22.5 C
fpolis
22.5 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Facisc é favorável ao manifesto contra a nova portaria do Ministério do Trabalho

Últimas notícias

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) publicou uma nota na sua rede social apoiando o manifesto contra a Portaria 3.665 anunciada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Segundo o texto da nota, os empresários catarinenses estão muito preocupados com a repercussão e com o que pode acontecer com a revogação dos dispositivos da Portaria nº 671, de 8 de novembro de 2021, que condiciona o trabalho do comércio aos domingos e feriados somente depois da celebração de convenção coletiva com os sindicatos e aprovação nas Câmaras de Vereadores das cidades.

A Facisc diz que essa medida afetará o desempenho econômico do Brasil e inevitavelmente colocará em risco milhões de empregos diretos e indiretos, contrariando, ao menos em tese, o objetivo de preservação pretendido.

Na nota, a Facisc, como maior representante do setor produtivo catarinense, convocou os demais representantes do Sistema a também aderirem ao manifesto.

A portaria 3.665 foi assinada no dia 13 de novembro pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho (PT), e publicada no dia 14 no Diário Oficial da União, véspera da Proclamação da República.

A portaria 671 que foi alterada, tinha sido assinada pelo então ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (PL), e liberava de forma irrestrita e permanente o trabalho em feriados e aos domingos para setores como o de supermercados, hipermercados e feiras livres, englobando mais de 70 categorias.

Veja a nota publicada pela Facisc:

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Jogos desta quinta: saiba onde assistir e horários

Jogos desta quinta-feira, 30 de novembro de 2023 12h - Al Abha x Al Ahli - Campeonato Saudita - BandSport...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }