20.8 C
fpolis
21 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Evento sem máscara

Foto: Janine Alves
Últimas notícias

*Foto: Tóia Oliveira

Desobrigação do uso de máscara. Na última sexta-feira foi publicado no Diário Oficial do Estado o decreto assinado por Carlos Moisés, Governador de Santa Catarina, desobrigando o uso de máscara em locais fechados. Uma medida ainda precipitada diante do choque recente nos indicadores pós-festas de final de ano com recorde no número de casos registrados de Covid-19 e aumento no número de mortes pela doença. Lembrando que há menos de duas semanas o Carnaval também levou muita gente as ruas e a aglomeração em eventos privados, mas por sorte a vacinação em massa vai fazer que muitos casos de Covid-19 passem desapercebidos como uma “gripezinha”.

Covid-19 em SC. O relatório da Matriz de Risco aponta nove regiões no nível moderado e oito no alto em SC em relação a transmissão do Coronavírus. No nível Moderado está a região do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Vale do Itapocu e Xanxerê;  e no nível as regiões do Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense. Portanto, cabe lembrar que a desobrigação é em função de um decreto, mas não exatamente por recomendação dos órgãos de saúde ou da ciência e que, portanto, o uso de máscaras continua sendo uma ótima opção para quem quer se proteger do Coronavírus e de suas variantes.

Foto: Tóia Oliveira

Respeito ao público. O lado positivo desse primeiro evento com a desobrigação do uso de máscaras realizado no Teatro Ademir Rosa no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis neste sábado (12.03) , mostra o quão responsável é a produção da Camerata, cujo cuidado com o público aconteceu desde o primeiro momento com a cobrança da carteira de vacinação e carteira de identidade. A maioria das pessoas chegou ao CIC ainda com a máscara no rosto, mas ao adentrar no local do espetáculo e tomar o seu lugar na plateia, grande parte das máscaras foram guardadas e, depois de quase dois anos, o sorriso no rosto dos fãs da Camerata foi novamente visto no Teatro.  Cabe observar que, mesmo com o decreto do Governador, os músicos da Camerata permaneceram com a máscara durante todo o tempo, com exceção – mais do que justificada pela função que exercem no evento – dos cantores, cantoras e do maestro Jefferson Della Roca sinal de respeito ao público e do profissionalismo na execução de cada projeto.

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }