Setembro 22, 2021

Girassol de Julia marca chegada da primavera

Girassol de Julia marca chegada da primavera

Exatamente às 16h21 desta quarta-feira (22), quando começa oficialmente a nova estação, será lançada a canção Girassol de Julia, com um vídeoclipe no Youtube (youtube.com/c/Marcoliva). O clima lírico da letra do poeta Christian von Koenig é acentuado pelo ritmo leve e dançante criado pelo cantor e compositor Marcoliva, que interpreta a canção ao lado da também cantora e compositora Silvia Abelin.

 

Mas para além da história agora cantada em versos, a parceria na concepção e execução de Girassol de Julia remete a uma bela e rica experiência de troca criativa entre artistas, no evento PalavrAcanção, realizado em Florianópolis.

 

 

 

"Foram nove edições, realizadas mensalmente no bar Qualé Mané, que reuniram mais de 200 artistas para apresentações musicais, leituras de poesias, lançamentos de livros, vendas de CDs e exposições", lembra Marcoliva, um dos organizadores do PalavrAcanção, ao lado de Silvia Abelin e Marcio Fontoura.

 

Além do espaço para os artistas mostrarem seus trabalhos, a ideia era justamente provocar parcerias: compositores se apropriando de poemas ditos ou publicados em livros e músicas instrumentais inspirando letras. Girassol de Julia floresceu nesse ambiente. "Seu  lançamento na primavera ajuda a trazer esperança a tempos tão sombrios", define Marcoliva.

 

 

 

"Estive desde o primeiro momento em que a música foi para o público que participava do PalavrAcanção. Isso foi muito legal, pois podemos sentir a reação das pessoas antes mesmo de gravar. E a reação foi de encanto com essa leveza primaveril de Girassol de Julia, que flui pelo sentimento do amor", conta Silvia Abelin. 

 

Abaixo, você pode conferir o clipe na íntegre:

 

https://drive.google.com/file/d/1h5Gpca0iHLCq7RPGaKPUfPYFifaQS2bg/view?usp=sharing

 

 

 

A história

 

No início de 2019, Christian estava apaixonado por Julia. O girassol era um tema recorrente do romance, seja pela flor num vaso da sala, seja por uma impressão de Van Gogh na parede. O estalo para a composição da letra surgiu após uma tempestade de verão que pintou o céu de amarelo, quando pensou nos versos: Tem mais cor a flor que brotou em Julia/ Do que o céu do estio logo após chover.

 

"Levei muitos dias pra fazer o poema, para chegar na métrica que queria. Nasceu quase como um samba, que é uma das minhas referências para escrever", explica Christian, autor de dois livros à venda na Amazon: Passagem para Lugar Nenhum (romance) e Poemas Cheios de Vazios. 

 

Infelizmente, em seguida o romance acabou. Algumas semanas depois, ao participar do PalavrAcanção, apresentou o poema para Marcoliva. "Em pouco tempo, recebi uma mensagem inesperada, já com um primeiro arranjo. Ele deu nova vida à letra e aquilo me deixou maravilhado. A versão musicada era envolvente, animada, e a participação de Silvia Abelin trouxe um encanto a mais. As apresentações de Girassol de Julia agitavam as noites do PalavrAcanção. O resultado está aí. A paixão passou, a música vive", sintetiza Christian.

 

 

Cara a cara

 

Girassol de Júlia está entre as seis canções que fazem parte do EP Cara a Cara, de Marcoliva, que será lançado ainda este ano nas plataformas de streaming. Com um conceito do não eu - "não ausência de si mesmo, mas a importância de olhar para o outro", como diz o autor - as músicas passeiam pelos ritmos samba e bossa nova, pop, milonga, baião e balada, apresentadas de forma não convencional e com forte carga poética. 

 

As imagens do videoclipe de Girassol de Júlia, captadas por Guto Campos, foram feitas no sebo e livraria  Desterrados - Fotografia, Literatura e Arte. Devido à pandemia, todos gravaram separadamente. O mesmo aconteceu na gravação da música, produzida por Rafael Calegari em um home estúdio. O resultado pode ser visto no canal youtube.com/c/Marcoliva, a partir desta quarta-feira, às 16h21, para dar as boas-vindas à primavera.

 

*****

 

 

Nasceu uma flor

 

 

A jornalista Hemilin Alves é a aniversariante desse dia florido! Parabéns, lindona!

 

*****

 

 

Dona Bilica em apresentação gratuita

 

A rendeira, benzedeira e manezinha da Ilha, Dona Bilica se prepara para fazer duas apresentações gratuitas nesta sexta-feira, 24 de setembro. Depois de um ano e meio, essas vão ser as primeiras apresentações abertas ao público da personagem interpretada pela atriz Vanderleia Will.

Serão duas apresentações no formato stand up no palco da Praça MULTI.  A partir das 18h acontece uma apresentação focada para o público infantil e às 20h a apresentação é para toda a família.

Para a realização das atividades de cultura e lazer, o open shopping está seguindo e respeitando as normas sanitárias vigentes. O MULTI Open Shopping fica na Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, 3339, no Rio Tavares, em Florianópolis/SC.

*****

 

 

Moda com propósito

 

A empresária Renata Brose, que coordena o Movimento “Eu Me Permito”, e Samuel Schmidt, idealizador do projeto “Cidades Invisíveis”, farão a palestra “Moda com Propósito” em parceria. O evento encerrará a edição deste ano da Spring Week do Shopping Villa Romana, em Florianópolis, no dia 23/09, às 19h. 

De uma necessidade pessoal a uma plataforma para impulsionar outras mulheres: foi assim que Renata, ao lado de sua filha e sócia Bruna Soares, criou o Eu Me Permito. O projeto, com perfil de empreendedorismo social, nasceu com o intuito de empoderar as mulheres, já rendeu sessão de fotos com mais de 560 participantes, workshops, palestras e lançou modelos de camisetas que refletem os valores do movimento.

A ideia é aliar o projeto a ONGs que trabalham com a visibilidade e defesa de direitos de mulheres e, para isso, as empresárias já iniciaram conversas com movimentos existentes em comunidades de Florianópolis, como o Morro da Mariquinha.

 

A parceria com Cidades Invisíveis

A ideia da palestra “Moda com Propósito” surgiu dessa experiência com o projeto Cidades Invisíveis, idealizado por Samuel Schmidt, que é formado em Direito, pós-graduado em Ciências Criminais e tem Mestrado em Inclusão Social. Para ele, “é a partir de parcerias que vamos conseguindo concretizar nossas ideias, que vão amadurecendo a partir dos problemas que enxergamos nas comunidades. A solução para os problemas está lá dentro”.

*****

 

 

 

Tags:
social entretenimento Floripa Florianópolis gente festas eventos agenda
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Yula Jorge

Yula Jorge
Jornalista graduada pela UFSC. Antes disso estudou e viveu quatro anos entre o Canadá e os Estados Unidos e quando retornou a sua terra natal, Goiânia, graduou-se pela PUC em Secretariado Bilíngue. 
Logo mudou-se para Florianópolis, ingressou na Universidade Federal, e da ilha não saiu mais. Atua como colunista desde 2012, assinou uma coluna diária no jornal Notícias do Dia por alguns anos, e, paralelamente, foi repórter da RICTV Record e Record News. Traz todos os dias o que rola de especial em Floripa: sobre quem acontece, empreende, se engaja em causas legais. O que inaugura, as festas bombásticas, as melhores casas, restaurantes, os shows, as ações bacanas e o voluntariado.

Comentários

Onze 10

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!