Março 05, 2021

Facebook lança movimento para apoiar empreendedoras na pandemia

Facebook lança movimento para apoiar empreendedoras na pandemia

Com o objetivo de apoiar o fortalecimento e sobrevivência de negócios liderados por mulheres no Brasil e na América Latina, o Facebook lança hoje, 5, o movimento #CompreDelas . A iniciativa, cujas ações se estenderão ao longo de todo o mês da mulher, propõe a realização de ações de apoio divididas em três frentes: visibilidade, empoderamento e educação e boas práticas.

A iniciativa acontece em um momento desafiador, em que as barreiras enfrentadas por empreendedoras mulheres têm sido ainda maiores, já que, dentre outros fatores, elas ainda viram intensificadas suas rotinas ligadas ao trabalho doméstico, muitas vezes acumulando aos afazeres profissionais os cuidados com a casa, crianças fora da escola e familiares doentes.

Segundo a pesquisa Global State of Small Business, conduzida pelo Facebook em parceria com a OCDE e Banco Mundial entre Julho e Novembro de 2020, 23% das empreendedoras mulheres pesquisadas reportaram ter gastado pelo menos seis horas por dia em atividades domésticas e cuidados com a família, em comparação a 11% dos empreendedores homens. As pequenas empresas lideradas por mulheres na América Latina ainda apresentam 11 pontos percentuais a mais de chance de fecharem quando comparadas a empresas lideradas por homens.

Nesse contexto, a frente de visibilidade tem como objetivo o estímulo direto ao consumo de negócios liderados por mulheres. Por meio de uma campanha que reforça o impacto transformador que qualquer pessoa pode ter na vida de uma mulher ao privilegiar a compra de pequenas empreendedoras, o movimento buscará estimular a conversa sobre o tema no Instagram e Facebook por meio da criação e disponibilização de figurinhas e adesivos temáticos e com a distribuição de lambe-lambes com o mote #CompreDelas por estabelecimentos liderados por mulheres de cidades de São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México.

A ação busca chamar a atenção para a ideia de que, quando uma mulher tem autonomia e independência financeira, ela tem mais poder de decisão nos aspectos sociais e econômicos da vida, causando um impacto nos âmbitos individuais e coletivos à medida que atinge a vida de outras mulheres e de suas comunidades.

Já na frente de empoderamento, a iniciativa garantirá descontos e ofertas negociadas com empresas parceiras exclusivamente para mulheres empreendedoras. O Santander devolverá 2/3 do valor investido pelas empreendedoras em anúncios na plataforma, comprados com cartão de crédito do banco de 8/3 a 31/3. O valor será devolvido no próprio cartão em forma de cashback (limitado a R$ 100 por pessoa), possibilitando aumento significativo no alcance dos produtos promovidos pelas empresas beneficiadas.

A Intuit Quickbooks oferecerá desconto de 70% nos três primeiros meses do plano Plus do software de gerenciamento financeiro para micro e pequenas empresas. E a Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, ainda oferecerá gratuidade no primeiro mês e desconto de 50% no segundo mês para as mulheres montarem a sua loja virtual.

Além disso, as empreendedoras terão acesso a orientação prática sobre como usar as plataformas do Facebook para promover seus negócios por meio dos conteúdos do Impulsione com Facebook. A adesão ao programa de benefícios e descontos é aberta a empreendedoras de todo o Brasil mediante cadastro no site dos próprios parceiros, com links disponíveis no site da campanha #CompreDelas .

O movimento #CompreDelas ainda promoverá uma série de eventos de educação e boas práticas, disponibilizados de maneira gratuita ao público em geral, por meio de transmissões na Página do #ElaFazHistória e do Facebook para Empresas 

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!