Renomada internacionalmente, e comemorando 37 anos nesta quinta-feira, 7 de agosto, a companhia afro-baiana, que fez sua estreia em Santa Catarina, no Festival de Dança de Joinville, em 1988, no mesmo ano em que foi criada na Bahia, volta ao Santa catarinense com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”. A companhia, que já se apresentou em mais de 30 países e 300 cidades do mundo, realiza turnê nacional com o espetáculo “O Balé Que Você Não Vê”, a partir deste mês de agosto, com estreia nos dias 22 e 23 de agosto no MoviRio Festival (Rio de Janeiro), e prosseguirá até outubro, passando por outras sete cidades. Em Florianópolis, a apresentação será no dia 17 de outubro, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC).
Criada em 2022, a montagem “O Balé Que Você Não Vê” cravou o retorno do Balé Folclórico da Bahia(BFB) aos palcos após o período da pandemia. O espetáculo é inspirado na luta diária de uma companhia profissional para se manter ativa, tanto financeiramente quanto tecnicamente. Walson (Vavá) Botelho, diretor-geral e fundador da companhia, afirma que “O espetáculo O Balé Que Você Não Vê reflete a nossa resistência. Ele foi montado e teve sua estreia mundial depois de mais de dois anos sem a companhia se apresentar. Foi um enorme desafio, mas também uma grande celebração”. No palco, o grupo de dança afro-baiana apresentará três coreografias concebidas especialmente para esta produção: Bolero, de Carlos Durval; Okan, de Nildinha Fonseca; e 2-3-8, de Slim Mello, além de exibir o repertório clássico do grupo, com Afixirê, uma coreografia de Rosângela Silvestre reconhecida internacionalmente.
Os ingressos para a sessão única em Florianópolis já estão à venda na diskingressos.com.br.

_________________________________________________________
Hassis e o circo da vida

A Acap (Associação Catarinense dos Artistas Plásticos) continua com a série de eventos previstos para este ano, em que celebra os 50 anos de fundação. Na programação, diferentes ações resgatam a trajetória histórica da associação, valorizando seus fundadores e artistas parceiros.
A coletiva “Hassis, o circo como palco da relação entre arte, ironia e política” abre hoje, dia 6 de agosto, quarta-feira, na casa construída pelo artista, e que hoje abriga a Fundação Hassis, no bairro Itaguaçu, na região continental de Florianópolis.
Na exposição, 23 associados ressignificam a instigante e provocativa obra “O Circo”, de 1972, em que Hassis explora o universo de fantasias em pleno regime militar. Ele voltou a expor a obra também em 1984 e 1988, na tradicional sede da associação, que por décadas ocupou espaço no Casarão da Alfândega, um dos pontos mais conhecidos no Centro da Capital. Hassis, parceiro da Acap, fez sua última exposição na entidade naquele espaço, no ano 2000, com o artista e amigo Loro.

_________________________________________________________
A arte na diversidade de gênero

Abre hoje, quarta-feira, 6 de agosto, na Galeria Lama, no Centro de Florianópolis, a exposição: “Entendidas, entendides e entendidos”, que celebra a arte de artistas LGBTQIAPN+ nascidos em Santa Catarina ou que aqui vivem e criam. “Entendido” era como as pessoas se referiam, na década de 80, a quem compartilhava a mesma identidade. A mostra faz um um mapeamento que visa construir uma memória das existências “cuir” nas artes visuais catarinenses.
“Queremos acolher a pluralidade das identidades ‘cuir’. A variação cuir surge, inclusive, como uma tradução propositalmente “mal feita” de queer, uma forma de se opor ao uso exacerbado de termos estrangeiros e se aproximar das realidades do sul global”, explica Leila Pessoa, curadora da exposição. Queer é um termo amplo em inglês, usado para descrever pessoas cujas identidades de gênero ou orientações sexuais não se encaixam nas normas cis-heteronormativas. “A seleção dos artistas ocorreu majoritariamente entre nomes de meu círculo, promovendo uma conexão orgânica e colaborativa”, explica Leila. Mais informações: @galeria.lama .

_________________________________________________________
Centenário de conhecimento

A primeira etapa do ciclo palestras relacionadas à exposição em homenagem ao Centenário do professor Aldo Nunes será realizada hoje, 6 de agosto (quarta-feira), às 19h, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), no Espaço Educativo e Convivência – Claraboia. Será apresentada a palestra “A paisagem urbana e a importância da preservação do patrimônio cultural imóvel”, com as convidadas Eliane Veras da Veiga e Suzane Albers Araújo, ambas arquitetas e urbanistas. A atividade é organizada pela Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR) em parceria com o Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) e o MASC.
Na exposição “Centenário Professor Aldo João Nunes”, o público pode conhecer as diversas facetas desse grande artista catarinense que foi, entre tantas outras coisas, diretor do MASC, primeiro presidente da ACCR e criador do Atecor. Para contar um pouco da história de Nunes, a exposição se utiliza de obras do acervo do MASC, documentos, desenhos, aquarelas do acervo do Atecor e da família do artista. A mostra, em cartaz até 12/10/2025, abre de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, com entrada gratuita.
_________________________________________________________
Formação de plateias e canto lírico

A Camerata Florianópolis traz mais uma novidade para a Capital catarinense: o curso “Formação de Plateias”. Ministrada pelo compositor, pianista e professor Alberto Heller, as aulas iniciam no dia 11 de agosto na sede da orquestra no bairro Santa Mônica, em Florianópolis. O curso é totalmente gratuito, contendo 10 encontros – dois por semana – e ao final, o estudante receberá o certificado de participação. Com vagas limitadas, os interessados devem fazer a inscrição aqui.
E outro importante projeto da Camerata Florianópolis também está recebendo inscrições até hoje, dia 06 de agosto. É o projeto “Prática de Ópera”, iniciativa que é gratuita e seleciona novos alunos para a turma 2025/2026.
O projeto é voltado a cantores líricos a partir de 16 anos. Para participar da seleção, é necessário preencher um formulário e enviar um vídeo interpretando uma ária de ópera ou canção erudita em italiano. Inscrições aqui.
A coordenação geral é de Carla Domingues, com produção de Maria Elita Pereira e Pablo Assi.

_________________________________________________________
Piano apaixonado

No próximo sábado, 09 de agosto, às 16h30, o pianista Alexandre Dietrich apresenta no palco do Instituto Juarez Machado, em Joinville, o Recital “Piano Appassionato”. O pianista interpretará peças musicais de compositores brasileiros, entre eles
Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos, além de obras de compositores de grande importância pianística, como Frédéric Chopin e Johannes Brahms, Claude Debussy e Christoph Gluck. O recital de piano solo é com entrada gratuita.
_________________________________________________________
O processo criativo das crianças na arte

A Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abre, no dia 12 de agosto, a edição de sua exposição que reúne os trabalhos desenvolvidos por cerca de 200 alunos, com idades entre 5 e 12 anos.
A mostra ocorre no Espaço Oficinas do Centro Integrado de Cultura (CIC), e apresenta um olhar criativo e cheio de imaginação das crianças, resultado das experiências vivenciadas nas aulas de Artes Visuais e Teatro.
O público poderá conferir pinturas, desenhos, modelagens em argila e fotografias experimentais. As produções foram realizadas com variados materiais, técnicas e suportes, tendo como referência obras de artistas de diferentes períodos e estilos.
No âmbito das Artes Cênicas, estarão expostas máscaras teatrais, a partir da reflexão da expressão e interpretação artística, criadas durante atividades de improvisação, exercícios de criação e reflexões sobre histórias da literatura, lendas populares, animações e filmes do universo infantojuvenil.
A exposição evidencia a arte como um importante instrumento de expressão, reflexão e desenvolvimento na infância, valorizando o processo criativo das crianças.
_________________________________________________________
E segue a semana. Volto na próxima quarta-feira.
No instagram: @anselmoprada.









