18.6 C
fpolis
18.6 C
fpolis
quinta-feira, 26 maio, 2022

Feliz Avatar Novo

Últimas notícias
Feliz Avatar Novo

Mark Zuckerberg abriu as previsões dizendo que o Facebook irá operar no metaverso. E Bill Gates foi na mesma linha se referindo as funções que um dia serão executadas por avatares.

Imediatamente me veio à cabeça a visão de um avatar apresentando o Jornal Nacional no lugar do William Bonner.

E mais, um avatar editor revolucionando o tipo de notícias que o jornal veicula. Quem sabe esses seres criados na nuvem sejam a solução para recuperar o JN que perde telespectadores a cada mês porque não se renova. Em tempos de alto consumo de internet e inúmero serviços de informação online, o principal jornal da TV brasileira não apresenta notícias novas. Hoje é um repeteco e definha.

Assim ocorre com outros espaços de notícias em todas as emissoras. Não há nada de novo front. Pautas investigativas, inovadoras, grandes reportagens…

Se a Televisão não começar a ser renovar em 2022, a perda de audiência irá se agravar fortemente. Antes dos avatares estarem disponíveis.

Nas grandes redes, a Globo vai continuar a dolorosa diminuição de tamanho, demitindo talentos e abrindo mão de eventos, buscando prioritariamente pagar suas dívidas, incluindo inúmeros e onerosos processos trabalhistas.

No SBT o desafio é substituir Silvio Santos, que aos 91 anos não tem mais o pique para comandar seus programas. E a filha não tem carisma para substituir o pai. Mas já era sabido. O que não se sabe é se a rede está mesmo à venda por 1 bilhão de reais como alguns blogs especializados já informaram.

A Record vai continuar surfando sem problemas financeiros enquanto a Igreja Universal estiver saudável. Nada indica que o ano não será bom, mesmo que o produto não seja um campeão de audiência.  

Quem vai continuar sofrendo grandes perdas é o rádio regional. Ele também precisaria de um avatar que entendesse do produto e o tirasse do buraco onde os alienígenas o meteram. O rádio ganhou oportunidade com a veiculação em redes sociais, mas envelheceu no produto e perdeu conteúdo. Os debates esportivos são sempre o mesmo do mesmo, as jornadas mornas e óbvias, sem repórteres e sem informação. Notícias são geralmente copiadas da internet, ou seja, dé jàvu.

As rádios musicais, por outro lado, vão sofrer muito mais com o avassalador incremento dos serviços de streaming, como Spotify e Apple Music, entre tantos outros. Tudo indica que elas terão um mau 2022.

Os serviços de streamimg vão continuar cada vez mais avançando sobre todas as mídias. Está para surgir um grande produto que englobe o que outras mídias fazem, em termos de serviço instantâneo. Tudo estará concentrado ali, prescindindo de rádio e TV, por exemplo, quase que definitivamente.

Na comunicação em si, tudo indica que os velhos ídolos continuarão em alta. Tem a volta prevista do Faustão na Band, cuja saída da Globo abriu espaço para recuperar das cinzas Marcos Mion. Um velho ídolo poderá se despedir em novembro na Copa do Qatar: Galvão Bueno, que promete deixar a narração, mas isso ele já fez outras vezes.

O que precisamos pedir para 2022? Proteção de santos e orixás para nos livrar das mensagens robotizadas sobre eleições. De robôs bastam alguns candidatos.

E ainda sobre eleições, me pergunto quando poderei votar em um avatar para presidente?

Feliz Ano Novo.  Ou Feliz Avatar Novo.

Claiton Selistre
Publisher, colunista e owner do Portal Making Of, é jornalista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi diretor de Jornalismo por 25 anos da RBS TV, TVCom e Rádio CBN/Diário, além de coordenador do comitê editorial da RBS em Santa Catarina. Antes atuou na Rádio e TV Gaucha do grupo RBS e em redações de jornal, rádio e tv do grupo Caldas Jr. em Porto Alegre. Foi também repórter da na Sucursal do Jornal do Brasil. Planejou e Coordenou coberturas multimídia nas Copas do Mundo de Futebol na Alemanha, Argentina, Espanha, México, Itália, Estados Unidos, França e Japão/Coréia. Dirige a Making of há sete anos.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Protocolado o pedido de reunião extraordinária da executiva do MDB

Pouco antes das 15h, desta quinta (26), chegou à executiva do MDB, na sede do Diretório Estadual, em Florianópolis,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }