22.5 C
fpolis
22.5 C
fpolis
quinta-feira, 30 novembro, 2023

Gelson Merísio quer “tumultuar” as eleições de 2024 em Florianópolis

Últimas notícias

O ex-deputado estadual Gelson Merísio (Solidariedade), que em 2022 foi peça chave na campanha do petista Décio Lima nas eleições para o governo do Estado, está articulando para “tumultuar” as eleições de 2024 em Florianópolis.

A intenção dele é conseguir colocar o maior número de candidatos possível na disputa a Prefeitura da Capital para, no segundo turno, reunir todo mundo num único bloco contra o prefeito Topázio Neto (PSD).

Ele entende que, se não fizer isso, sacramenta a reeleição de Topázio já no primeiro turno, pois hoje o prefeito de Florianópolis tem grande vantagem sobre os demais candidatos e seria muito difícil minar essa diferença com poucos partidos disputando a vaga.

O primeiro contato de Merísio foi o ex-senador Dário Berger (PSB) e, posteriormente, já conversou também com o ex-vereador Pedrão para que os dois se lancem candidato. Há rumores que Dário possa voltar para o MDB, mas aí teria que convencer a direção estadual do partido e o presidente da Câmara, vereador João Cobalchini, a abandonar o acordo já firmado com Topázio, o que seria quase impossível.

Então Dário já cogita continuar no PSB e sair candidato a prefeito em Florianópolis para colocar em prática a estratégia de Gelson Merísio.

Não se sabe se Merísio conversou com Décio Lima, mas a decisão do PT em manter a pré-candidatura do ex-vereador Vanderlei Farias (Lela) em detrimento da pré-candidatura do deputado estadual Marquito (Psol) só reforça o formato defendido por Gelson para Florianópolis.

A incógnita está no PL, que quer indicar o vice de Topázio Neto, mas para isso precisa tirar Gean Loureiro da jogada que quer colocar Ed Pereira na vaga.

Se não se juntar com o prefeito da Capital, o PL também pode lançar um candidato e aí Florianópolis teria, em tese, sete candidatos, onde seis deles disputaria a segunda vaga de um possível segundo turno.

Os nomes da disputa sonhada por Gelson Merísio teriam o prefeito Topázio Neto (PSD), o próprio Gelson Merísio (Solidariedade), Dário Berger (PSB), Pedrão Silvestre (PP), Marquito (Psol), Lela (PT) e um nome indicado pelo PL

A eleição está marcada para o dia 6 de outubro de 2024 e o registro das candidaturas precisa ser feito até o início de agosto do mesmo ano junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). Até lá, muita coisa vai acontecer.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Festival Culturaberta encerra 4ª edição com sucesso de público

Cerca de oito mil pessoas compareceram nos 4 festivais multiculturais realizados pelo Projeto Culturaberta durante todo o ano. Na...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }