Dia 10 de maio, às 19 horas, vai acontecer com exibição gratuita o lançamento do documentário “Em Obras” sobre a reforma da ponte Hercílio Luz, de Florianópolis. O lançamento aconteceria inicialmente no cinema do Centro Integrado de Cultura, o CIC, como chegou a ser divulgado, mas houve um contratempo na sonorização do espaço, e o lançamento tem novo endereço, o MESC, Museu da Escola Catarinense, no Centro de Florianópolis.
Assinado pela Contexto Filmes, o curta de 23 minutos apresenta um recorte sobre a restauração da Hercílio Luz entre 2006 e 2019 com entrevistas e detalhes do processo, incluindo prazos e valores.
Após a exibição, uma mesa de debates mediada pelo jornalista Mário Motta vai contar com o Secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano de Florianópolis e a presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos para falar sobre oportunidades e soluções que equilibram tradição e inovação na capital catarinense.
Ao todo, a obra de reforma da ponte Hercílio Luz, cartão postal de Florianópolis, levou três décadas para ser concluída. Envolto a polêmicas e comoção pelo simbolismo da primeira conexão por terra da ilha com o continente, o processo de restauração da maior ponte pênsil do Brasil, com 821 metros, foi acompanhado atentamente não só pelos catarinenses, mas por todo o país. E o período entre 2006 e 2019 é tema do filme “Em obras” que será lançado e debatido em Florianópolis dia 10 de maio, no Museu da Escola Catarinense, MESC, a partir das 19h30.
“O ponto de partida do roteiro foi a assinatura da primeira ordem de serviço para o início da revitalização, em 2006, e a partir dali busquei depoimentos e informações sobre prazos e valores deste contrato levando em consideração a importância histórica e os benefícios da ponte para o turismo e mobilidade urbana”, resume o documentarista Gustavo Zinder.
Ficha Técnica:
Direção e roteiro – Gustavo Zinder
Direção de fotografia e imagens – Jeferson Vieira
Imagens aéreas – Leandro do Amaral
Imagens de arquivo – Zeca Pires e TVAL – Agência Alesc
Edição – Gustavo Zinder e João Ricardo Cararo Lazaro
Montagem – João Ricardo Cararo Lazaro
Direção de arte – Lucas Milk
Finalização – Jeferson Vieira
Trilha sonora – Modernas Ferramentas Científicas de Exploração