Setembro 15, 2021

Facebook isenta celebridades de cumprir regras da rede

Facebook isenta celebridades de cumprir regras da rede
Reprodução/Divulgação

O Facebook mantém um grupo de usuários, que inclui celebridades e políticos, fora das regras de conduta da rede social, de acordo com reportagem publicada pelo Wall Street Journal e divulgada pela Folha de São Paulo.

São cerca de 5,8 milhões de usuários, segundo documentos. Chamado de XCheck, o sistema poupa esses usuários de algumas ou, em certos casos, de todas as regras que se aplicam aos demais usuários. O programa está em vigor desde 2019.

Entre a lista de privilegiados estavam, por exemplo, Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, que acabou banido posteriormente, e o jogador brasileiro Neymar Jr.. O próprio Mark Zuckeberg também integra a lista.

O jornal americano afirma que esse programa, por exemplo, permitiu a Neymar postar fotos íntimas da mulher que o acusou de estupro. Milhões de seguidores puderam ver as fotografias, em que ela aparecia nua, por mais de um dia, antes que fossem deletadas. Procurado, um porta-voz de Neymar disse ao jornal que o atleta segue as regras da rede social.

Alguns desses usuários, segundo a reportagem, não seriam passíveis de punições em casos de violações das regras de conduta da rede, como postagens que fazem assédio e incitação à violência.

Um porta-voz do Facebook afirmou que críticas ao XCheck são justas, acrescentando que o sistema foi desenvolvido para "criar uma etapa adicional para que possamos aplicar adequadamente regras de conteúdo que poderiam exigir mais compreensão".

O mesmo interlocutor disse que a companhia está trabalhando para acabar com essa prática e que muitos dos materiais obtidos pelo jornal americano são "informações desatualizadas, costuradas para criar uma narrativa que ignora o ponto mais importante: o próprio Facebook identificou os problemas e tem trabalhado para resolvê-los".

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Onze 8

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!
Servidor.in 3