11.2 C
fpolis
10.9 C
fpolis
domingo, 22 maio, 2022

Fake News não é liberdade de expressão

Últimas notícias
Fake News não é liberdade de expressão
Reprodução/Web

Liberdade de opinião é um direito, mas contar uma mentira e dizer que é livre expressão é uma distorção. À medida que a crise aumenta, da saúde à institucional, surgem mais desvios no uso dos espaços editoriais na tentativa de turvar nossa atenção. E não é só na internet.

O campeão da semana, capaz de estimular a vergonha alheia, foi Alexandre Garcia. Ele disse na CNN, em um programa matinal que ainda lhe resta na TV, que “segundo estatísticas, jovens não precisam tomar a segunda dose da vacina”. Um minuto depois, o canal desmentiu o comentarista em nota dizendo que ele não expressa a opinião da emissora.     

A pergunta que ainda não tem resposta é porque a CNN mantém o jornalista que diariamente dissemina fake News. Um canal que se diz líder em independência não deveria se sujeitar ao retrocesso de mentiras travestidas de opinião.

 

Tem outros

Não é só Alexandre que destoa. A menor distração e a gente leva um susto diante de opiniões controversas. As pautas são as mesmas geradas nos gabinetes do ódio em Brasília. Ofender os juízes do STF, por exemplo.

Esses ventríloquos, no entanto, fazem barulho apenas para uma minoria porque falta a eles audiência e credibilidade.

 

Avaí

O fato que mais chamou atenção na crônica esportiva da semana passada foi o protesto dos jogadores do Avaí. Eles fizeram um pacto de silêncio devido ao atraso dos salários e dos direitos de imagem.

As emissoras de rádio tratam exaustivamente o assunto, o que não deixa de ser estranho: nenhum repórter apareceu para acompanhar treinos. Ou seja, mesmo que os jogadores falassem não seriam ouvidos.

 

Reportagem

Há um grande vazio na reportagem esportiva no rádio. A CBN Diário não tem nenhum repórter esportivo ou de geral. A Guarujá ainda tem Cristian de Los Santos, que pelo menos tem ido aos estádios ver os jogos das cabines.

A pandemia serve de desculpa para encobrir a desconsideração com a função básica do jornalismo, responsável por testemunhar fatos e cultivar fontes em busca da melhor informação.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

AlmapBBDO e Getty Images lembram conquista histórica das mulheres nos esportes

Em 2022, os EUA celebram 50 anos de “Title IX”, lei que mudou a história do esporte feminino americano,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }