Julho 18, 2018

Garçom robotizado

Garçom robotizado
Foto: reprodução

Se você já tomou café em uma daquelas máquinas automáticas, sabe como a tecnologia facilitou a vida de quem é viciado em cafeína. O café raramente é gourmet, mas a comodidade compensa. É só colocar uma moeda, escolher a forma de preparo e aguardar pela bebida quentinha. Startups e empresas de tecnologia perceberam que a agilidade proporcionada pelas máquinas automatizadas poderia ser um bom negócio também em outros segmentos, como o cervejeiro. A MyTap de Florianópolis, por exemplo, é uma das pioneiras no setor e desenvolveu um sistema automatizado que já facilita o serviço em pelo menos vinte bares de Santa Catarina – e chegou até o Amapá. Nesse modelo, é o próprio cliente quem faz as vezes de garçom e se serve da bebida preferida. 

No mercado vinícola os equipamentos automatizados existem há pelo menos dez anos. São várias marcas e tecnologias disponíveis: Wine Keeper, Le Verre de Vin, Enomatic, Wine Station, Wine Emotion, By The Glass, entre outras. Todas muito similares. De forma geral é uma espécie de adega climatizada que acomoda duas, quatro ou seis garrafas que são conectadas a torneiras. Um cartão com chip dá acesso ao sistema e libera volumes pré-determinados. O consumidor precisa apenas escolher o vinho a ser servido, debitar o valor do cartão e apoiar o copo no equipamento. A máquina serve uma dose exata da bebida.

A italiana Enomatic foi uma das pioneiras no desenvolvimento e comercialização desses “garçons robotizados” que democratizaram o consumo de rótulos mais exclusivos. A lógica é simples: ao invés de comprar uma garrafa de um vinho famoso e caro, o consumidor pode primeiramente provar uma pequena dose da bebida. Dessa forma conhece vinhos de diferentes sabores e aromas, e faz uma escolha mais assertiva.  


Foto: divulgação

A pergunta que você pode estar se fazendo é: - E o vinho não estraga?

Assim que a garrafa é aberta o vinho entra em contato com o oxigênio, o que acelera a degradação da bebida. Traduzindo, em contato com o ar o vinho perde gradativamente aromas e sabores. O que as máquinas fazem é retardar esse processo ao injetar gás inerte como nitrogênio ou argônio, criando uma espécie de vácuo na garrafa. Isso conserva a bebida por três, quatro ou até oito semanas, dependendo do equipamento.

Se você quer conhecer essas belezinhas e provar alguns vinhos diferentes, a boa notícia é que diversos wine bar de Santa Catarina já empregam a tecnologia. O The Wine Pub, em Florianópolis tem 6 estações com 24 rótulos para degustação. Outros locais que oferecem o self service de vinhos são a Vineria 401, que inaugurou recentemente em Florianópolis; o Vinero Wine Selection, em Balneário Camboriú e o novo Sagrado Wine Bar, em Itajaí.



Foto: divulgação

Para quem pretende ter um desses equipamentos em casa ou no salão de festas do condomínio, há modelos menores com capacidade para uma ou duas garrafas, com ou sem a necessidade de cartão de acesso. Algumas marcas que produzem esses dispensers domésticos são a HT, Dacor, Krups, Skybar, Plum, Vinotemp e By The Glass, além da Wine Emotion que comentei acima. A maioria dos equipamentos só é encontrada no exterior e os preços variam de mil a cinco mil dólares. Há sites chineses que também oferecem produtos genéricos, com preços a partir de 150 dólares. Lembrando que muitos desses equipamentos – domésticos ou comerciais – são multifuncionais e permitem substituir o vinho por destilados ou outras bebidas.
___________________________________

 

GAÚCHO PREMIADO

Mais um espumante gaúcho passou a figurar na lista dos mais tops da América do Sul. Dessa vez o Moscatel, da Vinícola Garibaldi levou o principal prêmio na Catad’or Wine Awards, realizado no dia 09 de julho no Chile. Também receberam medalhas o Cave Amadeu Rosé Brut (Cave Geisse), o Garibaldi Prosseco (Garibaldi), Cave Geisse Extra Brut (Cave Geisse), o Aurora Moscatel Branco (Aurora) e o Salton Intenso Bubbles Moscato (Salton) – todas do Vale dos Vinhedos. Excluí da lista outros três vinhos produzidos no Chile, sob encomenda do Grupo Pão de Açúcar.
___________________________________

 

TRUMP x PUTIN

O encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e Rússia nesta segunda-feira (16) na Finlândia, teve direito a uma cerveja artesanal comemorativa: uma lager, com 4,7% de teor alcoólico. Do sabor e aroma, quase nenhum comentário. O que repercutiu mesmo foi o rótulo, que traz caricaturas de Trump e Putin, com o slogan “Vamos resolver isto como adultos". A ação de marketing  da RPS Brewing parece ter dado bons resultados. As dez mil garrafas produzidas se esgotaram em pouco mais de uma semana.


Foto: divulgação
___________________________________________

 

SHOT

Jornal Zero Hora, de Porto Alegre, publicou na semana passada a excelente reportagem produzida em junho pela equipe do Pioneiro, de Caxias do Sul. Conteúdo especial mostra como as vinícolas da Serra Gaúcha estão diversificando a produção e gerando receita com muitos subprodutos da uva: brandy e grappa, chás, coolers, cosméticos, jóias e até cerveja.

Quem pensa em aproveitar as férias de inverno, ou pelo menor passar um fim de semana no Vale dos Vinhedos, precisa acessar esse link. O material, produzido pela secretaria de turismo de Bento Gonçalves é um guia diário com a programação oferecida em vinícolas e espaços de lazer e cultura da cidade. Nessa quarta (18), por exemplo, tem degustação de cervejas da Sud; visita guiada à Casa Bucco, uma destilaria local; e inúmeros eventos em vinícolas como Cave de Pedra, Dal Pizzol e Salton.

Já imaginou sentir o aroma do vinho, antes mesmo de abrir a garrafa? Pois uma vinícola e loja online da Califórnia colocou no mercado o Cocomero (melancia em italiano). O vinho rosé foi elaborado com uva Barbera. O destaque é o rótulo com microcápsulas que liberam o aroma de melancia ao ser raspado.

Tags:
vinhos cervejas cerveja artesanal drinks destilados whiskey gastronomia portal makingof
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

O VINHO DO PRESIDENTE

Novembro 26, 2020
Exclusivo

CARA NOVA, CONTEÚDO TAMBÉM

Novembro 14, 2020
Exclusivo

FESTA NO APÊ

Novembro 05, 2020
Exclusivo

CERVEJA DE GRAÇA

Outubro 31, 2020

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!