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Flamengo tem a marca mais valiosa do futebol brasileiro

Foto: Divulgação/CRF

O Flamengo segue como a marca mais valiosa do futebol brasileiro, avaliado em US$ 99.9 milhões, de acordo com o Brand Finance Futebol 50 2024, relatório da consultoria Brand Finance. O índice de força da marca do clube teve um declínio marginal de 77,8 para 74,9, mas continua sendo o mais forte entre as marcas do futebol brasileiro.

O Palmeiras desbancou o rival Corinthians e aparece na segunda posição, com um aumento no valor da marca em 9%, alcançando US$85,1 milhões. O São Paulo fecha o TOP 3 avaliado em US$ 55.7 milhões.

Completam o ranking, na ordem, Corinthians (US$ 49,1 milhões), Grêmio (US$ 34,5 milhões), Atlético Mineiro (US$ 34 milhões), Internacional (US$ 31,5 milhões), Fluminense (US$ 30,5 milhões) e Athletico Paranaense (US$ 21 milhões).

“A avaliação das marcas dos cubes de futebol é essencial para o crescimento tanto do time quanto do negócio, pois ela fortalece o engajamento com os torcedores, atrai patrocinadores e aumenta as receitas provenientes de produtos licenciados e direitos de transmissão. A gestão eficaz da marca de um clube de futebol é diretamente associada à sua sustentabilidade financeira. Clubes bem geridos, que investem na evolução de sua marca, tendem a atrair mais investimentos e patrocinadores, resultando em uma base financeira mais sólida. Isso inclui estratégias de marketing, relacionamento com os fãs, parcerias comerciais e inovações tecnológicas. Além disso, a transformação de clubes em sociedades anônimas (SAF) tem mostrado ser um caminho viável para a profissionalização da gestão”, disse Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance do Brasil.

“As marcas do futebol brasileiro estão atingindo metas financeiras, com o São Paulo obtendo um aumento de 55% no valor da marca e o Flamengo mantendo o primeiro lugar, apesar da concorrência acirrada. Embora nenhum clube da Série A tenha entrado na lista dos 50 mais valiosos do mundo este ano, as proezas futebolísticas do Brasil continuam a reforçar o seu poder de influência global, ocupando o primeiro lugar na liderança desportiva a nível mundial”, acrescentou Hugo Hensley, chefe de serviços esportivos da Brand Finance.

A pesquisa da Brand Finance destacou que o sucesso financeiro dos clubes foi impulsionado por algumas iniciativas estratégicas:

  • O Corinthians relatou um aumento substancial na receita dos dias de jogos, graças ao alto comparecimento em seus jogos em casa, ao melhor desempenho em campo e ao preço estratégico dos ingressos. No entanto, a pior percepção entre os torcedores de futebol fez com que permanecessem em quarto lugar;
  • Transformação Digital: Flamengo e Palmeiras lideraram com campanhas digitais e experiências virtuais de torcedores, que ampliaram seu alcance global e impulsionaram as vendas de produtos;
  • Desenvolvimento Juvenil: O compromisso do Santos em estimular jovens talentos valeu a pena, tanto financeiramente quanto em termos de marca, com sua academia produzindo os melhores talentos, levando a lucrativos acordos de transferência.

 

No futebol mundial

O Real Madrid (+19%, para US$ 1,8 bilhão) figura no topo como o clube de futebol mais valiosa do mundo, ultrapassando o vencedor de 2023, o Manchester City, que registou um crescimento menor de 10% para US$ 1,7 bilhão e ocupa o 2º lugar.

O Barcelona (+16% para US$ 1,65 bilhão) manteve o 3º lugar no ranking.

 

*Texto do Portal MKT Esportivo

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