23.5 C
fpolis
23.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Google Notícias celebra 20 anos com novo visual

Últimas notícias

A ascensão das redes sociais, dispositivos móveis, notificações, aplicativos e sites de notícias em todo o mundo fez com que hoje, mais do que nunca, as pessoas tenham mais formas de acessar notícias. O Google Notícias oferece às pessoas uma maneira simples de descobrir facilmente os fatos mais importantes da sua comunidade ou do mundo. De meios de comunicação locais e regionais a veículos de cobertura nacionais e globais, o Google Notícias reúne fontes diversas de jornalismo para nos ajudar a entender melhor nosso mundo.

Nossa visão para o Google Notícias é fortalecer o acesso a notícias locais e a uma ampla variedade de fontes, e combater a desinformação enquanto protegemos a web aberta.

Hoje estamos anunciando diversas maneiras pelas quais estamos trabalhando para ajudar as pessoas a encontrar uma ampla variedade de notícias confiáveis, por meio de um apoio a organizações de notícias e à inovação de produtos em todo o mundo.

 

O novo Google Notícias

O Google Notícias está disponível em mais de 125 países e em mais de 40 idiomas. Todos os meses, as pessoas clicam mais de 24 bilhões de vezes nos resultados da Busca do Google e do Google Notícias para sites de notícias. Os algoritmos do Google usam aprendizado de máquina para analisar centenas de fatores diferentes para identificar e organizar os artigos e reportagens produzidas em todo o mundo.

Para ajudar as pessoas a se aprofundarem em matérias importantes e encontrarem notícias locais com mais facilidade, lançamos hoje uma experiência do Google Notícias redesenhada e mais personalizável para desktop.

Nosso novo visual para o Google Notícias no desktop foi inspirado nos comentários que recebemos dos leitores. Tornamos mais fácil acompanhar os fatos mais relevantes trazendo as “Principais notícias”, “Notícias locais” e escolhas personalizadas para o topo da página.

Agora você pode usar o botão de filtro para adicionar várias cidades ao seu feed de notícias locais, para nunca perder os fatos sobre as localidades que importam para você.

Essa mudança é apenas a forma mais recente que desenvolvemos para levar notícias locais aos leitores de todo o mundo. No ano passado, expandimos um recurso na Busca do Google para que os leitores possam ver um carrossel de notícias locais quando o Google encontrar uma cobertura relevante relacionada à sua pesquisa.

Para garantir que esta página inicial do Google Notícias seja realmente sua, agora você pode personalizar os temas exibidos. Esse novo recurso facilita a rolagem e o clique no conteúdo mais relevante para você. Você pode adicionar, remover ou reordenar temas — basta clicar no botão azul Personalizar no canto superior direito da seção “Seus assuntos” para começar.

A seção Seus assuntos agora facilita a personalização dos tópicos que você deseja seguir.

Para ajudar você a também avaliar a qualidade das informações que encontra na internet, ampliamos nossa seção de “Checagem de fatos” (desktop) para fornecer mais contexto. Além das manchetes, agora você verá a informação original juntamente com a checagem feita por organizações independentes.

Essa é uma das muitas maneiras pelas quais o Google está ajudando a apoiar a educação midiática. Você também pode encontrar mais informações sobre as fontes diretamente na Busca do Google, usando a opção “Sobre este resultado”. Ao lado dos resultados de pesquisa relacionados, você verá três pontos nos quais pode tocar para saber mais sobre o resultado e de onde vieram as informações. Com esse contexto adicionado, você pode seguir as recomendações de especialistas para verificar a fonte e ver o que os outros estão dizendo sobre um assunto, ajudando você a tomar decisões mais informadas sobre quais páginas visitar e quais resultados serão mais úteis para você.

Como parte de nossos anúncios de hoje para trazer o Google Notícias redesenhado para as pessoas em todo o mundo, também estamos anunciando que após um hiato de oito anos, o Google Notícias está de volta à Espanha. Este é o resultado de uma nova lei de direitos autorais e esperamos que o retorno do Google Notícias à Espanha ajude mais pessoas a encontrar mais notícias, de mais lugares, e ajude os veículos de imprensa locais a encontrar novos leitores.

 

Como estamos ajudando os jornalistas

Ter acesso a notícias vai além das experiências individuais do dia a dia, é também encontrar maneiras de ajudar a indústria de notícias a continuar a ter sucesso. Por meio da Google News Initiative (GNI), fazemos parcerias com meios de comunicação em todo o mundo para construir um ecossistema de notícias duradouro, diversificado e inovador. Fazemos isso oferecendo treinamento, programas, financiamento e produtos para jornalistas e redações para ajudar a fortalecer seu trabalho na era digital.

Um dos objetivos da GNI é elevar o trabalho de várias publicações ao redor do mundo. Como parte desse esforço, estamos abrindo oficialmente inscrições para nosso Fundo Global de Equidade no Jornalismo, nosso compromisso de ajudar a trazer mais diversidade e equidade para o setor de notícias. Jornalistas independentes e organizações jornalísticas pequenas e médias que produzem conteúdo com foco em populações sub-representadas podem se inscrever até 21 de julho para obter financiamento para apoiar e expandir suas operações.

Este ano marca o 20º aniversário do Google Notícias. Quando foi lançado, o Google Notícias inovou na agregação de notícias coletando links em tempo real, agrupando artigos por tema e listando matérias de veículos de todo o mundo.

O mundo mudou muito nos últimos 20 anos, e a forma como as pessoas aprendem e buscam informações, e como as organizações de notícias cobrem as notícias, mudaram com isso. No Google, temos o compromisso de trabalhar com a imprensa, governos e sociedade civil para construir um futuro de notícias que se adapte às novas formas como as pessoas encontram e consomem notícias.

Até os próximos 20 anos!

*Por Olivia Ma, Diretora da Google News Initiative; Brad Bender, Vice-presidente de produtos de notícias no Google.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Instagram nega que vai mostrar quem visitou seu perfil

O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem visitou o seu perfil. O rumor começou a...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }