O Google disponibilizou ontem, 23, o Relatório de Transparência de Anúncios Políticos, uma página criada para oferecer mais detalhes sobre a publicidade política exibida nas plataformas da empresa.
O endereço reúne informações atualizadas constantemente sobre os anúncios comprados por meio das plataformas de publicidade da companhia, o Google Ads e o Display & Video 360, desde 17 de novembro de 2021. Nesta data, o Google atualizou a política e passou a exigir a verificação de anunciantes interessados em campanhas políticas. O Relatório vai incluir dados sobre quaisquer anúncios que mencionem candidatos, partidos políticos e governantes eleitos no nível federal.
O Brasil é a 9a região do mundo a lançar o Relatório, que ganhou em junho uma interface amigável, de fácil navegação, e uma série de novas ferramentas e recursos para acessar e classificar informações sobre anúncios e anunciantes, incluindo dados mais granulares para gastos e exibições de publicidade (impressões).
No site, uma caixa de busca permite a pesquisa sobre os anúncios e os anunciantes por país, por horário e formato. É possível navegar pelas abas Anúncios e Insights, verificar anúncios por número de exibições e pelo valor investido, além de visualizar as imagens ou vídeos que compõem os anúncios.
O lançamento oficial sobre a novidade ocorreu por meio do Blog do Google Brasil, aqui.