20.9 C
fpolis
20.9 C
fpolis
quarta-feira, 25 maio, 2022

FONTE DA VIDA

Últimas notícias
FONTE DA VIDA
Dora Sarchese/Divulgação

Há dois anos e meio uma cidade eslovena entrou oficialmente na rota cervejeira mundial ao inaugurar uma fonte para fornecer cerveja gratuitamente, em praça pública. A Itália também tem uma fonte parecida, mas que fornece vinho aos visitantes.

A bica (foto) fica no vilarejo de Abruzzo e oferece a bebida gratuitamente aos peregrinos que percorrem o Caminno di San Tomazzo, um roteiro religioso de aproximadamente 300 quilômetros que cruza a Itália de Oeste a Leste (mapa). Parte de Roma e segue até  Ortona, onde estariam enterrados os restos mortais do apóstolo São Tomé.


Reprodução

Conhecida como Fontana del Vino, a atração funciona 24 horas, 7 dias por semana e é mantida por uma vinícola local. Não há informação de limite de vinho a ser consumido pelos visitantes.

_________________________

 

UM MILHÃO

O cultivo de uvas e a produção de vinhos catarinenses de altitude foi destaque nacional no último domingo. A previsão é de produção de 1 milhão de garrafas neste ano, de acordo com a reportagem exibida pelo programa Globo Rural.

Além de mostrar a colheita e o início da produção de vinho, reportagem também destacou a Vindima e eventos organizados pelas vinícolas durante o mês de março.

_________________________

 

BEBIDA SEM RESSACA


Pexels/Divulgação

Essa pode ser uma boa notícia para quem pensa em tomar um drink de vez em quando. Pesquisadores ingleses estão buscando financiamento de 23 milhões de Euros (algo em torno de R$ 99 milhões) para viabilizar o chamado “álcool do bem”.

O pesquisador David Nutt, do Imperial College diz que em 1983, quando ainda era estudante, descobriu uma espécie de antídoto para os efeitos das bebidas alcoólicas. Recentemente a equipe liderada por ele sintetizou uma substância que produz uma sensação semelhante à provocada pelo álcool, mas sem efeitos colaterais como náusea e enxaqueca, ou danos à saúde, como diabetes e cirrose.

A substância batizada como Alcarelle, aguarda a liberação pelas autoridades sanitárias britânicas. Uma das possibilidades possíveis é que o produto seja utilizado por grandes companhias que adicionariam o produto à bebidas tradicionais, reduzindo os efeitos negativos das mesmas.

_________________________

 

AGENDA

Quatro cervejarias locais participam neste fim de semana do Festival Cervejeiro de Timbó. A programação começa neste sábado (06) no Parque Central e segue até domingo.

Na próxima quarta-feira(10) em Florianópolis tem degustação de vinho às cegas. A experiência vai ser conduzida pelo especialista em vinhos Alex Copetti de Araújo. O evento é na Fábrica Working Bar, no Centro de Florianópolis e o custo é de R$ 100 por pessoa.

Jefferson Douglas da Silva
Jornalista com especialização em Gestão de Marcas, tem mais de 30 anos de experiência em telejornalismo, comunicação corporativa e governamental. Estuda o setor de bebidas desde 1995, tendo formação em coquetelaria (Senac), produção de cerveja artesanal (Escola Superior de Cerveja e Malte) e produção de gin (Inovbev/Esalq). É sommelier de cachaças (Inovbev/Esalq), sommelier de gins (Inovbev/Esalq) e vem se aperfeiçoando no setor de vinhos e espumantes (Enocultura/WSet). Desde 2018 escreve no Portal Making Of sobre ações de marketing do setor de bebidas, curiosidades do mercado (local, nacional e mundial) além de inovações e tendências na área de alcoholic beverages.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Moisés almoçará com prefeitos tucanos

Em mais uma ofensiva para garantir apoios para o projeto à reeleição, o governador Carlos Moisés (Republicanos) almoça, nesta...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }