Fevereiro 17, 2021

Globo perde espaço em eventos esportivos

Globo perde espaço em eventos esportivos

Continua em andamento uma das mais importantes mudanças envolvendo eventos esportivos – futebol e Fórmula 1 - e as emissoras de TV. Marca a saída parcial de cena da Rede Globo, que há muitos anos domina o cenário de direitos ao bancar altas somas para garantir primazia de transmissão.

O ponto de embate do momento é o Campeonato Carioca, onde a Record vai pagar 11 milhões de reais para transmitir em TV aberta. A Globo chegou a oferecer 50 milhões para todas as plataformas, mas não levou. Os clubes vão arriscar bancando, à parte, o pay per view em streaming na rede Claro/Net. Será oferecido aos torcedores por 129 reais, valor bastante alto em comparação aos 39 reais cobrados na Libertadores.

Concretizada essa operação, a Globo perde um dos pontos básicos de sua operação esportiva, o desejo de manter no line up apenas quatro campeonatos – carioca, paulista, mineiro e gaúcho. Os demais ela está abrindo mão depois de terminarem os atuais contratos. Não contava, é claro, com a ação da Record, com visível intenção de bater audiência com o SBT – que tem os direitos da Libertadores.

 

Band

Há um outro player nesse mercado de direitos esportivos, a Band, que vai bancar a Fórmula 1 e outras competições automobilísticas. A Globo tentou continuar nas corridas, mas os organizadores ficaram interessados também em valorizar mais as competições com a transmissão integral de treinos e corridas. A Globo jogava treinos para a TV fechada e frequentemente cortava a festa dos vencedores.

Parece claro que o futuro será diferente mesmo do que foi até agora, bastante impactado com a redução de custos da Globo e pela ação da concorrência. O que poderá definir quem vai se dar bem são aqueles que souberem empacotar o conteúdo, seja contratando boas equipes de microfone, seja na organização de programas de apoio.

Tags:
multimidia claiton selistre bastidores comunicação TV rádio jornal
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!