Aos 13 anos, Meri Mion teve seu bolo de aniversário roubado por soldados americanos em combate contra nazistas na região do Vêneto, na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial, enquanto esfriava na janela. Ontem, 28, ao completar 90 anos, e 77 anos depois do roubo, o Exército do EUA devolveu o bolo, durante uma cerimônia junto a militares, moradores e autoridades locais.
Um vídeo divulgado pelo exército mostra a já idosa Mion enxugando as lágrimas de emoção ao receber a “compensação” enquanto, ao redor, cantava-se “Parabéns para você” em italiano e em inglês.
Durante a cerimônia, o coronel Matthew Gomlak, comandante da guarnição do Exército dos EUA na Itália, revelou que pouco antes daquele aniversário de 13 anos, a menina Mion se escondeu com a mãe no sótão, na fazenda delas, dos combates que estavam próximos.
Na manhã seguinte, sua mãe fez o bolo. Mas “sua felicidade se transformou em decepção mais tarde, quando os engenhosos soldados americanos fugiram com [ele]”, disse.
O coronel ainda falou sobre os combates em 1945 entre as forças americanas e alemãs no Corso San Felice e Fortunato, em Vicenza. Ele disse que ao menos 19 soldados dos EUA foram mortos ou feridos, e vários tanques destruídos nos combates. Os moradores locais foram calorosos com os soldados, ofereceram pão e vinho às tropas. Segundo o coronel Gomlak, “essa recepção calorosa do povo de Vicenza continua até hoje”.
Com informações do G1.