Junho 18, 2018

Facebook tem sido menos usado como meio de informação

Facebook tem sido menos usado como meio de informação

Uma recente pesquisa do Instituto de Estudos de Jornalismo da Reuters aponta que o uso do Facebook para a leitura de notícias começou a cair, principalmente entre os mais jovens. A rede social vem sendo substituída por aplicativos de mensagens, em especial o WhatsApp.

O uso da maior rede social do mundo para notícias caiu em média, de 42% para 36%, segundo o estudo “2018 Digital News Report” , que ouviu cerca de 74 mil pessoas, entre 18 e 55 anos, em 37 países. No Brasil, dentro de uma amostra urbana, o uso da rede social norte-americana para leitura de informação noticiosa caiu 17 pontos percentuais de 2016 a 2018, fixando-se em 52% no momento.

Por outro lado, apps de mensagem têm visto um crescimento no uso como fonte de notícias, algo notadamente claro no Brasil, onde 48% dos consultados afirmaram usar o WhatsApp para se informar. Outros países que também usam bastante o app para se informar incluem Malásia (54%), Espanha (36%) e Turquia (30%). A ascensão tem sido constante no mundo, indo de 10% para 14% entre 2016 e 2018. 

A queda do Facebook, revela o estudo, tem muito a ver com as próprias políticas de priorizar conteúdos de amigos em detrimento das páginas de notícias. Além disso, o escândalo sobre os dados dos usuários da rede social, que eram usados irregularmente com fins políticos, levou muitas pessoas no mundo todo a abandonarem a rede social e passarem mais tempo no WhatsApp e Instagram, embora ambos sejam propriedade do Facebook.

Tags:
web
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários