Do Tupi: “pira” = peixe; “cema” = subir. Arribação de peixes em grandes cardumes. Movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios, com fins de reprodução A companhia mineira, que completa 50 anos de atividades em 2025, estreia em Florianópolis o novo balé, PIRACEMA, em curtíssima temporada nos dias 9 e 10 de setembro.
O peixe sobe a correnteza do rio, numa dura jornada, para chegar ao local da desova. Contra a força da corrente, contra os obstáculos, vence a urgência de criar e recomeçar o ciclo da vida. No ano de seu cinquentenário, o GRUPO CORPO escolheu o fenômeno da piracema como símbolo de sua trajetória – uma viagem movida pelo irresistível desejo de criar, recriar e resistir, em sua brasilidade profunda e incontestável que deságua na linguagem universal da grande arte. Com trilha inédita composta por Clarice Assad, Piracema inaugura a parceria coreográfica de Rodrigo Pederneiras com Cassi Abranches, que passa a ser também coreógrafa residente.
Completando o programa, o Corpo traz de volta Parabelo, de 1997, a peça de inspiração sertaneja com música de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik. Os ingressos estão à venda na diskingressos.com.br .

_________________________________________________________
Del Vino no Sul catarinense

Na última sexta-feira, 08 de agosto, a Praia do Rosa viveu uma noite de muita festa. Foi na abertura do Festival Del Vino 2025 que transformou o balneário em um cenário de celebração aos sentidos, reunindo convidados, chefs renomados, produtores de vinho e quem gosta da boa mesa.
Foi apresentada uma prévia do que será a 11ª edição de uma dos maiores eventos enogastronômico do Sul do país, que segue até o dia 23 deste mês, envolvendo também o município de Garopaba com a programação especial “Garopaba Sabor”. O Del Vino é um convite a desacelerar e apreciar, seja no prato, na taça ou no cenário. Entre rótulos de vinícolas como Aurora, Suzim, Monte Agudo, Basso e Trevisol, e menus exclusivos criados para harmonizar com cada vinho, a proposta é oferecer alta gastronomia a preços acessíveis, fomentando o turismo de inverno na região, destacando também a temporada das baleias.
_________________________________________________________
Brasil Cup e as cervejas campeãs

Com a festa de premiação, realizada em Florianópolis, na noite de sábado (09), encerrou o Concurso Brasil Cup, maior concurso de bebidas da América Latina. Com destaque ao empreendedorismo feminino, ciência e paixão por bebidas, o evento teve duração de uma semana, no Hotel SESC Cacupé. Nesse período, rótulos de vinhos, cervejas, sidras, hidroméis, kombuchas e destilados foram avaliados por um júri nacional e internacional, formado por especialistas de cada categoria. Além das etapas técnicas da competição, a programação incluiu painéis sobre inovação na indústria, oportunidades de networking e experiências exclusivas para os participantes.
À frente da iniciativa está a cientista Amanda Reitenbach, fundadora do Brasil Cup, que é uma das primeiras pesquisadoras do ramo e lidera o desenvolvimento de softwares exclusivos baseados em inteligência artificial. O Beer Sensory Pro, voltado para cervejas co-titularidade entre universidade pública, indústria e cervejaria, demonstrando o potencial da inovação aberta no setor. A iniciativa também resultou no lançamento de um e-book gratuito para profissionais da área, reforçando o papel da ciência como base para o aprimoramento do mercado cervejeiro.
_________________________________________________________
As transições dos corpos

Uma daquelas exposições bem intrigantes. Os limites entre o biológico e o artificial, as memórias corporais transmasculinas em expansão e as complexidades e subjetividades queer ganham linguagem artística em “Transição: Expansão”, da artista visual alagoana bruCa teiXeira (assim a artista escreve seu nome), que chega pela primeira vez à capital catarinense.
A exposição da doutoranda em artes visuais pela UnB (Universidade de Brasília), cineasta e pesquisadora está no Memorial Meyer Filho, no Centro Histórico de Florianópolis.
Com curadoria de Fran Favero, que a convidou para mostrar seu trabalho na capital catarinense, a mostra reúne linguagens artísticas múltiplas e híbridas, onde conecta arte, ciência e tecnologia às vivências de um corpo que recusa categorias pré-determinadas, em um percurso marcado por intervenções, despedidas e ampliações.
“Se as existências queer são invisibilizadas, a resistência se apresenta em forma de infiltração, fluidez, escuta, subtração, estremecimento, amassamento, em um expansão do que um corpo pode e deseja ser”, destaca. “Nunca me interessou em dizer que sou um homem trans”, revela a artista, que conseguiu dar leveza e transformar a mamografia espontânea a que se submeteu em arte.

_________________________________________________________
Cine Garagem e a ancestralidade indígena

O Cine Garagem 2025, promovido pela Fundação Cultural Badesc, será será neste final de semana,15 e 16 de agosto. Na terceira edição do projeto, quatro curtas-metragens que colocam o cinema indígena como agente de transformação.
Com curadoria da cineasta Cláudia Cárdenas, a mostra é dividida em duas sessões, na sexta, dia 15 de agosto. Além da exibição dos filmes, será promovido um debate com presenças especiais dos realizadores dos curtas. Já no sábado, a sessão será acessível, com audiodescrição e interpretação em Libras.
“Dentro de uma perspectiva de reencantamento da realidade, buscar o cinema indígena como agente de transformação é a tentativa de encontrar uma forma de nos redirecionarmos para uma relação com a natureza que seja de preservação, cuidado e respeito”, destaca a Cláudia. A entrada é gratuita e os lugares serão ocupados por ordem de chegada. Em caso de chuva, a programação será adiada. As sessões iniciam às 19 horas.

_________________________________________________________
Bateristas em ação no grande concerto

Retornado à Catedral Metropolitana de Florianópolis, local de origem da primeira apresentação, a Orquestra de Baterias de Florianópolis prepara um grande show para o próximo domingo, 16 de agosto. A apresetnação acontece desde 2013 sem interrupção e este ano deve reunir 300 bateristas de todas as idades e de todo o país. O evento começa a partir das 15 horas, é gratuito e o encontro dos bateristas promove a cultura e movimenta também a economia da cidade. O espetáculo é conhecido como o miaor do genêro em toda a América Latina. É sempre lindo e muito vigoroso. A realização é do Instituo Maratona Cultura de Florianópolis.

_________________________________________________________
Hoje é isso, mas na próxima quarta uma nova coluna.
No instagram: @anselmoprada.









