Setembro 18, 2021

Garoto que começa o dia com o pé direito

Garoto que começa o dia com o pé direito
Divulgação

Hoje ele é um ex-diabético, graças aos transplantes de pâncreas e rim, doença que apareceu aos 11 anos de idade.  Aos 34 anos, as sequelas deixadas pelo diabetes e suas consequências, são motivos para uma virada contínua de vida. Em 2020, perdeu o pé direito e ainda está se adaptando ao uso de prótese.

Tudo isso poderia ser só um caminho dramático na vida do publicitário e ator catarinense Pedro Pitta. Mas ele decidiu que viver e aproveitar as experiências poderiam ser bem mais interessantes.  

Contar a sua história no Instagram foi uma das formas que encontrou para levar informações às pessoas vítimas do diabetes, falar de igual para igual, mostrar como melhorar a relação com a doença, causas e tratamentos.

Pedro se tornou influenciador na rede social e incentivador de otimismo, levando conhecimento sobre como transformar em oportunidades os problemas da vida. Através de posts diários, fala sobre temas como diabetes, transplantes, doação de órgãos e como viver com a amputação e a prótese. O foco sempre é desmistificar e tirar tabus, falar de vida e não da morte. Com uma pegada engraçada, Pedro Pitta usa o humor para deixar os assuntos mais leves e estimular o conhecimento, inclusão e quebra de preconceitos. Um dos temas que mais chamou interesse em seus posts foi a vida sexual dos PCD (pessoas com deficiência) em geral. Outro post que teve grande repercussão foi sobre os Devotees, pessoas que são atraídas sexualmente, ou tem fetiches, por amputados ou PCD.

Tudo tem dado tão certo que Pedro virou parte do time de influenciadores da empresa Ossur, que fabrica próteses, na Islândia. Ele também fez palestras no TEDx, em São Paulo. Em breve o conteúdo vai ser disponibilizado no canal do TEDx no Youtube.

A velocidade com que as coisas estão acontecendo ocupa a cabeça de Pedro o tempo todo e ele está sempre ajustando sua jornada diária para dar conta das oportunidades que vão surgindo, tanto pessoal como profissionalmente.

A metáfora "COMEÇO O DIA COM O PÉ DIREITO", nada mais é do que a vida do Pedro Pitta acontecendo.


@pedropitta_   /Foto: DIVULGAÇÃO

 

SENHORA DO BODEGÃO

De São Paulo para Floripa em busca de qualidade de vida. Mas ela queria mais sossego e tranquilidade. Juntou a família e pegou o caminho da Serra Catarinense, precisamente Urubici. Dona Regina (Regina Reck) deixou a psicologia, buscou novos desafios e diz que tem o que sempre buscou, calma para viver.

Ela é integrante do grupo de 14 restaurantes que participam do roteiro gastronômico da FENATRUTA (Festival Nacional da Truta), que prossegue até o dia 3 de outubro em Urubici.  Dona de uma simpatia inesquecível, Dona Regina alegra e diverte o ambiente. O marido, Amauri Reck, comanda a cozinha, com ajuda dos filhos Luiza e João Francisco na organização. Dona Regina faz tudo também e ainda recebe os visitantes. Na FENATRUTA, o Bodegão da Serra oferece uma especialidade, o "Rondelli de Coalhada da Serra com Truta Defumada", a truta um dos produtos típicos hoje da região.

Sobre o lugar que escolheu, segundo ela agora para sempre, Dona Regina se diz muito feliz e acrescenta: "Aqui me sinto em casa, fui acolhida e aceita, meu coração pertence à Serra Catarinense".  


DONA REGINA RECH e a filha LUIZA RECK / Foto: DIVULGAÇÃO


"Rondelli com Truta Defumada" / Foto: DIVULGAÇÃO

@bodegãodaserra

 

NAS ALTURAS DO CAMPESTRE

Fechando o breve e proveitoso tour pela Serra Catarinense, vale o registro de um lugar onde você admira, respira fundo e agradece a vida. Nos caminhos do Planalto de Santa Catarina, o que não faltam são belas paisagens e lugares incríveis. Uma dessas inesquecíveis paradas é o Morro do Campestre, em Urubici. O Morro é um grupo de formações rochosas de arenito, com 1380 metros de altitude.

Rodeado de paisagens rurais, se destaca a passagem entre as rochas, que pode ser, conforme a imaginação de cada um, uma porta ou janela, onde o horizonte vai longe e o tempo também, tamanha é a vontade de contemplar a natureza. O morro fica a 7 km do centro de Urubici, numa propriedade particular, mas aberta ao público. No alto do morro foram criadas estações para fotos e locais estruturados para apreciar o pôr do Sol. Toda a subida foi pavimentada para dar mais segurança aos visitantes e o trajeto conta com serviço de transporte. Na região existem dezenas de pousadas e restaurantes que servem de suporte para a aventura até o Morro do Campestre. Fica a sugestão para uma visita ao portal que te levará a outras dimensões.


Morro do Campestre  - URUBICI SC / Fotos: DIVULGAÇÃO

 

SAPATILHA NA HISTÓRIA

Ela poderia ser uma jovem negra de qualquer lugar do Brasil, principalmente das periferias, onde existem muitos talentos esperando oportunidades.  Ingrid Silva, do Rio de Janeiro, chegou lá e hoje é a principal integrante do Dance Theatre of  Harlem, em Nova Iorque. Sua competência e talento são inquestionáveis nas conquistas alcançadas. Mas um dos diferenciais dela é a luta pela inclusão das bailarinas negras no universo da dança. Em Nova Iorque, ficou contrariada porque suas sapatilhas eram sempre brancas, e não tinha nada a ver com figurino, era uma cultura de tradição de cor de pele mesmo. Ingrid mudou a história ao pintar suas sapatilhas com base de rosto para aproximar o tom da sua pele. A atitude fez as coisas mudarem na confecção das sapatilhas e hoje as peças em tons de pele negra são usadas por inúmeras bailarinas.

Na história, a luta de Ingrid já está garantida e guardada. Agora, um dos pés do par de sapatilhas dela virou peça do Museu Nacional de Arte Africana Smithsonian, nos EUA. Histórias únicas como a de Ingrid Silva ajudam a mudar o mundo.


bailarina INGRID DA SILVA / Fotos: DIVULGAÇÃO/TWITTER

 

CANTO QUÂNTICO

O cantor e compositor Rodrigo Piva lança nesta quinta-feira (16 de setembro) seu novo single.  Junto chega também um vídeoclipe em homenagem à terapeuta e xamã Pedra Rosa Urkupimi, condutora de cerimônias nativas e rituais ancestrais dos quais Piva participa há vários anos. Segundo ele, é a fonte de inspiração para algumas canções do seu repertório, que estão no mais recente  trabalho, "Canto Quântico".

O local especialmente escolhido para as filmagens foi o Espaço AVIVA, localizado na Praia Mole, em Florianópolis, um centro multicultural dedicado ao despertar da consciência e em sintonia com o tema da canção. A concepção do roteiro se baseia na simplicidade, com destaque para o círculo de cristais, a luz natural da fogueira e os recantos exuberantes do local. Tudo isso com a presença da homenageada, Pedra Rosa, e de vários companheiros de cerimônias ancestrais, conferindo alegria e autenticidade ao redor do fogo.


cantor e compositor RODRIGO PIVA e a Xamã PEDRA ROSA.
Fotos: ÍTALO ZACCARON (Rodrigo Piva) e SHINTORI (Pedra Rosa)

 

EM AÇÃO

+ Um dos mais tradicionais bares do centro histórico de Floripa reabre as portas hoje (15 de setembro). Depois de seis meses fechado, o Franklin Bar reabre com novidades no cardápio, sem deixar de lado as comidas e drinks tradicionais. A reabertura será gradual e num primeiro momento apenas com reservas. No espaço algumas modificações foram feitas para garantir os protocolos sanitários. Uma delas é a ampliação de lugares na área externa, espaços cativos para quem gosta de curtir a noite no bar e na rua. @franklinbar_

+ Será aberta nesta quinta (16 de fevereiro) a nova exposição de arte na Autoria Design, em Itajaí. Batizada de Boreal Morgade, a vernissage traz 18 fotografias assinadas pelo fotógrafo brasileiro Morgade, que já fez mais de 200 capas de revistas e editoriais de moda. A abertura terá a presença do fotógrafo e a exposição segue até 30 de outubro.

+ Começou a venda de ingressos para o Festival de Dança de Joinville, que acontece entre os dias 5 e 17 de outubro. A edição de 2021 está sendo realizada mais tarde por causa da pandemia e será no formato híbrido, apresentações ao vivo e outras gravadas previamente e exibidas pelo canal do festival na internet. Informações www.festivaldedancadejoinville.com.br

+ E uma das áreas mais divertidas de Nova Iorque volta com sua alegria total. Todos os teatros da Broadway retornaram esta semana a funcionar com lotação máxima. Mas atenção, só é permitida a entrada de pessoas com o esquema de vacinação completo e mediante comprovação. E não esqueça de verificar as condições de entrada nos EUA devido a pandemia.

+ E um dos eventos mais importantes da área cultural catarinense está de volta, o concerto da Orquestra de Baterias de Florianópolis. Anote na agenda, a 8a edição será no dia 5 de dezembro de 2021, reunindo centenas de bateristas. Em breve material especial aqui na coluna. @orquestradebaterias  #OrquestraDeBaterias

Até a próxima quarta e gratidão pelo seu tempo e leitura.

Tags:
Gente lugares colunista making of anselmo prada
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Exclusivo

LADO B DA PESCARIA

Setembro 04, 2021
Exclusivo

25 ANOS DO FAM

Agosto 25, 2021
Exclusivo

BELEZA LIMPA

Agosto 21, 2021

Anselmo Prada

Anselmo Prada

Jornalista, produtor e gestor de conteúdo, pessoas e eventos. Foi repórter, editor, coordenador de reportagem, editor-chefe do Jornal do Almoço, chefe de redação da RBS TV e gerente de programação NSC/Globo em Santa Catarina. Além do jornalismo, desenvolveu e dirigiu diversos projetos de entretenimento para a televisão. Com carreira destacada na comunicação catarinense, se interessa com mais profundidade sobre o que fazem as pessoas, em todas as áreas, como elas mostram suas particularidades, desenvolvem seus projetos, criam oportunidades, oferecem ajuda aos outros e como estão inseridas dentro da imensa diversidade de um mundo cada vez mais plural. Um observador da vida, buscando histórias e percebendo o que existe de único e inspirador em cada pessoa ou lugar. No Portal Making Of traz semanalmente os destaques de gente e lugares que estão em conexão com o tempo e preparando o futuro. Contato: e-mail pradafloripa1@gmail.com e WhatsApp (48)99163-6710.

  • Instagram

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!