14.4 C
fpolis
14.4 C
fpolis
quarta-feira, 18 maio, 2022

FABULA NA PANDEMIA

Últimas notícias
FABULA NA PANDEMIA
foto divulgação FABULA LIVE – os sócios Eugenio Neto e Cristiano Vicenti

Estar no lugar certo no momento certo, quem já não leu ou ouviu essa frase. A pandemia foi o lugar e a hora da estratégia para a criar a FABULA LIVE, que hoje possui três centros de operações em Santa Catarina e São Paulo. Os criadores, Eugenio Neto e Cristiano Vicenti, perceberam o momento e se lançaram no desafio dos eventos online, acreditando no momento e nas oportunidades. Deu certo, comemoram ainda em plena pandemia o resultado do investimento e da ousadia.

Em maio de 2020, Eugênio Neto e Cristiano Vicenti, os dois com mais de 20 anos de experiência em eventos e vídeos, realizaram a primeira transmissão da FABULA LIVE, direto de Florianópolis. Um ano depois, já alcançaram cerca de 3 milhões de pessoas através dos eventos virtuais, que eles denominaram de “Método Fabula” de oferecer transmissão digital. Não deixaram de lado os eventos presenciais, muitos são híbridos, de acordo com as condições de segurança sanitárias.

A FABULA fez sua estreia na pandemia, em meio ao caos em muitos negócios, segurou a barra e garantiu a realização de mais de 200 eventos até aqui, uma grande jornada em favor do trabalho de muita gente do setor.

A expectativa no momento é para o Prêmio Live 2021, a FABULA LIVE concorre na categoria Fornecedor do Ano, Estúdios e Técnica. A premiação será no dia 13 de agosto, em São Paulo.

 

MÚSICA FEITA POR MULHERES E OBRAS SERTANEJAS

Passado o evento teste científico, a Camerata Florianópolis anuncia os novos planos. Confiante no controle da pandemia, o maestro Jefferson Della Rocca vai tirar da gaveta alguns projetos que foram guardados quando o coronavírus chegou. A ideia é que os eventos sejam presenciais, pensando em grandes produções, que são possíveis apenas em teatros, com toda estrutura necessária. Até lá, segundo o maestro, as lives continuam, e se for caso, os eventos podem ser híbridos.

São quatro os novos projetos em destaque: música erudita e seus clássicos, incluindo jazz e musicais da Disney (estes devem ser ainda nas lives). Outro projeto é sobre o samba, dentro do contexto de valorização da música popular brasileira. O terceiro projeto, que ainda não tem nome definido, pode ser Divas ou Elas, e vai destacar 13 nomes, com foco em composições inéditas feitas por mulheres e interpretadas por elas. E o quarto projeto, também relacionado à música brasileira, é um especial de releitura da música sertaneja, desde a raiz do gênero, até os compositores e intérpretes contemporâneos. A música será sertaneja, mas com arranjos e estética musicais dentro do que faz a Camerata.

Sobre o evento científico, realizado na última quinta-feira, o resultado sanitário ainda não saiu, mas foi sucesso na volta do primeiro evento público oficial e presencial em Santa Catarina.

A apresentação da Camerata Florianópolis reuniu mais de 500 pessoas no teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, todas com o esquema de vacinação completo. O maestro Jefferson Della Rocca diz que a experiência mostrou que eventos controlados podem avançar na retomada  das atividades presenciais do setor cultural e que muitos cuidados e protocolos podem ser incorporados aos eventos depois da pandemia.


foto divulgação Camerata Florianópolis – maestro Jefferson Della Rocca


foto TOIA OLIVEIRA/Camerata Florianópolis        

 

NÃO PARE DE SONHAR

Respeito, igualdade,direitos, liberdade, diversidade, amor e solidariedade são algumas das muitas palavras que hoje ecoam por todos os lados, num grande movimento que expressa a procura de dignidade para todos. 

Essa foi a inspiração das designers de interiores Gabriela Dutra e Vanessa Buonomo para criar o projeto “A Trajetóriah”, um caminho a ser percorrido na CASACOR SC.

A trajetória começa numa placa de trânsito, igual aquelas que a gente vê nas ruas ,”PARE”. Está logo na entrada da mostra, num sinal que precisamos parar e pensar na vida enquanto mundo.

Os corredores e escadas foram transformados em galerias, diversos artistas plásticos exibem suas criações, cheias de cor, leveza, natureza, crochê, tricô, origami e muitas outras formas de arte, num astral de beleza, harmonia e o valor da essência humana em tempos de pandemia.

No percurso, há sempre uma mensagem para as reflexões que podemos fazer sobre as mudanças e adaptações em tempos de pandemia,verdadeiros caminhos que sugerem transformação de lares em lugares mais humanos.  

A CASACOR SC 2021 prossegue até o dia 29 de agosto.


Designers de interiores Vanessa Buonomo e Gabriela Dutra, sócias da INFINITAH PROJETOS/
foto LIO SIMAS


foto  LIO SIMAS/“NÃO PARE DE SONHAR”

 

ABUSADO NAS ALTURAS

Na semana passada mostrei aqui a nova atração de São Paulo, o Sampa Sky, o visual glass da metrópole, no edifício mais alto da cidade.

E nessas dicas de lazer, aventura e adrenalina em lugares onde o visual é visto de plataformas de vidro, destaco hoje o SkyGlass Ferradura, em Canela, no Rio Grande do Sul.

O empreendimento planejado para entrar em operação antes da pandemia, teve que ser suspenso e aos poucos aberto ao público, dentro dos critérios sanitários.

A estrutura, toda em aço e vidro, oferece vista completa do Vale da Ferradura, com praça de alimentação e lojas.

O visitante poderá apreciar o visual caminhando por cima do vidro ou pelas cadeiras instaladas num monotrilho, que pelo desafio imposto e o frio na barriga, recebeu o nome de “Abusado”.

Outra atração do parque é o Memorial do Ferro de Passar, reunindo cerca de 300 peças, que mostram a linha do tempo do utensílio doméstico ao longo da história.

E já tem registros românticos acumulados. Uma das cenas mais vistas no corredor de vidro são os constantes pedidos de casamento nas alturas.


 
Fotos divulgação SKYGLASS    Canela/RS

Se você conhece um lugar diferente e quer divulgar, mande fotos e informações. Os contatos estão lá no final da coluna.

 

EM AÇÃO

+ Após quatro adiamentos, em função da pandemia, o concurso de comida de botecos está de volta, em Floripa e São José. Este ano, leva o nome de “Salve os Butecos”, numa referência aos problemas enfrentados pela pandemia e vai atender o público de duas formas: os petiscos podem ser retirados nos botecos ou pedidos via delivery. O objetivo do “Salve os Butecos” é ajudar a gerar fluxo de caixa para os estabelecimentos, para que possam se reerguer. Segue até o dia 22 de agosto e mais informações no site www.comidadibuteco.com.br, inclusive sobre a forma de votar no concurso. Na próxima quarta a coluna vai falar mais sobre esse importante evento de estímulo aos “butecos”.

+ Chega este mês ao mercado brasileiro a primeira cerveja totalmente produzida com ingredientes regionais. A TodaNossa (assim tudo junto), é a marca da cerveja que será lançada pela Ambev e Lohn Bier com ingredientes produzidos através do Projeto Fazenda Santa Catarina. O lúpulo, um dos principais componentes das cervejas, vem da agricultura familiar da Serra catarinense e a cevada, plantada no meio-oeste, transformada em malte no vale do Itajaí. A meta é envolver 200 famílias no cultivo dos ingredientes da cerveja nos próximos cinco anos. Em setembro, cerca de dois mil litros da TodaNossa serão engarrafados e comercializados para todo o Brasil pelo Empório da Cerveja e pela Cervejaria Lohn Bier.

+ A Setur, Secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Floripa acaba de lançar o Plano de Promoção ao Turismo de Florianópolis. Estão previstas mais de 50 ações para estimular o setor enquanto durar e depois da pandemia. As frentes de atuação são voltadas para as estratégias digitais, com foco no turismo de lazer e negócios, relacionamento com os operadores de turismo e presença nos eventos do setor. O lançamento do plano marca também a chegada de uma nova companhia aérea, a ITA, operando no Aeroporto Internacional de Florianópolis.

+ Operadoras de planos de saúde emitiram alerta para os clientes sobre os golpes dos boletos enviados por SMS. Segundo as operadoras, programas de computador geram boletos falsos com a mesma identidade visual dos planos de saúde e com valores idênticos ou parecidos com os boletos verdadeiros. A recomendação das operadoras é que os usuários baixem seus boletos via celular, diretamente no aplicativo do plano de saúde contratado. E não custa lembrar, tudo que chega por SMS merece extremo cuidado, a maioria das mensagens pode ser golpe ou conter vírus.

+ A Fundação Cultural BADESC exibe a exposição “Pedra-Carne”, de Meg Tomio Roussenq, com peças feitas pela artista catarinense nos últimos 10 anos. A mostra apresenta trabalhos fortes, impactantes e carregados de metáforas sobre a vida, seu peso e suas transformações. São quatro temas, Pedra, Carne, Carnificina e Florescer. A exposição pode ser vista até 1 de outubro, de terça a sábado, das 13 às 18 horas e segue os protocolos sanitários, com entrada gratuita.

+ Aprovada por unanimidade, a Declaração de Roma é uma grande esperança para a cultura mundial. Os ministros da cultura do G20, o grupo de países das maiores economias do mundo, aprovaram o documento que tem 32 pontos a favor dos trabalhos pela cultura. Um dos principais é o papel da cultura na criação de soluções para enfrentar as mudanças climáticas, porque tudo está interligado.

 

Até a próxima semana, ainda impactado com o incêndio na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, mais cinzas na memória cultural do Brasil. No lado bom, a reabertura do Museu da Língua Portuguesa, também em São Paulo.

Anselmo Prada
Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com, WhatsApp (48)99163-6710 e Instagram @anselmoprada.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Queda de avião que matou 132 pessoas na China foi intencional

O acidente com um Boeing 737-800, da China Eastern Airlines, que levava 132 pessoas a bordo e que caiu...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }