23.5 C
fpolis
23.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

GloboNews exibe documentário sobre Complexo Hospitalar Juquery

Reprodução/Divulgação/Globo
Últimas notícias

Por mais de 120 anos milhares de pessoas foram abandonadas e tiveram sua dignidade roubada pelo Estado no maior hospital psiquiátrico do Brasil, o Juquery, que fechou suas portas em 2021. Muitas delas também perderam a vida.

Localizado em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo, o complexo hospitalar foi construído em 1898 para oferecer tratamento a pessoas com doenças mentais. Mas a realidade lá dentro era bem diferente.

No documentário original da GloboNews ‘Juquery – Lugar Fora do Mundo’, que será exibido no próximo domingo, 22, às 23h, ex-pacientes, ex-funcionários e pesquisadores falam sobre as inúmeras violações aos direitos humanos que aconteceram nesse hospital.

O Complexo Hospitalar Juquery chegou a ter mais de 16 mil pacientes na década de 70 e foi palco de diversas atrocidades. O ex-funcionário Walter Faria conta que a instituição tinha condições insalubres e que tratamentos com eletrochoque e insulinoterapia eram comuns.

O documentário revela ainda que o Manicômio Judiciário, que integrava o Complexo Hospitalar do Juquery, serviu para presos políticos serem torturados durante a Ditadura Militar.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Instagram nega que vai mostrar quem visitou seu perfil

O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem visitou o seu perfil. O rumor começou a...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }