Facebook tem sido menos usado como meio de informação

Uma recente pesquisa do Instituto de Estudos de Jornalismo da Reuters aponta que o uso do Facebook para a leitura de notícias começou a cair, principalmente entre os mais jovens. A rede social vem sendo substituída por aplicativos de mensagens, em especial o WhatsApp.
O uso da maior rede social do mundo para notícias caiu em média, de 42% para 36%, segundo o estudo “2018 Digital News Report” , que ouviu cerca de 74 mil pessoas, entre 18 e 55 anos, em 37 países. No Brasil, dentro de uma amostra urbana, o uso da rede social norte-americana para leitura de informação noticiosa caiu 17 pontos percentuais de 2016 a 2018, fixando-se em 52% no momento.
Por outro lado, apps de mensagem têm visto um crescimento no uso como fonte de notícias, algo notadamente claro no Brasil, onde 48% dos consultados afirmaram usar o WhatsApp para se informar. Outros países que também usam bastante o app para se informar incluem Malásia (54%), Espanha (36%) e Turquia (30%). A ascensão tem sido constante no mundo, indo de 10% para 14% entre 2016 e 2018.
A queda do Facebook, revela o estudo, tem muito a ver com as próprias políticas de priorizar conteúdos de amigos em detrimento das páginas de notícias. Além disso, o escândalo sobre os dados dos usuários da rede social, que eram usados irregularmente com fins políticos, levou muitas pessoas no mundo todo a abandonarem a rede social e passarem mais tempo no WhatsApp e Instagram, embora ambos sejam propriedade do Facebook.