*Foto: Tóia Oliveira
Desobrigação do uso de máscara. Na última sexta-feira foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto assinado por Carlos Moisés, Governador de Santa Catarina, desobrigando o uso de máscara em locais fechados. Uma medida ainda precipitada diante do choque recente nos indicadores pós-festas de final de ano com recorde no número de casos registrados de Covid-19 e aumento no número de mortes pela doença. Lembrando que há menos de duas semanas o Carnaval também levou muita gente as ruas e a aglomeração em eventos privados, mas por sorte a vacinação em massa vai fazer que muitos casos de Covid-19 passem desapercebidos como uma “gripezinha”.
Covid-19 em SC. O relatório da Matriz de Risco aponta nove regiões no nível moderado e oito no alto em SC em relação a transmissão do Coronavírus. No nível Moderado está a região do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Vale do Itapocu e Xanxerê; e no nível as regiões do Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense. Portanto, cabe lembrar que a desobrigação é em função de um decreto, mas não exatamente por recomendação dos órgãos de saúde ou da ciência e que, portanto, o uso de máscaras continua sendo uma ótima opção para quem quer se proteger do Coronavírus e de suas variantes.

Respeito ao público. O lado positivo desse primeiro evento com a desobrigação do uso de máscaras realizado no Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis neste sábado (12.03) , mostra o quão responsável é a produção da Camerata, cujo cuidado com o público aconteceu desde o primeiro momento com a cobrança da carteira de vacinação e carteira de identidade. A maioria das pessoas chegou ao CIC ainda com a máscara no rosto, mas ao adentrar no local do espetáculo e tomar o seu lugar na plateia, grande parte das máscaras foram guardadas e, depois de quase dois anos, o sorriso no rosto dos fãs da Camerata foi novamente visto no Teatro. Cabe observar que, mesmo com o decreto do Governador, os músicos da Camerata permaneceram com a máscara durante todo o tempo, com exceção – mais do que justificada pela função que exercem no evento – dos cantores, cantoras e do maestro Jefferson Della Roca sinal de respeito ao público e do profissionalismo na execução de cada projeto.