21 C
fpolis
20.6 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid

Últimas notícias
Facebook e Instagram removem 1 milhão de publicações falsas sobre covid
Pixabay

O Facebook e o Instagram informaram nesta quinta-feira, 11, que removeram mais de 1 milhão de posts, comentários e stories das plataformas no Brasil devido a desinformação sobre a Covid-19 desde o início da pandemia. Em todo o mundo foram 20 milhões de conteúdos removidos das plataformas.

Segundo a empresa, os conteúdos são excluídos quando podem colocar em risco a vida das pessoas, como declarações negando a existência da pandemia e anúncios de que a vacina causa morte.

O Facebook informou também que no Brasil, mais de 76 milhões de pessoas já acessaram a COVID-19: Central de Informações, um espaço dentro da plataforma para desmistificar boatos e fornecer dicas de prevenção da doença, além de materiais de apoio à saúde emocional.

“Nosso trabalho de combate à desinformação envolve ainda parcerias com agências independentes de verificação de fatos, para conteúdos falsos que não violam nossas políticas de danos no mundo offline. Quando um post é marcado como falso por uma agência de verificação de fatos parceira, seu alcance é reduzido de forma significativa, ou seja, menos pessoas encontrarão aquele conteúdo. Além disso, é adicionado um rótulo sobre a postagem para alertar aqueles que ainda assim virem o conteúdo marcado falso”, destaca a Meta, dona das redes sociais.

No Brasil, as parceiras são Agência Lupa, Aos Fatos, AFP e Estadão Verifica.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Asteroide de quase 2 km se aproxima da Terra nesta sexta

Um gigantesco asteroide chamado 7335 (1989 JA), com cerca de 1,8 km de diâmetro, vai passar “relativamente perto” da...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }