Globo propõe reflexão para mundo pós-pandemia

No momento em que a vacina traz um sopro de esperança para a sociedade, a Globo lança um projeto integrado para reflexão sobre o futuro.
Batizado de "Quanto Isso Tudo Passar", o projeto terá desdobramento em outras plataformas do grupo e conta com diversas iniciativas: uma pesquisa de opinião feita em parceria com o Datafolha, que será apresentada amanhã, 23; uma campanha publicitária que convida para uma reflexão sobre o futuro; a série Conversas Sobre o Amanhã, que será exibida no Globoplay e uma mostra sobre os impactos da Covid-19, que ocupará os espaços do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Como pontapé inicial, os filmes da campanha começaram a ser veiculados no sábado, 20, com desdobramentos nas redes sociais. A campanha que abre o projeto é um convite para pensarmos no legado que o enfrentamento da crise deixará para o mundo. E para que não nos esqueçamos do principal ensinamento do período: a importância de termos um tempo para a gente, para o outro e para quem amamos.
Pesquisa e conhecimento
Para entender como os brasileiros enxergam o cenário desde o começo da pandemia, e também o futuro, a Globo ouviu mais de duas mil pessoas e compilou os dados em uma pesquisa inédita, que será disponibilizada ao mercado a partir do dia 23, às 10h.
O levantamento, realizado em dezembro através do Instituto Datafolha, identificou e analisou possíveis aprendizados e reflexos positivos na sociedade, bem como sentimentos, hábitos e comportamentos que marcaram esse período e que podem se estender para a superação da crise.
Batizada de 'Ideia de futuro: O Brasil pós-pandemia pode ser melhor?', a pesquisa traz, dentre os destaques, a descoberta de que os meses difíceis permitiram que 86% dos entrevistados aprendessem alguma coisa ou identificassem aspectos positivos da crise em fatores como maior cuidado com a saúde (26%), maior preocupação com a solidariedade social (23%) e a união familiar (17%).
Para 79% dos respondentes a família também aparece como principal fonte de inspiração e força para enfrentar a crise, seguida pela esperança de que a situação vai passar.
O caráter coletivo da pandemia e a percepção da desigualdade no país também aparecem como reflexos na população: 97% dos entrevistados concordam que a doença nos mostrou que somos todos iguais; mesma porcentagem de pessoas que afirmam ter percebido que somos um país cheio de desigualdade e que devemos fazer algo; já para 93%, ficou mais clara a consciência de que nossas ações impactam a natureza/a vida de outras pessoas, entre outros dados interessantes.
A íntegra dos resultados também estará disponível na plataforma Gente.
Conversas para o Amanhã
A partir de quinta-feira, 25, "Quando isso tudo passar" embarca em uma jornada de conhecimento. O projeto leva ao Globoplay o "Conversas para o Amanhã", uma coprodução Globo, GloboNews e Museu do Amanhã. Serão cinco rodas de conversas com diferentes pilares e personalidades que dialogam com os novos tempos.
- 26 de fevereiro (sexta-feira): ‘Essenciais – O Brasil na Pandemia’ – com Monica Calazans, Janaína Barros e Josier Vilar;
- 1º de março (segunda-feira): ‘A Ciência é Protagonista’ – com dr. Drauzio Varella, Luiz Alberto Oliveira e Jurema Werneck;
- 2 de março (terça-feira): ‘A Cultura é o Caminho’ – com Carlinhos Brown, Vik Muniz e Bia Lessa;
- 3 de março (quarta-feira): ‘Sociedades Transformadas’ – com Vera Iaconelli, Silvio Meira e Laura Carvalho.
As conversas serão mediadas pelas jornalistas Aline Midlej e Leila Sterenberg, da GloboNews.
Coronaceno, os impactos do COVID e as perspectivas pós-pandemia
A partir do dia 4 de março, estará aberta ao público a exposição ‘Coronaceno: Reflexões em tempos de pandemia’, uma mostra temporária, realizada pelo Museu do Amanhã, em parceria com a Globo e parceria de conteúdo da GloboNews e da Fiocruz. Com duração de três meses, a exposição vai apresentar os impactos da Covid-19 no Brasil e no mundo em seis ambientes diferentes, com instalações artísticas e recursos audiovisuais.
Em abril, a mostra ficará disponível virtualmente, transpondo essa experiência também para o digital.
Ficha técnica:
Direção de Marca e Comunicação: Manuel Falcão
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá e Leandro Castilho
Head of Art: Waldemar França
Criação: Waldemar França, Leandro Castilho e Lara Miranda
Atendimento: Mariana Novaes, Antônio Rocha e Suzana Poli
Gerente de Produção: Ricardo Leo
Produção Executiva: Milaine Almeida e Fernanda Ribeiro
Coordenação de Produção: Klemerson Cantalice
Produção: Guilherme Pierri
Diretor de Cena: Felipe Abrahão
Direção Pós Produção: Fernando Alonso
Gerente Pós Produção: Renan Porto
Coordenador: Alexandre Liberato
Produtor Finalização: Isabella Correa
Edição: Isadora Chamis e Elisa Varajão
Pós produção e arte: A Criatura
Produção Musical: ComandoS