No último fim de semana, em Lages, o PT de Santa Catarina se reuniu para que o deputado estadual Fabiano da Luz assuma oficialmente a presidência do partido.
O evento aconteceu no Centro Serra e reuniu 500 filiados, sendo 400 delegados e outros 100 convidados. Todas as regiões do estado estiveram representadas e o evento terminou no domingo, 14, com um almoço de confraternização.
O cargo foi passado pelo ex-presidente Décio Lima, que completou oito anos no comando do Partido dos Trabalhadores aqui no Estado.
Quando Décio assumiu o comando estadual do PT, em 2016, o partido contava com 121 diretórios constituídos. Ao encerrar sua gestão, ele entrega o comando do PT catarinense com 245 diretórios municipais, dobrando a base inicial e consolidando a presença do partido em todas as regiões do Estado.
Em 2022, Décio Lima foi candidato ao governo de Santa Catarina e, pela primeira vez, levou o PT ao segundo turno em uma eleição estadual.
No seu discurso, Décio, que foi quem indicou Fabiano da Luz para a sua sucessão, disse que o processo eleitoral do partido reafirmou a unidade interna e garantiu a continuidade de um projeto de fortalecimento partidário.
“Nós somos a pauta do amor, do afeto, da solidariedade e da inclusão. Temos que fazer o debate e mostrar quem efetivamente está entregando para o povo catarinense”, afirmou o presidente do Sebrae.
Já de olho na eleição de 2026, Lima fez questão de citar obras que, segundo ele, foram investimentos do Governo Federal. “Quem fez o contorno viário? Quem está conduzindo as obras estruturantes? Quem salvou o Porto de Itajaí? Quem ampliou as redes públicas de saúde e de educação? Essas entregas são do governo do presidente Lula, e essa é a narrativa que precisamos levar ao povo catarinense, com base na verdade e no ambiente econômico”, afirmou.
De forma unânime, o nome de Décio Lima foi indicado para a disputa majoritária em 2026 em Santa Catarina. A expectativa é de que a ampliação da base municipal, a unidade interna e o alinhamento com o governo de Lula fortaleçam o projeto nacional e estadual da legenda.
Para a eleição do ano que vem, o projeto do PT é apresentar candidaturas competitivas, reforçando a postura de partido mais importante do da esquerda no Brasil.
Décio Lima, que atualmente ocupa o cargo de presidente nacional do Sebrae, já foi vereador e prefeito por duas gestões em Blumenau, foi deputado federal por três mandatos e foi candidato ao Governo do Estado em duas eleições.



















