As festividades do Natal 2024 de Florianópolis começam oficialmente hoje, quarta-feira, dia 13 de novembro, no Largo da Catedral Metropolitana, a partir das 19h30, com uma série de atrações para dar início às celebrações do nascimento de Jesus. É o início da programação que segue até o dia 19 de dezembro, com o Desfile de Natal na Beira-Mar-Norte, Cortejo de Natal na Beira-Mar-Continental, show de luzes e corais no Palácio Cruz e Sousa e um extenso roteiro do Natal nos Bairros em toda Ilha e Continente.
A Camerata Florianópolis está preparando um concerto inédito para celebrar a abertura da programação. O repertório especial é composto por músicas tradicionais de Natal. “São melodias conhecidas do público, mas que receberão uma roupagem moderna, mais pop”, explica Alberto Heller, responsável pelos arranjos feitos especialmente para a apresentação.
Além dos músicos da Camerata, o concerto terá nove cantores convidados: Fernando de Carli, Dudu Fileti, Nick Scalzo e Gui Botelho (nos vocais masculinos) e Bia Barros, Manoela Balan, Claudia Bossle, Joana Castanheira e Carla Domingues (vocais femininos). Outros quatro instrumentistas integram a banda que completa o time no palco: Mateus Schäffer (guitarra), João Peters (baixo), Cristiano Forte (bateria) e Alberto Heller (piano).
Para o maestro Jeferson Della Rocca, um misto imenso de honra e orgulho permeia o sentimento de todos os músicos da Camerata Florianópolis pelo convite em apresentar o espetáculo que fará a Abertura Oficial do Natal da Capital em 2024.
“Natal é tempo de celebrar as famílias, o amor e a união. E é com música e com um espetáculo novo que vamos ajudar a tornar ainda mais mágico o momento de quem estiver na praça naquela noite”, exprime o maestro. A presença do público é aberta e gratuita.
_________________________________________________________
“NORMA”, encontro de gerações, sentimentos e revelações!
O sucesso se repete mais de 20 anos depois. A temporada da nova montagem de ‘Norma’ está sendo recebida em todo o Brasil com plateias lotadas. “NORMA” traz Nívea Maria e Daniel Rocha nos papéis principais. O texto de Dora Castellar e Tônio Carvalho fala sobre Norma e Renato, dois seres humanos que se movimentam de forma muito diversa pela vida. Ela é rígida, segue padrões, “leis”, códigos. Ele se permite correr riscos, fazer escolhas, mudar, renascer. A peça, com direção de Guilherme Piva, chega a Florianópolis neste final de semana para duas sessões, nos dias 16 (20h) e 17(18h) , no Teatro Ademir Rosa (CIC).
Completamente solitária, Norma está no apartamento que acabou de alugar, quando conhece Renato, antigo inquilino do imóvel que aparece para pedir a ela que informe seu novo endereço e telefone aos que o procurarem. A liberdade de Renato incomoda Norma, as diferenças começam a vir à tona e o embate é inevitável. Mas expurgar as dores é também liberdade.
E no decorrer do espetáculo revelações surpreendentes mudam os destinos dos personagens e novas possibilidades nascem do que antes parecia ser apenas o vazio. “Não somos uma coisa só. Passamos por milhares de sentimentos contraditórios a cada dia. E isso é o que mais procuro em um texto, falar do ser humano com sua montanha russa de emoções é também uma possibilidade de redenção”, enaltece Piva. Os ingressos estão à venda no diskingressos.com.br .
_________________________________________________________
Parada LGBTI+ chega com o tema
“Basta de negligência, nossos direitos já”.
A 17ª Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis será no próximo domingo, dia 17 de novembro, na Avenida Beira-Mar Continental com a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas.
O tema da Parada em 2024 será “Basta de negligência, nossos direitos já!”, pedindo por mais igualdade, respeito e visibilidade, independentemente da orientação sexual, identidade ou expressão de gênero.
Para Miguel Gregório, coordenador geral do evento, “a Parada LGBTI+ de Florianópolis é um ambiente seguro para a comunidade LGBTI+ e para todas as famílias que quiserem participar. Ao mesmo tempo, é um ato para que cada participante possa reivindicar pela garantia dos seus direitos”.
Os trios elétricos serão animados por 15 DJs convidados das principais casas noturnas de Santa Catarina e núcleo de festas da Capital. A concentração começará às 12h, sob a cabeceira continental da Ponte Hercílio Luz, onde também acontecerá a abertura oficial. De lá, os trios elétricos partem em direção ao Parque da Beira-Mar Continental, em um trajeto de aproximadamente dois quilômetros.
Na apoteose da Parada, um grandioso palco receberá shows musicais e apresentações de stand ups comedy. As drags Selma Light, Mara Bens e Silvonete Manicura vão receber outras artistas drags da cena LGBT + de Florianópolis e catarinense.
O grande show de pagode do grupo Entre Elas – trio formado por Gi Guedes, Jéssica Antunes e Manoela Pires – garante a animação final e coroa a Parada do Orgulho LGBTI+ de Florianópolis, que se encaminha para a maioridade em 2025. Além do pagode, a música pop também tem seu espaço garantido na Parada LGBTI+ de Florianópolis. No palco, as DJs Alice Cavazzott, Lirous K’yo e Alexia. Toda a programação artística do evento será gratuita.
_________________________________________________________
Folianópolis com atrações para todos os públicos!
Chegando mais um Folianópolis com programação para atender os gostos do público que já fez da micareta uma tradição na Ilha de Santa Catarina. No trio elétrico, as atrações permanecem 100% dedicadas ao Axé, enquanto no after, exclusivo para o camarote, os foliões podem contar com atrações de pagode, sertanejo e música eletrônica. A festa acontece no próximo final de semana, 14, 15 e 16 de novembro, na Passarela Nego Quirido.
O Folianópolis começa amanhã, quinta-feira, com a Banda Eva, liderada por Pezzoni, Léo Santana, com grandes hits como “Perna Bamba”, “Zona de Perigo” e “Posturado e Calmo” e Bell Marques, que entra em cena para agitar o público com os clássicos do Chiclete com Banana e os sucessos da sua carreira solo.
Na sexta-feira (15), a banda Parangolé entra em cena, e faz a última apresentação no Folianópolis com Tony Salles no comando, o cantor se prepara para focar em sua carreira solo a partir do próximo verão. E para esticar a noite, Ivete Sangalo, com seu hit, “Macetando”, sucesso absoluto do Carnaval de 2024. E pra fechar a programação da noite, a Timbalada para animar a galera no feriado com o sucesso “Água Mineral” e muito mais.
E no sábado, (16), Tomate (Tom Kray) traz toda a animação e alegria do seu show, e promete jogar o clima da folia lá no alto como já é de costume em suas apresentações. Xanddy Harmonia, que traz sucessos clássicos do axé, como “Vem Neném”, também é atração do último dia de festa. E para completar, o popular grupo É o Tchan encerra a grade de atrações que se apresentam nos trios da micareta pelo do Brasil.
No after exclusivo para clientes camarote a folia vai até mais tarde e conta com atrações de sertanejo, pagode e música eletrônica. Entre os destaques estão o grupo Kamisa 10, com sucessos como “Você me Usava” e “Lance Livre”, a dupla sertaneja Bruninho & Davi, com hits como “E Essa Boca Aí?” e “Faixa 3”, e a DJ Samhara, que se apresentou no Rock In Rio deste ano e estará no Lollapalooza 2025. Saiba mais em http://folianopolis.com.br .
_________________________________________________________
Festival da truta na Serra
A 8ª edição do Festival Nacional da Truta – Fenatruta – acontece a partir de amanhã, quinta-feira, 14 de novembro e segue até o final de semana, fechando no domingo, no Salão da Igreja Matriz de Urubici. A abertura será com jantar e do coral municipal, o Projeto Acordes e Sonic Trio. Nos outros três dias, os portões abrem a partir das 11h e o público também poderá se deliciar com pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta – peixe de água doce e rico em ômega 3.
O Festival é uma realização da Pouserra (Associação do Trade Turístico de Urubici e Bom Retiro). O presidente da entidade, Guto Bax, ressalta a importância do Festival, que movimenta a economia local e reforça a gastronomia da região. “Acreditamos que a 8ª edição do Festival será um sucesso ainda maior do que as edições anteriores, porque as cidades estão nas rotas turísticas, e a gastronomia local está preparada. Acreditamos em despertar o desejo das pessoas em subirem a serra para degustar os pratos preparados com a estrela da festa, a truta”.
_________________________________________________________
Novas rodas de benção!
Considerada a benzedeira mais jovem de Florianópolis, Camila Gomes segue circulando pela cidade com sua Roda de Benção, que saiu dos palcos do teatro para encontrar as pessoas em lugares como o Museu Histórico de Santa Catarina, com sede no Palácio Cruz e Sousa, no Centro da capital. Assim, além de conhecer mais sobre a cultura de Florianópolis, marcada pela tradição das benzedeiras, as pessoas ainda participam de uma benzedura, prática que ajuda a entender a força da benção dentro de cada um.
As próximas datas para a Roda de Benção serão hoje, 13/11 e 04/12, às 17h, quando Camila estará no Museu do Palácio Cruz e Sousa, para realizar as bençãos nas pessoas que estiverem presentes. “Estar no Centro da cidade e poder passar adiante a magia do bendizer, mostrando para as pessoas como acontece a Benção dentro de nós, é uma sensação muito gratificante e, também, um dos motivos de a Roda de Benção existir”, conta Camila.
_________________________________________________________
Últimos acordes do Desterro Autoral na temporada
O Desterro Autoral, movimento cultural dedicado à promoção da música independente de Florianópolis, está prestes a encerrar sua temporada de eventos de forma grandiosa. Nos dias 17 e 23 de novembro, a trupe do projeto convida a todos para duas experiências gratuitas: o “Desterro Autoral Na Rua convida Skrotes” e o “Giro Desterro Autoral”.
No dia 17 de novembro, domingo, o “Desterro Autoral Na Rua” recebe uma das bandas mais icônicas de Santa Catarina: os Skrotes! A apresentação, que acontece às 17h na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, no Parque da Luz. E o melhor: a banda trará em primeira mão seu novíssimo álbum, “Matadeiro”, lançado em 08 de novembro nas plataformas digitais.
No dia 23 de novembro, sábado, a partir das 17h, o “Giro Desterro Autoral” estará no Elevado Seu Getúlio, no Rio Tavares, trazendo uma verdadeira maratona musical. O evento contará com um line-up incluindo Nouvella, que convida a cantora carioca Letrux, além de Iriê celebrando 25 anos, Akanoá e a banda Situation.
_________________________________________________________
Federalismo em exposição
Uma grande exposição e de longa duração no Museu Histórico de Santa Catarina nesta semana. A mostra “Federalismo – A revolução que abalou Santa Catarina” segue aberta à visitação gratuita por um ano.
A exposição se utiliza de mapas, documentos, fotos, maquetes, quadros a óleo, armas de época, entre outros materiais, para contar a história do fato ocorrido há 130 anos, que transformou Santa Catarina e tornou a então pacata cidade de Desterro capital da provisória República dos Estados Unidos do Brasil. O Palácio Cruz e Sousa, no qual o Museu está situado, fez parte deste momento histórico, quando era ainda Palácio do Governo, servindo de sede do governo provisório durante sete meses (de outubro de 1893 a abril de 1894).
A visitação é de terça à sexta-feira, das 10h às 17h30; e aos sábados, das 10h às 13h30. O Museu não abre às segundas e aos domingos.
_________________________________________________________
Restante de semana cheio de atrações e muito festivo. Até mais!
No instagram: @anselmoprada