Novembro 26, 2021

Globo demite José Hamilton Ribeiro e 'repórter secreto' do Fantástico

Globo demite José Hamilton Ribeiro e 'repórter secreto' do Fantástico
Reprodução

A Globo dispensou ontem, 25, mais dois jornalistas que fizeram história na empresa: José Hamilton Ribeiro, que estava há mais de 40 anos no canal, e Eduardo Faustini, repórter investigativo do Fantástico.

Em nota ao UOL, a emissora confirmou as saídas: "Ambos saíram de comum acordo depois de uma linda trajetória na TV". Nos últimos tempos, a empresa vem reduzindo custos para amenizar a crise da pandemia da Covid-19.

Hamilton já trabalhou no jornal Folha de S. Paulo antes de entrar para a Globo. Na emissora, atuou como freelancer para o ‘Globo Rural’, em 1981, e depois passou a compor a equipe fixa do programa. Em 2006, recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, um dos mais importantes prêmios do jornalismo nos Estados Unidos. Na década de 1960, o jornalista perdeu a perna após pisar em uma mina terrestre durante a Guerra do Vietnã. 

Entre as principais reportagens dele estão na "Trilha da Onça", "Um passeio pelo Vietnã", "O ciclo do tropeirismo", "O trabalho dos índios bakairis" e uma investigação científica no Rio Paraguai.

Já Faustini é conhecido como o “repórter secreto” do ‘Fantástico’ e estava na Globo desde 1996. Ele jamais exibiu o rosto na televisão para preservar a integridade física, mas mesmo assim já chegou a ser ameaçado. Suas reportagens já denunciaram esquemas de corrupção, guerras entre policiais e traficantes e grupos de extermínio.

Tags:
comunicacao
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Redação Making Of

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!