prioridade dada ao investimento contínuo na melhoria de suas plataformas digitais resultou em enormes avanços na atração de audiência qualificada, com a oferta a seus usuários de experiências de alto engajamento, em igualdade de condições com o que vem sendo feito nos melhores veículos digitais de comunicação do mundo.

Com mais de 27 anos de experiência, Erick Bretas é um profissional renomado na indústria de mídia, com ampla experiência tanto na criação e produção de conteúdo quanto na gestão de negócios digitais. Antes de se juntar ao Estadão, Bretas ocupava o cargo de diretor de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo, tendo liderado o time que criou o Globoplay. Por 16 anos, dedicou-se ao jornalismo, chegando a ocupar cargos como editor-chefe do Jornal da Globo, diretor regional de Jornalismo do Rio de Janeiro e diretor executivo da Central Globo de Jornalismo. É graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Regulação de Mídia e Comunicação pela London School of Economics e MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Teve papel de liderança em equipes que receberam o Emmy Internacional de Jornalismo em 2011 e o Prêmio Caboré em 2020 e 2023.

“O Estado de S. Paulo é o jornal mais relevante do país, forjado em 150 anos na defesa de valores fundamentais para o Brasil, como a República, a democracia, o estado de direito, a livre iniciativa, as liberdades individuais e os direitos humanos. É uma honra suceder a Francisco Mesquita Neto e assumir a liderança de uma instituição tão importante para os brasileiros. Vou buscar ampliar e aprofundar o processo de transformação digital que a empresa vive desde o fim da década passada. Também procurarei expandir as receitas da companhia por meio de novos negócios e, sobretudo, assegurar a integridade jornalística do Estadão, preservando seus valores, sua marca e seu propósito”, diz Erick Bretas.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais