10.5 C
fpolis
10.5 C
fpolis
quinta-feira, 18 agosto, 2022

FAM 2022 tem segundo maior número de inscritos em 26 anos de história

Últimas notícias

O Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul — FAM faz história na capital catarinense desde 1997 e, em sua 26ª edição, não foi diferente: o FAM 2022 é o segundo com o maior número de inscrições recebidas. Foram 1.124 filmes inscritos, distribuídos para oito (de nove) categorias que o Festival terá esse ano, marcado também pela volta ao presencial.

De acordo com a diretora de programação da Panvision, Marilha Naccari, é uma grande responsabilidade voltar ao presencial, e o FAM leva muito a sério essa volta em todas a instâncias: social, saúde pública, economia local, estrutura do projeto, qualidade do trabalho desenvolvido pela Panvision e de toda a vontade e demonstração de competência da equipe.

“Temos a grande felicidade de termos mantido o FAM nos dois últimos anos sem alteração de data, com toda a nossa programação. A gente sabe que sempre tem que estar mudando porque o mundo está sempre mudando, e vamos primar este ano! Estamos centrados na curadoria para uma seleção restrita em que estamos trabalhando a comunicação com o público, pois tivemos uma inscrição ampla e equilibrada entre as mostras, com um grande número de inscrições de curtas-metragens, que ano passado foi restrita a convite, mostrando também a nossa tradição em curta-metragem; e seguimos fortes com a nossa mostra ligada ao mercado de coprodução WIP”, afirma.

Ao todo, representantes de 28 países submeteram seus filmes para a edição deste ano do Festival, sendo que 17 deles fazem parte de coproduções. O Brasil lidera como o país com o maior número de inscritos, seguido da Argentina, Colômbia e Chile.

A Mostra Curtas (Mercosul e Catarinense), tradicionalmente é a que mais recebe inscrições, no ano passado as obras representantes do Mercosul, vieram por convite, esse ano, volta a ser por seleção. Mais de 700 produções foram inscritas com grande diversidade na participação de países. Na Mostra Longas (DOC e Ficção), foram inscritas 127 produções. Na Mostra Especial Lei Aldir Blanc, 55 inscrições foram realizadas.

Além disso, a Mostra Work In Progress, ligada ao Mercado Audiovisual, recebeu 35 inscrições. A Mostra Infantojuvenil recebeu 60 obras e a Mostra Videoclipes 47. Em breve a Associação Cultural Panvision, realizadora do evento, abre também as inscrições para o Rally Universitário Floripa, que reúne estudantes da área da Comunicação, Cinema e Audiovisual de todo o Mercosul em uma maratona cinematográfica.

Os filmes inscritos agora passarão pela curadoria do Festival e, em breve, as obras selecionadas serão divulgadas. As atualizações sobre o FAM 2022 você encontra no site www.famdetodos.com.br/.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Padre exige que fiéis cobrem os vereadores por descaso do prefeito com a igreja católica

No último final de semana o padre Alessandro da Igreja Católica de Nossa Senhora dos Navegantes, da cidade de...