Portal Making Of

Setor de eventos mostra sua força no Sul do país e enfrenta os desafios para continuar crescendo

Fotos: Divulgação

O público está presente nos eventos, sejam  eles quais forem,  dos mais variados gêneros, idades, pagos  ou gratuitos. Na  cultura, feiras, esportes e corporativos,  o  movimento  é de força,  passando pelos pequenos, médios  e grandes eventos,  nacionais e internacionais. O momento é de crescimento do setor, que aos poucos deixa para trás  a grave crise que atravessou com a pandemia. Em todo o país  o momento é de evolução, mas vem do Sul do país os números que mostram a reação e o bom momento do setor.

Recentemente, representantes da ABRAPE – Associação Brasileira dos Promotores e Eventos –  dos estados de Santa Catarina, Rio Grande Sul e Paraná mergulharam  nas informações que  traçam um perfil do setor  pós-pandemia  em um encontro  realizado em Florianópolis.

O setor de eventos se apóia em pesquisas para  definir os novos desafios e pelo que foi colocado no encontro os dados são relevantes. O economista  e consultor Leonardo Alonso, responsável pelo Radar Econômico da ABRAPE,  coletou uma série de dados e estatísticas mostrando a realidade e situações em que os produtores de eventos precisam estar atentos, como  a situação da economia mundial e do Brasil.

Alguns dados podem ser destacados de forma muito positiva: O Sul do país tem hoje 17 mil das cerca de 100 mil empresas do setor de eventos do Brasil. O número de empregos formais chega a quase 28 mil postos de trabalho no setor na região Sul, 17,8% do total do mercado de trabalho brasileiro.

A análise setorial na atual conjuntura é positiva. O setor cresce em todo o país acima de muitas outras áreas da economia, representando hoje 4,7% do PIB brasileiro. Somente neste semestre, o setor já movimentou em consumo 68 bilhões de reais, ficando acima de todo o montante gerado no mesmo período do ano passado, que foi 65 bilhões de reais. Além disso, o setor vem gerando empregos de forma acelerada e constante.  “Esses dados evidenciam a relevância e a dimensão do setor na economia nacional, servindo como referência para a tomada de decisões do empresariado inserido hoje no segmento. Eles também mostram que o setor tem condições de manter-se ativo e bem posicionado no Sul, onde o desempenho supera a média brasileira, um sinal claro da maturidade alcançada na região. A partir de agora, as atenções devem se voltar para a nova realidade tributária advinda da reforma e também do fim do PERSE –  Programa Emergencial de Retomada de Eventos – e  a tendência da desaceleração da economia do país marcada por juros altos e incertezas fiscais, que podem gerar reflexos ao segmento como um todo. São fatores que, se não forem acompanhados de perto, podem representar obstáculos ao crescimento do setor”, destaca o economista.

Leonardo Alonso –  Economista e Consultor

O presidente da ABRAPE, Doreni Caramori, destacou os desafios do setor. Segundo ele, o plano que mitigou  as perdas do setor, bastante  ancorado no PERSE –  deu fôlego aos produtores de eventos  através de incentivos fiscais, mas agora o grande desafio é de organização fiscal e tributária com vistas à Reforma Tributária, que entra  em vigor em 2026. Ele destacou ainda  a realização do Décimo Congresso Nacional   da ABRAPE, no mês de  novembro, em São Paulo, no Anhembi. “Lá teremos também uma feira de negócios  com mais  200 estandes e a entrega  do  Prêmio Anual de Responsabilidade Social Ambiental ABRAPE”, finalizou Doreni Caramori.

Doreni Caramori – Presidente ABRAPE

_________________________________________________________

Destino Floripa e Região busca turistas na América Latina

Destino Floripa & Região em Buenos Aires (Foto: Divulgação)

Principal projeto de promoção turística de Florianópolis e cidades vizinhas, o Florianópolis Day conta com uma ação ampliada na Argentina, Uruguai e Paraguai. Mercados tradicionais e estratégicos, estes países irão somar, na próxima temporada de verão, 103 voos semanais no Floripa Airport, e estão sendo visitados pelo Destino Floripa & Região, realizador do Florianópolis Day. A entidade capacita operadores de viagem e agentes de turismo sobre as potencialidades de Floripa e  dos municípios próximos da Capital catarinense, incluindo a infraestrutura para a recepção dos visitantes, rede hoteleira e informações sobre voos.

“Essa facilidade de acesso nos permite intensificar o trabalho em destinos que já são grandes emissores de visitantes. Quanto mais profissionais informados e capacitados sobre os nossos equipamentos, infraestrutura e atrativos turísticos, mais propriedade de venda eles têm e, consequentemente, maior o fluxo turístico que teremos”, destaca a gerente executiva Elaine . Neves, que conduz a iniciativa.

O primeiro evento foi realizado na Argentina,  reunindo 50 profissionais de turismo convidados, No, Uruguai o encontro com um grupo de 50 agentes de viagem e operadores de turismo  foi ontem, terça-feira, 18 de agosto. O Paraguai fecha esse ciclo de visitações no próximo sábado,  dia 23 de agosto. Serão 200 profissionais capacitados em um mesmo evento. O Floripa & Região já esteve também no Chile, Portugal  e em cidades brasileiras de maior potencial para  trazer turistas à região da Grande Florianópolis.

_________________________________________________________

Natura no caminho da regeneração 

Foto: @tomazzzoni

A Natura passou por Florianópolis com a tour  pelo Sul  para apresentar suas marcas e fragrâncias de perfumaria de alta qualidade. O evento permitiu  uma experiência imersiva de  fragrâncias das linhas  Prestige e da Alta Perfumaria Natura,  um passo a mais na produção de essências  de luxo. Entre as marcas  dessa perfumaria (foto), destaque para os aromas que não tem classificação de gênero, criados para serem usados sem preconceito.

Sobre os  caminhos da Natura, com  sua origem  na sustentabilidade,  ao falar com à imprensa  sobre o mais recente movimento da Natura, a busca da regeneração ambiental e social,  a Gerente Sênior da marca, Débora Gentil,   destacou a importância da Natura estar associada  ao crescimento sustentável a partir também da  regeneração em tempos de mudanças climáticas. “O conceito de sustentabilidade permanece, mas hoje já não é suficiente e a regeneração é parte  do  nosso compromisso também com  ações que possam  recuperar áreas degradadas, permitindo que nossos produtos continuem sendo  símbolos de defesa do meio ambiente”, destaca Débora Gentil.

Débora Gentil – Gerente Sênior Marketing Natura

A perfumista exclusiva da Natura, Verônica Kato, esteve presente na visita a Florianópolis. Verônica relatou que recentemente  foi às comunidades da Amazônia, de onde é extraída a maior parte das matérias primas  usadas pela Natura, para ver de perto o trabalho dos ribeirinhos. Segundo ela, hoje as comunidades já fazem o próprio controle do cultivo e extração das espécies amazônicas usadas na  cosmética e perfumes da Natura. Salientou  ainda que através das cooperativas, com a tecnologia e o acompanhamento oferecidos pela empresa, as comunidades  sobrevivem de forma sustentável.

Vale  lembrar que a Natura  está no topo de marcas mais influentes do Brasil, como aponta o Ranking Band Momentum Index (BMI) 2025.

Verônica Kato – Perfumista chefe da Natura

_________________________________________________________

O lírico japonês

Foto: Robson Khalaf

Depois do sucesso na estreia em Joinville, casa cheia na Sociedade Harmonia Lyra, o recital “O Ipê e a Cerejeira”, com a soprano Masami Takahashi Ganev, cantora lírica japonesa, e o violonista Igor Ishikawa terá apresentação em Florianópolis. Será no dia 23 de agosto, próximo sábado, às 20h, no Teatro Álvaro de Carvalho. O espetáculo marca o lançamento do 2º Sakura Joinville, festival de cultura e gastronomia oriental que ocorre no período de 12 a 14 de setembro, no Parque Expoville.

“Esperamos atrair o público da capital para prestigiar este grande evento”, antecipa o produtor do festival, Fábio Martins. O recital compõe o projeto intitulado Mostra Artística Sakura, que se completa com exposição do fotógrafo Robson Khalaf, reunindo imagens da edição de estreia do festival Sakura, no ano passado, e um espetáculo do grupo de dança Shyudaiko, com movimentos do folclore japonês.

Os ingressos, gratuitos, devem ser reservados pelo site sakurajoinville.com.br.

Masami Takahashi Ganev e Igor Ishikawa

_________________________________________________________

Berlin Floripa celebra aniversário com grandes atrações 

Carlos Trilha e Fred Nascimento

São várias atrações para comemorar o primeiro ano de vida do Berlin Floripa. E as celebrações  não poderiam ser diferentes, com  muita  música.  No dia 22/08 (sexta-feira) a programação terá a  apresentação  especial do músico Carlos Trilha, produtor musical de Renato Russo, juntamente com o músico Fred Nascimento, homenageando a Legião Urbana. No repertório do show escolhido por Trilha, músicas de todas as fases da banda, principalmente aquelas que tratam das visões de mundo sob a perspectiva do amor.

No sábado,  dia 23 de agosto,  o espaço Berlin receberá um encontro  histórico entre três ícones da música brasileira: Dadi Carvalho, Vinicius Cantuária e Arnaldo Brandão. O show intimista vai levar o público por uma viagem musical repleta de clássicos, reunindo canções autorais e sucessos eternizados por nomes como Jorge Ben Jor, Rita Lee, Marcos Valle e Gilberto Gil. Os ingressos estão disponíveis em    www.pensanoevento.com.br .

Dadi Carvalho, Vinicius Cantuária e Arnaldo Brandão

_________________________________________________________

Sons da América

Foto: Tóia Oliveira

A Camerata Florianópolis sobe ao palco do Teatro Ademir Rosa (CIC) com o espetáculo “Sons da América Latina”, nesta sexta-feira (22), às 20h30. Criado em 2024 para celebrar os 30 anos da orquestra, o concerto será apresentado pela primeira vez este ano no CIC com um repertório que atravessa países como Uruguai, Argentina, México e Brasil. Com regência do maestro Jeferson Della Rocca e arranjos de Alberto Heller, o espetáculo terá cantores de diferentes países da América do Sul, para interpretar clássicos como “La Cumparsita”, “Gracias a la vida” e “Águas de Março”. Ingressos à venda no site Blueticket e na sede da Camerata.

_________________________________________________________

Crônica e opinião, a vida de todos nós!

Anna  Tscherdantzew

É com alegria e expectativa  que anuncio aqui a chegada da multi escritora e criadora  Anna  Tscherdantzew ( o sobrenome é complicado, a escrita nem um pouco).  Aos  domingos, Anna  vai  trazer aqui no Portal Making Of seus textos únicos, relíquias de pensamento que eu prefiro chamar de crônicas com fatos e dados. Mas deixo que ela própria se apresente aos leitores.

“Te mete !! Fazer parte do Portal Making Of e ser apresentada pelo Anselmo Prada ?? Sim, tô me achando, e com muito prazer início neste domingo minha coluna semanal sobre Comportamento, com bom (e às vezes mau) humor, mas sempre com assuntos polêmicos e perspectivas inusitadas sobre esse mundo doidão. Espero proporcionar uma leitura agradável e algumas risadas”

O currículo segue comigo:  Anna Tscherdantzew é formada em Publicidade pela PUCRS, pós-graduada em Marketing pela FGV, Master em Fashion Design pela NYFA (Seattle) e Digital Design pela Santa Barbara City College (California). Docente (Unisul), pesquisadora e moderadora de focus group (Agência Um, Mapa Pesquisas de Mercado), designer (Nordstrom), figurinista independente de Filmes e Music Videos em Los Angeles, produtora e roteirista (Radicci Entretenimentos) e colunista (Sler, Leouve… e agora no Making Of)).

Vem com tudo Anna, boa sorte, te esperamos no próximo  domingo.

_________________________________________________________

Por hoje é isso. Na semana que vem tem mais.

No instagram: @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: