Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio, abre o FITA 2023 nesse dia 4 de novembro, às 20h, no teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. O espetáculo do renomado artista, conhecido pelo estilo de manipulação do boneco à vista do público, integra a trilogia sobre o tema velhice Viejos de mi…, apresentado no 10º FITA.
Com classificação para adultos e jovens a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes formas de manipulação e tamanhos – desde maiores que uma pessoa a bonecos manipulados com o pé. Todos velhos, mostram-se como são, não têm dúvidas, resistiram à prova do tempo.
Apresentação terá tradução em LIBRAS. A retirada de ingressos gratuitos será pelo Sympla. A programação começa neste sábado e vai até 19 de novembro, em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado.
Ah, e é tudo gratuito!
*****
*****
Provençal
Os olhos atentos e a sensibilidade do arquiteto Marco Antonio Medeiros permitiram que uma viagem a Provence, no Sul da França, fosse além de um passeio de férias. Ele trouxe tudo o que viu – e o que sentiu – para a nova edição da mostra MAM Design & CO.
O desafio era transportar os ares provençais para um ambiente social com living, sala de reuniões e área externa. Com maestria, ele conseguiu. O ambiente mistura cores, texturas, porcelanas, flores e aromas perfeitamente. O espaço fica na charmosa avenida Trompowsky, em Florianópolis, integrado ao escritório do arquiteto, e pode ser visitado com hora marcada. (Foto Bernardo Salum)
*****
A arte agradece
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação participou com a Artestil, uma das mais tradicionais galerias de arte de Curitiba (PR), de um evento onde a artista Lara Baruzzo apresentou o seu mais recente trabalho, a pintura “São Sebastião Brasileiro” (2,20 x 1,20) que passa a integrar a Coleção Collaço Paulo, um acervo constituído em Florianópolis (SC) que abarca obras do século 15 ao 21 e está disponível a ações de arte e educação.
A primeira parceria entre o Instituto Collaço Paulo e a Artestil consolida o desejo de novas conexões, numa permanente tentativa de ampliar o âmbito das reflexões em torno das artes visuais. (Foto Rafaela Braga)
*****
Escorpiano
Que completa aniversário nesse feriadão de 2 de novembro é nosso amado Luiz Meira. Parabéns, querido! Som, saúde e sucesso sempre!
****
Destaque internacional
O pianista concertista catarinense Pablo Rossi aterrissa em duas importantes capitais europeias na próxima semana, Paris e Londres, para dois recitais solo.
Com extensa carreira internacional, Rossi interpretará seleção de obras de Villa-Lobos, Francisco Mignone, Cyril Scott, Liszt e Schubert, todas com inspiração na natureza. As apresentações serão na Embaixada do Brasil, em Paris, e na Highgate Sessions, uma série de concertos conduzidos por alguns dos principais músicos de câmaras e orquestras do Reino Unido, em Londres.
Pablo é considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros. Com uma carreira internacional consolidada, ele também está na reta final para lançar um projeto de grande relevância para o Brasil. Aguardamos ansiosos! (Foto Rudi Bodanese)
*****
Encontro no combate ao Câncer
Encerrando o Outubro Rosa e dando início ao Novembro Azul, mês importantes na luta e conscientização contra o câncer, a diretora da Amucc, Iriana Koch, e a jornalista Lilian Ribeiro, da Globo, em evento justamente para debater a causa na OAB/SC.
A Amucc (Associação Amigos e União Contra o Câncer) tem uma cartilha atualizada para que os pacientes possam buscar seus direitos durante o tratamento.
*****
FOTONgrafias
Esse é o nome da nova exposição do fotógrafo Danísio Silva, que abre no dia 09/11, no CIC – uma nova leitura imagética sobre como enxergamos e sentimos a fotografia.
Quem conhece o trabalho de Danísio já sabe que vai se deparar com algo inusitado e surpreendente. Quem ainda não conhece vai ter a oportunidade de se deslumbrar com essa leitura proposta pelo fotógrafo.
De acordo com Danísio a exposição traz fotografias que constituem parte de uma pesquisa que vem desenvolvendo, onde propõe outras formas de olharmos e percebermos a fotografia. Ele não pretende uma mudança nos conceitos, mas uma reflexão para debater questões que envolvem novas formas de expansão da consciência, levando a novas formas de percepção do real.
Para o fotógrafo a imagem é uma projeção da mente, da ideia (o idealismo de Platão), ou a representação de um objeto real (o realismo de Aristóteles), mas como a percebemos e a interpretamos dependerá daquilo que trazemos em nosso “banco de memória mental”.
Segundo Danísio, por termos esse “banco”, nosso cérebro de certa forma “acostumou-se” a um nível de percepção “conformista”. Assim, no cotidiano, as imagens chegam à nossa mente e são percebidas de forma “quase mecânica”. Frente a uma imagem nova, sem significado predeterminado, o cérebro sente o estranhamento, e precisa “movimentar-se” sair de sua zona de conforto para compreender aquilo que é novo – e tal processo permite uma “ampliação da capacidade cerebral de perceber”. É com base neste entendimento que Danísio vem realizando uma pesquisa com o propósito de discutir novas formas de se perceber a imagem.
*****