23.5 C
fpolis
23.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Evento ‘Curta o Parque’ volta a Florianópolis neste domingo

Crédto Volo Filmes
Últimas notícias

Amanhã, 22, vai ter Curta o Parque no Parque da Luz, em Florianópolis, depois de um intervalo de dois anos por conta da pandemia. A programação da segunda edição do evento tem teatro, artes visuais, meditação, dança circular e tour pela área verde no coração da cidade, entre outras atividades. A partir das 14h30, tudo gratuito.

No total serão quatro espetáculos de diferentes estilos. A Traço Cia de Teatro apresenta a contação de história Ilha de Encantaria, com Débora de Matos, atriz, palhaça e nativa da Ilha de Santa Catarina. A Palhaça Esmeralda interpretada pela atriz leva o público para um passeio entre as narrativas fantásticas da Ilha, construindo um imaginário de encantaria, de uma ilha que flutua no tempo e no espaço.

A Metamorfose Cênica leva para o palco “O Pequeno Príncipe”, peça baseada na obra de Antoine de Saint-Exupery;  repleta de poesia e emoção, que ultrapassa a ação do tempo. Uma obra simples, mas fundamental, que nos ensina a desvendar os segredos do que realmente é importante na vida.

Outro espetáculo dessa tarde de tirar o fôlego é “Causos do Frankolino”. As atrizes Andrea Rihl e Carina Scheibe promovem um mergulho singelo e profundo no universo fantástico e encantatório do personagem contador de causos “Seo Frankolino”; onde realidade e ficção se entrelaçam, tecendo a teia de mistério e magia do imaginário de seu povo.

Por fim, um convite à introspecção por meio do “Teatro Lambe-Lambe nas praças da cidade: para onde vão os insetos quando a chuva chega?”. Neste trabalho, a atriz Elis Mira, diante de uma caixa cenográfica equipada com cenário, iluminação, personagens e sonoplastia, coordena uma experiência teatral assistida por uma pessoa de cada vez, com duração em média de três minutos.

Duas exposições de artes visuais irão inaugurar o novo espaço expositivo da sede da Associação Amigos do Parque da Luz – AAPLUZ. Uma delas contará a história do Parque da Luz por meio de fotos e materiais de arquivo que documentam a trajetória da Associação e do Parque ao longo dos anos.

A segunda exposição, intitulada “Elementais da Luz”, apresenta os trabalhos da artista Josiane Fonseca, que surge da relação com a natureza, com a Mãe Terra, com os elementais, todo esse conjunto que traduz a essência do parque e dá forma ao que vemos, sentimos e ouvimos. A curadoria é de Denilson Antonio e Márcio Fontoura.

Outra atração que promete chamar a atenção é o Ateliê Aberto com o Gabriel Tissier, artista que utiliza em seu trabalho galhos, raízes e troncos de madeira encontrados na praia.

Além de ver, será possível fazer arte na Oficina de Jogos Teatrais com Simone Bastos, que por meio da interpretação de personagens lúdicos busca aflorar a criatividade e a imaginação em trabalho em grupo.

Está na programação também a Oficina de Mandalas, com Raissa Rana Fuga, na qual o participante vivenciará um momento criativo e terapêutico através do contato com a natureza, além de aprender sobre a influência das cores nas nossas vidas; assim como a oficina de pipa de mão desenvolvida pela Ludique Brinquedoteca, atividade que irá estimular os pequenos a criar sua mini pipa para brincar no parque.

Quem for curtir o evento poderá  participar do Walking Tour com o Guia Manezinho. No passeio guiado, o jornalista Rodrigo Stüpp contará um pouco sobre a história do Parque da Luz, do seu entorno e da Ponte Hercílio Luz.

Outra forma de se conectar com essa área verde situada no coração da cidade será adotando uma muda de flor e plantando ela durante o evento. No espaço da AAPLUZ no Curta o Parque, voluntários irão conversar com interessados sobre o trabalho da Associação e estarão disponibilizando mudas a preços simbólicos com essa finalidade.

E para relaxar, trazer calma para o corpo e a mente, duas atividades: Meditação Ativa com Martín Hernández e Dança Circular com a instrutora Monie. Leve sua canga ou tapetinho para a meditação.

O Curta o Parque é realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Florianópolis, patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e conta com apoio cultural do Hospital de Olhos de Florianópolis – HOF, do Cambirela Hotel e do Castelmar Hotel, parceiros que acreditam que a cultura é peça fundamental na vida das pessoas e da sociedade.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Instagram nega que vai mostrar quem visitou seu perfil

O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem visitou o seu perfil. O rumor começou a...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }