Portal Making Of

Festival Choro Mulheril está chegando para mostrar o protagonismo feminino na música instrumental

Roda de Choro no 1º Festival Choro Mulheril 2024 (Foto: Sabrina Stahelin)

Quando setembro chegar   Florianópolis  vai receber o 2º Festival Choro Mulheril, iniciativa que busca consolidar o protagonismo feminino no universo da música instrumental brasileira e, em especial, no choro, gênero reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial do Brasil. Totalmente gratuito, o festival oferece uma programação completa e aberta ao público que inclui shows, rodas de choro, palestras, debates e exibição de filmes. O festival será  entre os dias 8 e 14 de setembro.

Mais do que uma celebração musical, o festival é um espaço de reflexão e ação diante de um cenário historicamente marcado pelo machismo. O Coletivo Choro Mulheril, organizador do evento, atua justamente no sentido de valorizar compositoras e instrumentistas mulheres, resgatando nomes fundamentais da história da música brasileira, como Chiquinha Gonzaga e Tia Amélia, e dando visibilidade às artistas contemporâneas.

Nos dias 11 e 12 de setembro, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) será palco de apresentações de destaque na cena musical nacional. Entre elas: Chora Mulheres na Roda (RJ), grupo premiado que promove representatividade negra e feminina no choro; Brejeiras convidam Marcela Zanette (PR), coletivo que revisita clássicos da música brasileira com olhar feminino; o Duo Sheila Zagury e Daniela Spiellmann (RJ), trazendo sofisticação e inventividade; e o Trio Mulheril, formado pelas idealizadoras do coletivo, que nesta edição recebe a pianista cubana naturalizada brasileira Claudia Rivera. Além de música, o festival vai ter ainda palestras, exibição de documentário e roda de choro ao ar livre.  Mais informações  em @festivalchoromulheril . A retirada  gratuita de ingressos começa em breve na plataforma Sympla.

Grupo Chora Mulheres na Roda –  Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)

_________________________________________________________

O futuro da Terra em discussão

Os desafios de um mundo em transformação, com emergência climática, ameaça a importantes biomas e impacto na vida das pessoas serão tema de debates que acontecem de 22 a 25 de setembro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) na V Conferência Planeta.Doc.

Já estão confirmados 50 palestrantes nacionais e internacionais para os três dias de eventos em Florianópolis, que vão reunir experiências e reflexões sobre as emergências socioambientais e também soluções inovadoras e uma mudança de visão sobre o meio ambiente e a forma de lidar com o planeta.

Pesquisadores, artistas, ativistas, professores, estudantes e todos os interessados vão desenhar futuros possíveis e fortalecer ações concretas frente à crise climática e ambiental a partir da ideia de regenerar o planeta e alterar a forma como olha para a natureza e para o lugar do ser humano nela. As inscrições para o Planeta Doc podem ser feitas  através do  link.

_________________________________________________________

“Eu quero  viver”

Gabriel Bicho (Foto: Divulgação)

O artista Gabriel Bicho deu início ao projeto “Eu quero viver”, resultado da chamada aberta do Centro Cultural Veras para o Ciclo de Exposições, projeto realizado com a Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Franklin Cascaes.

Dividido em três atos, o projeto resultará em uma intervenção arquitetônica que convida o público a pensar sobre a urgência sobre a preservação da biodiversidade e resiliência das árvores brasileiras em relação aos avanços predatórios. Para esta edição, o artista, nascido na Amazônia brasileira, trabalhará com espécies nativas da Mata Atlântica.

No primeiro ato do projeto, Gabriel Bicho e a artista Erika Artmann estiveram na Feirinha da UFSC, no campus da Trindade em Florianópolis, para colher histórias sobre a relação entre pessoas e árvores. Os recortes-fragmentos serão registrados por meio de áudio, textos e desenhos, e irão alimentar as faixas que serão produzidas de forma coletiva durante o ateliê, etapa seguinte do projeto.

O segundo ato é a realização do Ateliê Aberto com Gabriel Bicho, nos dias 30/08 e 06/09, na sede do Centro Cultural Veras, no Córrego Grande. Nesses encontros, o objetivo é produzir coletivamente faixas que verbalizem a luta das árvores brasileiras. Os participantes do ateliê assinarão as obras junto ao artista.O projeto continua com outras etapas que podem ser conhecidas pelo site  www.centroculturalveras.org .

_________________________________________________________

Arte ancestral indigena

Obra  do artista indigena Nei Xakriabá

A Fundação Cultural Badesc recebe, a partir da quinta-feira, 28 de agosto, a exposição “ReverberAção”, do artista indígena Nei Xakriabá. Instalada no Jardim da Fundação, em Florianópolis, a mostra com curadoria de Betânia Silveira é inédita e reúne seis moringas zoomórficas modeladas em argila, que são objetos que evocam a relação ancestral do povo Xakriabá com a terra, a água e os animais do cerrado.

As peças, moringa com tampa de gavião, moringa mãe-da-lua, moringa tamanduá, moringa onça, moringa peixe e moringa cobra, foram criadas ao longo do mês de junho de 2025, após meses de diálogo entre o artista e a curadora. Cada uma carrega uma narrativa simbólica que expressa a luta pelo território, a retomada das práticas cerâmicas tradicionais e a resistência cultural de um povo que reverbera sua existência através da arte.

“Essa exposição é uma forma de mostrar nossa diversidade étnica e nossas lutas pelo direito ao território e à própria existência. Espero que o público se interesse em conhecer mais de perto nossa história e troque os estereótipos por afetos”, afirma Nei Xakriabá.  O povo Xakriabá, pertencente ao tronco linguístico Jê, é um dos povos indígenas do Brasil que habita majoritariamente o norte de Minas Gerais, em território próximo ao rio São Francisco.  A abertura da exposição será a partir das 19h e a entrada é gratuita.

_________________________________________________________

“Ônus da Redenção” e hiper-realismo 

Escultura “Conquista de Jerusalém”

A  Sala Lindolf Bell II, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, se transforma em território de memória, dor e beleza com a exposição inédita “Ônus da Redenção”, do artista João Salem. A mostra reúne esculturas hiper-realistas, vídeos, fotografias e objetos que encaram de frente os conflitos invisíveis, aqueles que não deixam medalhas, apenas marcas.

Autista diagnosticado com nível 1 de suporte, Salem canaliza sua vivência em obras que não pedem respostas, mas provocam perguntas. “Durante anos, vivi com comorbidades que só agora, com tratamento psicológico e medicação adequada, começaram a fazer sentido. A arte me ajuda a entender e a elaborar tudo isso”, afirma o artista.

Com curadoria de Letícia Novelletto e co-curadoria de Caelan Noir, “Ônus da Redenção” propõe uma reflexão sobre o preço que se paga em batalhas, sejam internas ou externas, nas quais não há vitoriosos. “Não existe absolutamente nada que justifique uma guerra”, destaca Salem.  A exposição pode  ser  vista a partir desta sexta-feira, de 29 de agosto, até  23 de setembro.

_________________________________________________________

Detetive suspeito e  imprevisível 

Atores Nata Vieira e Tatu (Foto: Gym)

A Cia Clandestinos apresenta o espetáculo “Suspeitos – Um Noir Improvisado” nos dias 29 e 30 de agosto, quinta e sexta, às 20h, no Teatro da Ubro, em Florianópolis. Com direção de Nata Vieira e Tatu, a montagem traz o ator e improvisador Andrei Moscheto no elenco da trama construída em tempo real com a participação do público.

Em uma atmosfera inspirada nos filmes noir, “Suspeitos” transforma o palco em um cenário sombrio e cheio de mistérios. A cada apresentação, o público é convidado a escolher os suspeitos e fornecer pistas que alimentam a narrativa, tornando-se cúmplice de um crime a ser desvendado. O detetive Ed, com seu charme característico e uma dose de comédia, tenta manter a ordem enquanto mergulha em uma investigação imprevisível e cheia de reviravoltas.  Os ingressos estão à venda no Sympla.

_________________________________________________________

O Projeto Whitney Instrumental chega a Florianópolis neste sábado, dia 30 de agosto, às 20 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho. Numa homenagem singular à Whitney Houston, suas canções ganham vida em arranjos instrumentais cuidadosamente elaborados, que se unem à interpretação vocal da cantora carioca Thalita Pertuzatti.

O show é idealizado, produzido e dirigido por Paulo Rampinelli, músico catarinense com 25 anos de carreira, que sobe ao palco como solista ao saxofone. Rampinelli assina a concepção musical deste espetáculo, que vai além da homenagem: é uma celebração à Whitney, seu legado e sua força nas interpretações ao vivo de suas músicas. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

Thalita Pertuzatti

_________________________________________________________

Em 2025, a CASACOR  lança um convite poético e provocador: “Semear Sonhos”. O tema nacional chega a Florianópolis como um campo fértil de ideias, no qual arquitetos, designers e paisagistas revelam suas visões sobre como projetar espaços que transcendem a estética e exploram a ideia de plantar intenções hoje para colher transformações amanhã, em ambientes que falam de memória, sustentabilidade e novas formas de viver.

Entre metáforas que remetem à terra, às raízes e ao florescimento coletivo, os profissionais de Santa Catarina apontam caminhos que unem técnica, sensibilidade e propósito para um futuro que começa a ser cultivado agora. “Semear Sonhos” é mais do que um tema: é um convite para cultivar visões de futuro.

O Parque Gráfico que sedia a CASACOR SC | Florianópolis 2025 é um endereço histórico da mídia catarinense, onde por mais de três décadas foram impressos os jornais da NSC, como o Diário Catarinense e o Hora de SC.

A CASACOR Florianópolis acontece de  28 de setembro a 9 de novembro de 2025.

Mais informações: https://casacor.abril.com.br/pt-BR/mostras/florianopolis-2025 .

_________________________________________________________

Catarinenses em festa de luxo beneficente

Beto Pacheco, Tati Barbieri, Roman Schakal, Maya Massafera, Rafaela Pilati, Donata Meirelles, Fláviai Pontara, Renata Kuerten e Fernanda Motta

Muitos catarinenses marcam presença em evento beneficente que recebeu celebridades e convidados de todo o país em São Paulo. Quem já foi ao Baile do BB sabe que essa é uma das festas mais caprichadas do ano e nesta edição reuniu celebridades como Juliana Paes, Reinaldo Gianecchini, Maya Massafera e Yasmin Brunet. Realizada pelo RP Beto Pacheco, e seu sócio, Tiago Moura, a quinta edição aconteceu no salão de festas do Hotel Rosewood e contou com a presença de influencers, atores e convidados catarinenses. Um deles o RP de Balneário Camboriú,  Alex Ferrer, que comandou a lista do litoral catarinense.

Com o tema “Royal Couture Ball”, a quinta edição do baile foi inspirada no universo cinematográfico da série de filmes 007, James Bond. Conhecido como o “Met Gala brasileiro”, o evento contou com centenas de trajes excêntricos, leilão beneficente e até um bar secreto, criando uma atmosfera de exclusividade e glamour. Toda a renda do evento  foi revertida para a Casa Santa Teresinha.  A instituição oferece suporte integral a crianças e adolescentes com genodermatoses, uma doença genética rara e grave que afeta a pele e outros órgãos.

RP  Alex Ferrer

_________________________________________________________

As novidades em calçados 

Luiza Barcelos e Bere Suzuki (Foto: Globo/Resedá)

A Resedá For You promoveu recentemente um evento exclusivo, em Joinville, de lançamento da Coleção Primavera/Verão com participação de uma das cinco marcas de calçados femininos premium mais importantes do país: Luiza Barcelos. Loja multimarcas catarinense com mais de 20 anos de história, a Resedá recebeu a diretora criativa da marca mineira, Luiza Márcia Barcelos, para um Talk Show com mediação da sua CEO e fundadora Bere Suzuki.

A apresentação das novas coleções de primavera e verão é  sempre aguardada no calendário da indústria da moda e do varejo brasileiro. Todos os anos, a Resedá apresenta um evento para trocas e mapeamento de tendências. Desta vez, o encontro foi ainda mais especial ao contar com a apresentação, em primeira mão, da nova coleção Viva da grife Luiza Barcelos – conhecida por unir design autoral, acabamento artesanal e identidade feminina refinada.

_________________________________________________________

Festival do Strogonoff 

Festival do Strogonoff 2024  (Foto: Fatima Damaceno)

A Confraria do Strogonoff, sob coordenação de Cleide Barbi Ammon, promove o 24° Festival do Strogonoff Maria de Lourdes Tancredo, hoje, dia 27 de agosto, às 20h30, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis. Ao todo, 40 profissionais da cozinha, gourmets e gourmands da região vão preparar, voluntariamente, dezenas de receitas personalizadas.

Servidas em sistema open food, estarão à mesa variedades tradicionais até as mais inusitadas. Entre elas: carne, frango, camarão, berbigão, marisco, ostra, frutos do mar, cogumelos frescos, carne seca com pinhão e champignon, lombo suíno com mostarda, frescal, costela e peito de peru defumado. Além do prato principal e sua variações, o strogonoff, o festival terá ainda outras opções de gastronomia.

Toda renda será revertida ao trabalho das entidades assistenciais Casa Lar Semente Viva, Associação Fraternidade Santo Ivo/Igreja São João Batista e Lar Recanto do Carinho.

_________________________________________________________

Obrigado pela leitura e até a próxima semana.

No instagram: @anselmoprada.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: