A Black Friday deste ano irá registrar um crescimento estimado de 12% no faturamento em relação ao evento de 2022. O período que abrange a data promocional, de quinta-feira (23/11) a domingo (26/11), será marcado por uma elevação considerável nas vendas online, com o número de pedidos aumentando entre 7% e 11%.
Estes são alguns dos principais dados revelados pelo Relatório “Estratégias e Expectativas para a Black Friday 2023”, divulgado pela Neotrust, empresa de soluções de inteligência com uma das maiores bases de dados do e-commerce brasileiro.
O relatório foi produzido com base em dados coletados continuamente com mais de 2500 varejistas online de todo o país, incluindo os maiores varejistas do País que são clientes da Neotrust. A CONFI, empresa da qual a Neotrust faz parte, realiza monitoramentos mensais detalhados da evolução do cenário de e-commerce no Brasil, abrangendo uma média diária de 1,5 milhão de pedidos.
“Os dados de pesquisa apresentados no Relatório da Neotrust refletem o comportamento dos consumidores do comércio eletrônico brasileiro e é utilizado como base de dados por todo o mercado“, explica o Head de Vendas da Neotrust, Luis Otavio Cambraia.
O relatório indicou também que 54% dos entrevistados têm a intenção de antecipar suas compras de Natal durante o evento. No ano anterior, esse número representava apenas 27% das intenções. As categorias que mais terão impacto na queda de preços neste ano são as de roupas e calçados, perfume, maquiagem, cosméticos, chocolates e doces.
Descontos e frete grátis são os principais motivadores para compras não planejadas
Ainda segundo o relatório da Neotrust, 67% dos brasileiros afirmam que a Black Friday é uma das datas mais esperadas do ano no varejo, sendo que 52% dos entrevistados planejam comprar durante o evento deste ano, em comparação com 60% no ano anterior. Entre os compradores em potencial, 77% têm expectativas altas ou muito altas para as ofertas deste ano.
Quanto aos fatores que influenciam a decisão de compra, 67% dos entrevistados citam descontos nos produtos acima de 50%, enquanto 47% mencionam frete grátis como os principais motivadores para fazer compras não planejadas.