25.2 C
fpolis
25.2 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Foguete, míssil e sonda espacial são montados no Parque Astronômico de Criciúma

Últimas notícias

No próximo sábado, 4, Criciúma comemora 98 anos de emancipação político-administrativa e o prefeito Clésio Salvaro (PSD) vai entregar o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² com o foguete, míssil e sonda espacial, adquiridos junto a Força Aérea Brasileira (FAB), montados.

“Esses novos equipamentos são muito mais do que simples objetos para apreciação. Eles servirão como instrumento de pesquisa para nossos estudantes, proporcionando uma experiência com peças originais”, ressaltou o prefeito de Criciúma.

Os equipamentos são compostos por peças originais, de projeto com pequenas alterações para que possam ser afixados para exposição. Todos passaram por um processo de desmilitarização, onde os componentes internos foram removidos para facilitar o transporte, a instalação e evitar riscos aos operadores e à população. Portanto, as maquetes continuam sendo uma representação fiel ao projeto aerodinâmico original.

Segundo o chefe da Divisão de Mecânica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB, major engenheiro Arruda, os foguetes VS-40 e Sonda II foram utilizados em experimentos científicos como rota tecnológica para o desenvolvimento de satélites.

Já o míssil MAA-1 é um projeto nacional, que representou avanços no desenvolvimento de tecnologias sensíveis de defesa nacional. O míssil teve o seu uso descontinuado após a suspensão das atividades da empresa desenvolvedora.

“Os criciumenses receberão três grandes presentes da FAB. Esses equipamentos são fruto de muito trabalho e horas de desenvolvimento, suportados por toda a sociedade brasileira”, afirmou Arruda.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Grupo ND lança movimento ‘Oeste Nos Trilhos’ em Chapecó

O Grupo ND lançou o projeto ‘Oeste Nos Trilhos’ na última quarta-feira, 29, na sede da emissora NDTV Record,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }