O tradicional e mais antigo festival de cinema de Florianópolis completa 29 anos e leva às telas a produção audiovisual de 11 países. O Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2025 – começa nesta quinta-feira (4) e vai até o dia 10 de setembro. Além de filmes, o festival inclui mais de 100 atividades de Cinema, Mercado e Formação. Esta edição apresenta 73 filmes, entre longas e curtas-metragens em competição e convidados, oficinas, palestras, o Projeto Rally Panvision e o 9º Encontro de Coprodução do Mercosul, especial Ibero-América. Os dois palcos do FAM serão o Cine Show Beiramar Shopping (para exibição dos filmes) e o Hotel Majestic (para os debates).
O FAM 2025 traz o cinema da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Espanha, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, além da França em uma coprodução. Do Brasil, 16 estados estão representados. A produção catarinense sempre possui destaque na programação do Festival. Este ano, são 17 filmes participando em diversas mostras e formatos.
A Cerimônia Oficial de Abertura, nesta quinta, às 17 horas, terá a exibição do curta-metragem de ficção catarinense Notícias da Lua, de Sérgio Azevedo, que tem no elenco o ator convidado Otávio Augusto. O FAM 2025 vai contar com sessões diurnas gratuitas (com ingressos distribuídos por ordem de chegada) e valor promocional de R$10 nas Mostras Curtas, Curtas Catarinenses e Videoclipes, às 18h30, e Mostra Longas, às 20h30. A realização do FAM é da Associação Cultural Panvision e a programação completa está no site www.famdetodos.com.br
_________________________________________________________
A história do Prêmio Catarinense de Cinema

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) promove a 2ª Mostra História do Prêmio Catarinense de Cinema, que segue até esta sexta-feira, 5 de setembro, no Cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Outras três cidades catarinenses também recebem sessões dos filmes: Bom Retiro, Grão Pará e São Lourenço do Oeste.
O objetivo da Mostra é resgatar e exibir algumas das produções realizadas com os recursos do Edital Prêmio Catarinense de Cinema, que fazem parte do acervo do MIS/SC. É também uma forma de ampliar o alcance do público à produção audiovisual de Santa Catarina. A programaçaõ da mostra está no site www.cultura.sc.gov.br
_________________________________________________________
“Desdobramentos de uma História”

A Acap (Associação Catarinense dos Artistas Plásticos) acaba de inaugurar no Espaço Cultural BRDE a exposição “Desdobramentos de uma História”, em homenagem a três dos seus oito fundadores – Meyer Filho, Martinho de Haro e seu filho, igualmente brilhante, Rodrigo de Haro.
A mostra, em três eixos curatoriais, marca a continuidade das comemorações dos 50 anos de fundação da associação. Ao reunir três de seus fundadores como referências, a Acap propõe mais que uma homenagem nostálgica. Com “Martinho de Haro: A Arte de Instaurar Existências Mínimas”, “Meyer Filho: O Calculista Delirante” e “Rodrigo de Haro: Herdeiro de Morfeu”, 23 artistas associados foram convidados a desenvolver processos de ressignificação, com reflexões sobre questões urgentes da arte e das experiências contemporâneas. A exposição fica aberta até o dia 1 de outubro. Saiba mais pelo site : https://www.acap-art-sc.com/

_________________________________________________________
Vivendo e sonhando paisagens

O artista catarinense Gustavo Scheidt abre neste sábado, 6 de setembro, sua primeira exposição individual no Jardim Botânico de Florianópolis, no bairro Itacorubi. Intitulada “Sonhar a Paisagem”, a mostra propõe uma experiência sensível e crítica sobre o conceito de paisagem, não apenas como representação visual, mas como território de sonho, memória e política.
Composta por pinturas e objetos de instalação desenvolvidos sobre colchões e sacos de ráfia, a exposição tensiona o gênero clássico da pintura paisagística ao expandi-lo para uma vivência instalativa. Ao sonhar uma paisagem rural, Gustavo convida o público a refletir sobre os limites entre o real e o imaginado, entre o espaço físico e o espaço interno. A curadoria é assinada por Betânia Silveira, Karine Abbati, Tainá Sant’Ana e Victoria Beatriz, que acompanham e potencializam a proposta poética do artista.
_________________________________________________________

Trazendo em sua essência as vibrações relacionadas a conexão do ser humano com o seu “eu interior”, surge o projeto “Terra de Nós Mesmos”, rock com alma, tendo o suporte e integrando oficialmente o casting da gravadora internacional Altafonte, responsável por nomes como Samuel Rosa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Alok, Vitor Kley e Marcelo D2.
Agora a gravadora aposta em “Terra de Nós Mesmos”, como um nome promissor dentro do segmento de rock brasileiro contemporâneo. Criado pelo artista Anderson Dresch, “Terra de Nós Mesmos”, é um projeto musical contemporâneo com uma proposta global, que une arte, transcendência e emoção, em uma experiência sonora.
Com cinco faixas autorais, o EP “Etéreo” teve a produção musical de Anderson Dresch e do multi instrumentista Douglas Bifaroni, destacando a masterização do trabalho realizada por Carlos Freitas (Classic Master), vencedor de 34 Grammys em sua carreira. EP “Etéreo”, já disponível nas principais plataformas de streaming: https://orcd.co/etereo e aqui você confere também o videoclipe Gratidão – Pegadas na Areia: https://m.youtube.com/watch?v=dEYMsYVjpf8
_________________________________________________________
Fotografia contemplativa ao alcance de todos

Saídas fotográficas feitas após a prática de meditação guiada. Esta é a proposta da segunda edição da Oficina de Fotografia Contemplativa com Prática de Meditação, que o fotógrafo Zé Paiva vai realizar até o mês de outubro na Grande Florianópolis.
Reconhecido por sua trajetória dedicada a registrar a natureza a partir da observação, Zé Paiva realizará a oficina em cinco locais de Florianópolis e também em Canelinha, na Aldeia Guarani Tava’i. De acordo com ele, a descentralização de oportunidades de contato com linguagens e expressões artísticas é essencial, para que cada vez mais pessoas tenham possibilidades de ampliar seus horizontes. “Iniciar o projeto em uma aldeia indígena reforça a proposta de democratizar o acesso a diferentes formas de expressão”, observa o fotógrafo.
A ideia é conduzir os participantes por uma jornada visual que integra meditação, sensibilidade e criação artística, sem necessidade de experiência prévia em qualquer uma das atividades. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser realizadas pelo formulário.

_________________________________________________________

Atenção pessoal da área cultural. A Fundação Catarinense de Cultura abriu inscrições para o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2025. Os projetos poderão ser enviados gratuitamente por meio da plataforma digital disponível no endereço elisabeteanderle2025.fepese.org.br, até as 23h59 de 14 de outubro de 2025.
Entre as principais novidades desta edição, está o agrupamento das categorias Artes e Artes Populares em uma única categoria, denominada Arte e Cultura. A distribuição dos prêmios permanece para: Artes Visuais; Dança; Música; Teatro; Letras – Livro, Leitura e Literatura; Artes Circenses; Culturas Populares e Diversidades; Culturas Negras e Afro-Brasileiras; e Culturas dos Povos Originários. O Prêmio selecionará e apoiará também propostas culturais na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, que contempla projetos de Patrimônio Material e Paisagem Cultural; Patrimônio Imaterial; Museus e Bibliotecas.
Outra mudança neste edital é a distribuição dos valores das categorias, para a qual foram observados indicadores de demanda e de inscrições de anos anteriores.
“Este é um esforço do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, para abrir anualmente as inscrições do Prêmio Elisabete Anderle e para que os prêmios sejam pagos ainda em 2025”, comenta a presidente da FCC, Maria Teresinha Debatin.
_________________________________________________________
Os 150 anos do TAC

E fechando a coluna uma parabéns muito especial ao Teatro Álvaro de Carvalho, o TAC, que leva o nome do mais antigo dramaturgo de Florianópolis. Muita história foi construída no teatro que é símbolo cultural, que está novinho após a reforma geral concluída no começo do ano. Tem programação bacana celebrando o aniversário. Parabéns querido TAC.
_________________________________________________________
Até a próxima semana.
No instagram: @anselmoprada.









